/

Inscrição que menciona o Rei Escorpião é a placa de toponímia mais antiga do mundo

1

(dr) Ludwig Morenz / Bonn University

Depois de decifrarem o hieróglifo de uma rocha encontrada durante uma escavação no leito de um antigo rio no Sudão, os investigadores chegaram à conclusão de que encontraram a placa de toponímia mais antiga do mundo.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, juntamente com o Ministério de Antiguidades egípcio, decifraram a placa de toponímia mais antiga do mundo, uma inscrição da época do surgimento do Estado egípcio no final do quarto milénio a.C., encontrada em Wadi el Malik, a leste de Aswan, uma área que ainda não foi arqueologicamente explorada.

De acordo com o Daily Mail, a inscrição contém quatro hieróglifos, esculpidos há mais de 5.000 anos, onde se lê: “Domínio do Rei Escorpião de Hórus”. O que torna esta inscrição única é o símbolo circular no canto superior direito, que indica que a rocha era uma marcação do território de um governante.

O governante, conhecido como “Escorpião“, foi uma figura proeminente na fase de emergência do primeiro Estado territorial da História do mundo, segundo o egiptólogo Ludwig D. Morenz. Viveu por volta de 3070 a.C., mas as datas exatas e a duração do seu reinado são desconhecidas.

Por existirem tão poucas fontes sobre as condições políticas, sociais e económicas em que as pessoas viviam há mais de cinco mil anos, é que esta nova descoberta é tão valiosa.

Com esta pedra, é possível analisar o domínio do governante como uma das primeiras evidências históricas sobre o surgimento de um Estado territorial. “A inscrição abre uma janela para o mundo do surgimento do Estado egípcio e da cultura associada a ele”, disse Morenz.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.