Páscoa antecipada. Planeta “ovo” vai entrar em rota de colisão com uma estrela antes do previsto

(dr) NASA / ESA / G. Bacon (STScI)

Impressão artística do exoplaneta WASP-12b

Os astrónomos acreditam que o exoplaneta em forma de ovo WASP-12b está a aproximar-se da sua estrela-mãe mais rápido do que se pensava.

O planeta “ovo” WASP-12b está condenado. Apesar de ter uma forma algo curiosa, a verdade é que, assim que colidir com a sua estrela-mãe, desintegrar-se-á.

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade de Pádua, na Itália, descobriu que este planeta está numa trajetória em espiral mortal que poderá levar à sua inevitável destruição mais cedo do que o previsto.

Cálculos anteriores sugeriram que WASP-12b teria cerca de 10 milhões de anos antes de morrer. Contudo, esta nova investigação reduz o tempo de vida restante do exoplaneta para apenas três milhões de anos.

“De acordo com os nossos cálculos, o planeta irá colidir com a estrela dentro de apenas três milhões de anos, um período de tempo incrivelmente curto, considerando que a estrela parece ter apenas três mil milhões de anos”, disse Pietro Leonardi, cientista da Universidade de Pádua e principal autor do estudo, ao Space.

Apesar de três milhões de anos ser muito tempo para os padrões terrestres, no Espaço é apenas um piscar de olhos.

Leonardi e os seus colegas chegaram às suas conclusões após analisarem 28 observações separadas do WASP-12b em trânsito na sua estrela natal. As imagens, recolhidas pelo Observatório Asiago, em Itália, foram realizadas ao longo de um período de 12 anos, de 2010 a 2022.

Importa salientar, porém, que o artigo científico com estes resultados carece ainda de revisão por pares.

O WASP-12b é um dos exoplanetas mais interessantes que os cientistas conhecem: orbita uma estrela anã amarela um pouco maior do que o Sol, a 1.410 anos-luz de distância, e é conhecido como “Júpiter quente” – um exoplaneta gigante gasoso com massa e tamanho semelhantes a Júpiter, mas muito próximo da estrela.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.