PJ está a investigar bilhetes oferecidos pelo Benfica no caso dos emails

Edgar Jiménez / wikimedia

-

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o Benfica por bilhetes para jogos de futebol que o clube ofereceu a elementos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga de Clubes, no âmbito das suspeitas de favorecimento da arbitragem aos encarnados.

O semanário Expresso assegura que está a averiguar as circunstâncias em que o Benfica ofereceu bilhetes a estes responsáveis, suspeitando-se que pode ter sido uma forma de “ajudar” o clube em pareceres dos órgãos de Disciplina, nomeadamente tendo alegadamente “livrado” Jorge Jesus de uma suspensão quando era treinador das águias e se envolveu num conflito com um agente da polícia, em Guimarães.

A PJ estará a averiguar emails trocados entre Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, e Paulo Gonçalves, assessor jurídico dos encarnados, onde haverá referências a ofertas de bilhetes e de convites para jogos na Luz e para a final da Liga Europa contra o Sevilha, em Turim, Itália.

Estes bilhetes terão sido entregues a cinco elementos do Conselho de Disciplina (CD) da Federação, ao ex-delegado da Liga de Clubes, Nuno Cabral, ao ex-responsável pela nomeadação dos delegados ao jogo, Emídio Fidalgo, ao ex-chefe da secção de classificações dos árbitros, Ferreira Nunes, e a dois árbitros assistentes.

Nos emails em causa, haverá a menção a bilhetes VIP e para familiares sob a justificação de que seria preciso “agradar” a quem teria ajudado o clube, conforme nota o Expresso.

A RTP confirma estes dados e refere que a PJ está a cruzar esta informação com relatórios de avaliação dos árbitros para apurar se a teoria da corrupção se justifica.

Sobre esta oferta de bilhetes, o presidente do Benfica refere ao Expresso que “existiu sempre que solicitados, via FPF, pelos interessados”.

“Quanto ao protocolo para os convites para o camarote, é público que o Benfica convida regularmente os presidentes da FPF, Liga, SJFP, APAF, CA e outros membros deste Conselho e presidentes de clubes, como sucede com a generalidade dos outros clubes“, notou Luís Filipe Vieira ao jornal.

FC Porto entregou à PJ “dezenas de gigas de informação”

O FC Porto já garantiu que enviou para a PJ todos os dados de que disponibiliza, no âmbito deste caso dos emails.

Num comunicado divulgado no seu site, o clube “informa que, através do seu Director de Informação e Comunicação, satisfez o pedido da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária e entregou-lhe toda a documentação disponível em suportes originais do denominado dossiê emails de e para o Benfica”.

O Jornal de Notícias acrescenta que o FC Porto entregou às autoridades “dezenas de gigas de informação”.

A RTP realça que a PJ vai ouvir todos os implicados e que está a classificar o caso como tendo “carácter de urgência”.

Benfica denuncia “informação falsa a distorcida”

O Benfica já reagiu, através de um comunicado, onde fala em “informação falsa a distorcida”, garantindo que “nunca existiu, nem existe qualquer qualquer tentativa de condicionamento quer da arbitragem, quer dos órgãos da justiça desportiva” por parte do clube.

Para os responsáveis da Luz o FC Porto está empenhado numa “campanha com recurso a práticas criminosas, que a seu tempo serão devidamente julgadas e sancionadas”, numa “flagrante tentativa de condicionamento dos árbitros e da justiça”.

O Benfica já acusou o FC Porto de ter pago a hackers para piratear o seu sistema informático.

“O passado recente de alguns dos candidatos a paladinos da justiça e da transparência retira por si só toda e qualquer credibilidade às falsas denúncias que têm vindo a ser feitas”, considera ainda o Benfica.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Será que o benfica ofereceu bilhetes de futebol ao Rocha Andrade (aquele gordo dos impostos…)?
    Se não o fez perdeu uma óptima oportunidade de melhorar as finanças do clube…

    • A pergunta que deve fazer não é a quem ofereceu, mas sim, se ofereceu! Só porque a imprensa diz, não quer dizer que é verdade! Ou acha que sim?

