O misterioso Planeta X está mais próximo do que imaginávamos

O misterioso Planeta X está localizado cerca de 1,5 vezes mais próximo de nós do que os cientistas julgavam até então, sendo uma “super-Terra” e não um gigante gasoso, apontaram os cientistas num novo estudo que analisou as descobertas mais recentes associadas ao “nono” planeta do Sistema Solar.

“Quando eu e Michael publicamos o nosso primeiro artigo há três anos, não tínhamos medo de ser obrigados a realizar um enorme trabalho para encontrá-lo [o Planeta x]. Receávamos antes outra coisa — que existisse uma explicação mais simples para estas anomalias”, contou Konstantin Batygin do Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA.

No início de 2016, os astrónomos Michael Brown e Konstantin Batygin anunciaram ter conseguido calcular a localização do misterioso Planeta X. Este planeta, também conhecido como o Planeta Nove do Sistema Solar, estaria localizado a 41 mil milhões de quilómetros do Sol e pesaria 10 vezes mais do que a Terra. O “nono” planeta demoraria 14 mil anos para dar uma volta em torno do Sol.

Até então não há informações concretas sobre a existência e a localização exata do planeta, além dos movimentos estranho dos planetas anões no Cinturão de Kuiper. Os cientistas competem para localizar o planeta ou desmentir a descoberta de Batygin e Brown. Para responder às críticas, os astrónomos reuniram e analisaram todas as descobertas mais recentes realizadas nos últimos anos sobre o Planeta X.

A análise dos dados recolhidos, cujos resultados foram esta semana publicados na revista especializada Physics Reports, mostram, por um lado, que a probabilidade de existir um nono mundo no Sistema Solar aproxima-se dos 100%. Os “descobridores” dos Planeta X mostram que os seus pares não apresentaram ainda nenhuma prova que o desmentisse.

Por outro lado, as avaliações afinadas da trajetória de movimento mostraram inesperadamente que Batygin e Brown exageraram significativamente na massa do “Planeta X”, no ângulo de inclinação da sua órbita e na distância até o objeto. Os cientistas acertaram as medições, concluindo que o Planeta X é mais parecido com a Terra do que com Neptuno no que respeita às suas dimensões.

O planeta deve estar localizado a uma distância de 400-500 unidades astronómicas do Sol, o que é 1,5 vezes menor em comparação com as avaliações anteriores. Entretanto, a sua massa seria cinco vezes maior do que a da Terra, valor muito menor do que as previsões inicialmente avançadas por Batygin e Brown.

Maior compreensão da “arquitetura” do Sistema Solar

O astrónomo explicou que as discrepâncias em causa estão associados ao facto de em 2016, ano da “descoberta” do Planeta X, os cientistas não saberem ainda da existência de objetos com órbitas cujo o semieixo maior tivesse mais de 250 unidades astronómicas. Nos últimos tempos, explicou o cientista, foram encontrados de uma só vez 14 corpos celestes que alteraram significativamente a compreensão sobre a “arquitetura” interna dos arredores do Sistema Solar.

Quase todas as órbitas destes mundos distantes, segundo adiantou Batygin, seriam instáveis se o seu movimento não fosse dirigido pelo Planeta X, com uma massa calibrada e localizado numa região concreta do espaço.

“Isso significaria que o nono mundo do Sistema Solar seria mais difícil de encontrar? É paradoxal, mas é tudo ao contrário, a distância menor compensa a diminuição de tamanho. Como resultado, o Planeta X seria mais brilhante de que pensámos, e seria possível encontrá-lo com ajuda do Subaru e de outros telescópios modernos”, rematou Batygin.

ZAP ZAP // SputnikNews

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma dica: Procure o seguinte livro “Os Magos” de Conde Rochester. Ele informa a localização exata do planeta, a função dele e o por quê dele estar obscurecido. Ah, vejam também o ano em que este livro foi escrito. É impressionante a precisão dos detalhes de coisas que até então não existiam em nosso planeta.

RESPONDER

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …