/

Descoberto exoplaneta tórrido. Tem a forma de uma bola de râguebi e “cospe” metais pesados

1

NASA, ESA, and J. Olmsted (STScI)

Uma equipa de astrónomos descobriu um exoplaneta tórrido que se está a deformar, adotando a aparência de uma bola de râguebi devido à intensa atração gravitacional da sua estrela-mãe.

De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram esta quinta-feira publicados na revista científica The Astronomical Journal, o novo planeta (WASP-121b) é um mundo tórrido que está a “cuspir” metais pesados como ferro e magnésio para o Espaço.

A atmosfera deste corpo celeste é tão quente que o metal se evapora e escapa da atração gravitacional do planeta, descoberto pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA.

A descoberta representa o primeiro caso conhecido de um gás de um metal pesado que se evapora de um “Júpiter quente” – nome dado a grandes exoplanetas gasosos que orbitam muito perto das suas estrelas hospedeiras.

“Estes planetas são tão fortemente irradiados pelas suas estrelas hospedeiras, que [estes mesmos mundos] são quase como as estrelas”, disse o coautor do estudo Drake Deming, citado pelo portal Phys.org. “[O WASP-121b] está a ser evaporado pela sua estrela hospedeira a ponto de conseguirmos ver átomos de metal a escapar da atmosfera superior, onde podem interagir com o campo magnético do planeta”, acrescentou o cientista.

Por norma, explicaram os cientistas, os Júpiteres quentes são ainda considerados frios para condensar elementos mais pesados, como o magnésio e o ferro, em nuvens que permanecem na atmosfera do corpo celeste.

Contudo, o WASP-121b, que está a cerca de 900 anos-luz da Terra, tudo é diferente, uma vez que este mundo orbita tão perto da sua estrela hospedeira que a atmosfera superior do planeta atinge uma temperatura de 2.500 graus Celsius – é cerca de 10 vezes mais quente do que qualquer outro exoplaneta conhecido, segundo o portal Science Alert.

Além disso, e devido à sua localização, o planeta está a ser dilacerado pela gravidade da estrela hospedeira, fazendo com que mude de forma.

“Metais pesados ​​foram vistos noutros ‘Júpiteres quentes’ antes, mas apenas na atmosfera inferior. Com o WASP-121b, vemos que o gás magnésio e o ferro estão tão distantes do planeta que não estão gravitacionalmente ligados”, completou o cientista David Sing, que também participou na investigação, citado em comunicado.

ZAP //

1 Comment

  1. Bem que poderiam dar um nome de team de futebol americano né?
    Cospe, tem formato de bola de râguebi, foi descoberto por americans…. É,, bem um presságio, quando chegar a vez da terra ser sugada para a estrela, a América vai virar um bico duma bola de râguebi viu? Escrevam o estou dizendo e enviem pra onde algum sobrevivente possa constactar tá?
    É que eu não sei se não estarei bem longe.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.