      • Eu só constatei um facto, o facto do tal gordo dos imposto ser “permeável” a ofertas para jogos de futebol, e concluí que se o benfica não ofereceu bilhetes ao Rocha Andrade, então perdeu uma óptima oportunidade de melhorar as finanças do clube. Nunca disse que o benfca aproveitou ou não essa oportunidade…

    • E os lagartos não? E os gatinhos… também não? Não se lembra do penta? Não se lembra daquele Sporting que ganhou o campeonato… O Jardel ganhou o campeonato!… Com uma porrada de penaltis (record) numa época? “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”! Deixem-se de tretas! Ora agora roubo eu, ora agora roubas tu, ora agora rouba ele… É assim o “futebol”. Quem diz que não é assim é porque anda a ver golfe a pensar que é… basquetbol!

      • Mas que desculpa tão esfarrapada essa mas mesmo assim indo pela lógica que você apresenta já verificou que os lampiões seriam muito mais ladrões que todos os outros em conjunto, contra factos é de facto difícil apresentar argumentos!.

        • “já verificou que os lampiões seriam muito mais ladrões”. Sim? Como chegou a essa brilhante conclusão? Contra factos? Quais? O diz que disse? A gente ouviu na televisão alguns excertos das escutas (ilegais) do Bimbo… Os emails? Onde estão? Viu-os? É… “é de facto difícil apresentar argumentos”.

  2. “O FC Porto já garantiu que enviou para a PJ todos os dados de que disponibiliza, no âmbito deste caso dos emails.
    Num comunicado divulgado no seu site, o clube “informa que, através do seu Director de Informação e Comunicação, satisfez o pedido da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária e entregou-lhe toda a documentação disponível em suportes originais do denominado dossiê emails de e para o Benfica”.” Como é? A PJ investiga emails (que não existem) do Benfica mas não prende o fornecedor (FCP) de dados obtidos ilegalmente? Mas está tudo doido? O FCP nada entregou porque não tem nada, mas se tivesse, estaria a assumir que cometeu várias ilegalidades (penso que passíveis de prisão) e estaria a “safar” o Benfica. Provas conseguidas de forma ilegal não podem ser usadas em Tribunal (lembram-se do apito dourado e das escutas ilegais?). Isto não faz qualquer sentido. Esta palhaçada toda só serve para por os adeptos em pé de guerra. E depois espantam-se quando há mortes. Esta gente provocadora é responsável directa pelas mortas ligadas aos adeptos de clubes (em geral!)! Pena é que não se pode provar. O crime compensa.

    • E os criminosos são sempre da mesma cor e as vítimas também, devem os primeiros ser vacinados contra a raiva porque deve ser esse o problema!.

      • “E os criminosos são sempre da mesma cor”. São? Já sei que é anti benfica (o nome já o indica) mas parece que sofre de outras doenças. Memória, cegueira, problemas de audição (minisom… experimente!).
        Mas é verdade! Quando o FCP foi penta, os criminosos eram… vermelhos! Tem toda a razão! Toda a gente sabe o Benfica subornou os árbitros para que o FCP ganhasse cinco campeonatos seguidos! Faz todo o sentido!
        Mas digo-lhe uma coisa. Não sou como você. Eu até gosto do FCP (o Porto é a minha cidade). Só não gosto é do Bimbo e aquilo que ele fez ao futebol nacional. Faça uma coisa. Fique com a sua que eu fico com a minha. Não vale mesmo a pena.
        Ah! Para o ano, os criminosos vão ser vermelhos também! Tenha uma boa vida (na medida do possível)!

  3. A PJ deveria investigar os crimes violentos que as autoridades cometeram nos incêndios de Pedrogão. Notícias de futebol é só para desviar a atenção do país para os “contos de fadas”.

    • Então as ‘autoridades’ é que cometeram crimes??
      Como se comprova com o teu comentário, a estupidez é mesmo infinita!!!

  4. O Menino querido foi molestado e a enorme maquina Vermelha começou logo a funcionar para proteger o seu queridinho, faz sentir que voltamos aos tempos da ditadura.
    Já enjoa tanta subserviência ao club do estado!
    Viva o Norte !!!

RESPONDER

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …