O misterioso Planeta X está mais próximo do que imaginávamos

O misterioso Planeta X está localizado cerca de 1,5 vezes mais próximo de nós do que os cientistas julgavam até então, sendo uma “super-Terra” e não um gigante gasoso, apontaram os cientistas num novo estudo que analisou as descobertas mais recentes associadas ao “nono” planeta do Sistema Solar.

“Quando eu e Michael publicamos o nosso primeiro artigo há três anos, não tínhamos medo de ser obrigados a realizar um enorme trabalho para encontrá-lo [o Planeta x]. Receávamos antes outra coisa — que existisse uma explicação mais simples para estas anomalias”, contou Konstantin Batygin do Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA.

No início de 2016, os astrónomos Michael Brown e Konstantin Batygin anunciaram ter conseguido calcular a localização do misterioso Planeta X. Este planeta, também conhecido como o Planeta Nove do Sistema Solar, estaria localizado a 41 mil milhões de quilómetros do Sol e pesaria 10 vezes mais do que a Terra. O “nono” planeta demoraria 14 mil anos para dar uma volta em torno do Sol.

Até então não há informações concretas sobre a existência e a localização exata do planeta, além dos movimentos estranho dos planetas anões no Cinturão de Kuiper. Os cientistas competem para localizar o planeta ou desmentir a descoberta de Batygin e Brown. Para responder às críticas, os astrónomos reuniram e analisaram todas as descobertas mais recentes realizadas nos últimos anos sobre o Planeta X.

A análise dos dados recolhidos, cujos resultados foram esta semana publicados na revista especializada Physics Reports, mostram, por um lado, que a probabilidade de existir um nono mundo no Sistema Solar aproxima-se dos 100%. Os “descobridores” dos Planeta X mostram que os seus pares não apresentaram ainda nenhuma prova que o desmentisse.

Por outro lado, as avaliações afinadas da trajetória de movimento mostraram inesperadamente que Batygin e Brown exageraram significativamente na massa do “Planeta X”, no ângulo de inclinação da sua órbita e na distância até o objeto. Os cientistas acertaram as medições, concluindo que o Planeta X é mais parecido com a Terra do que com Neptuno no que respeita às suas dimensões.

O planeta deve estar localizado a uma distância de 400-500 unidades astronómicas do Sol, o que é 1,5 vezes menor em comparação com as avaliações anteriores. Entretanto, a sua massa seria cinco vezes maior do que a da Terra, valor muito menor do que as previsões inicialmente avançadas por Batygin e Brown.

Maior compreensão da “arquitetura” do Sistema Solar

O astrónomo explicou que as discrepâncias em causa estão associados ao facto de em 2016, ano da “descoberta” do Planeta X, os cientistas não saberem ainda da existência de objetos com órbitas cujo o semieixo maior tivesse mais de 250 unidades astronómicas. Nos últimos tempos, explicou o cientista, foram encontrados de uma só vez 14 corpos celestes que alteraram significativamente a compreensão sobre a “arquitetura” interna dos arredores do Sistema Solar.

Quase todas as órbitas destes mundos distantes, segundo adiantou Batygin, seriam instáveis se o seu movimento não fosse dirigido pelo Planeta X, com uma massa calibrada e localizado numa região concreta do espaço.

“Isso significaria que o nono mundo do Sistema Solar seria mais difícil de encontrar? É paradoxal, mas é tudo ao contrário, a distância menor compensa a diminuição de tamanho. Como resultado, o Planeta X seria mais brilhante de que pensámos, e seria possível encontrá-lo com ajuda do Subaru e de outros telescópios modernos”, rematou Batygin.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma dica: Procure o seguinte livro “Os Magos” de Conde Rochester. Ele informa a localização exata do planeta, a função dele e o por quê dele estar obscurecido. Ah, vejam também o ano em que este livro foi escrito. É impressionante a precisão dos detalhes de coisas que até então não existiam em nosso planeta.

RESPONDER

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …