PJ está a investigar bilhetes oferecidos pelo Benfica no caso dos emails

Edgar Jiménez / wikimedia

-

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o Benfica por bilhetes para jogos de futebol que o clube ofereceu a elementos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga de Clubes, no âmbito das suspeitas de favorecimento da arbitragem aos encarnados.

O semanário Expresso assegura que está a averiguar as circunstâncias em que o Benfica ofereceu bilhetes a estes responsáveis, suspeitando-se que pode ter sido uma forma de “ajudar” o clube em pareceres dos órgãos de Disciplina, nomeadamente tendo alegadamente “livrado” Jorge Jesus de uma suspensão quando era treinador das águias e se envolveu num conflito com um agente da polícia, em Guimarães.

A PJ estará a averiguar emails trocados entre Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, e Paulo Gonçalves, assessor jurídico dos encarnados, onde haverá referências a ofertas de bilhetes e de convites para jogos na Luz e para a final da Liga Europa contra o Sevilha, em Turim, Itália.

Estes bilhetes terão sido entregues a cinco elementos do Conselho de Disciplina (CD) da Federação, ao ex-delegado da Liga de Clubes, Nuno Cabral, ao ex-responsável pela nomeadação dos delegados ao jogo, Emídio Fidalgo, ao ex-chefe da secção de classificações dos árbitros, Ferreira Nunes, e a dois árbitros assistentes.

Nos emails em causa, haverá a menção a bilhetes VIP e para familiares sob a justificação de que seria preciso “agradar” a quem teria ajudado o clube, conforme nota o Expresso.

A RTP confirma estes dados e refere que a PJ está a cruzar esta informação com relatórios de avaliação dos árbitros para apurar se a teoria da corrupção se justifica.

Sobre esta oferta de bilhetes, o presidente do Benfica refere ao Expresso que “existiu sempre que solicitados, via FPF, pelos interessados”.

“Quanto ao protocolo para os convites para o camarote, é público que o Benfica convida regularmente os presidentes da FPF, Liga, SJFP, APAF, CA e outros membros deste Conselho e presidentes de clubes, como sucede com a generalidade dos outros clubes“, notou Luís Filipe Vieira ao jornal.

FC Porto entregou à PJ “dezenas de gigas de informação”

O FC Porto já garantiu que enviou para a PJ todos os dados de que disponibiliza, no âmbito deste caso dos emails.

Num comunicado divulgado no seu site, o clube “informa que, através do seu Director de Informação e Comunicação, satisfez o pedido da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária e entregou-lhe toda a documentação disponível em suportes originais do denominado dossiê emails de e para o Benfica”.

O Jornal de Notícias acrescenta que o FC Porto entregou às autoridades “dezenas de gigas de informação”.

A RTP realça que a PJ vai ouvir todos os implicados e que está a classificar o caso como tendo “carácter de urgência”.

Benfica denuncia “informação falsa a distorcida”

O Benfica já reagiu, através de um comunicado, onde fala em “informação falsa a distorcida”, garantindo que “nunca existiu, nem existe qualquer qualquer tentativa de condicionamento quer da arbitragem, quer dos órgãos da justiça desportiva” por parte do clube.

Para os responsáveis da Luz o FC Porto está empenhado numa “campanha com recurso a práticas criminosas, que a seu tempo serão devidamente julgadas e sancionadas”, numa “flagrante tentativa de condicionamento dos árbitros e da justiça”.

O Benfica já acusou o FC Porto de ter pago a hackers para piratear o seu sistema informático.

“O passado recente de alguns dos candidatos a paladinos da justiça e da transparência retira por si só toda e qualquer credibilidade às falsas denúncias que têm vindo a ser feitas”, considera ainda o Benfica.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Será que o benfica ofereceu bilhetes de futebol ao Rocha Andrade (aquele gordo dos impostos…)?
    Se não o fez perdeu uma óptima oportunidade de melhorar as finanças do clube…

    • A pergunta que deve fazer não é a quem ofereceu, mas sim, se ofereceu! Só porque a imprensa diz, não quer dizer que é verdade! Ou acha que sim?

      • Eu só constatei um facto, o facto do tal gordo dos imposto ser “permeável” a ofertas para jogos de futebol, e concluí que se o benfica não ofereceu bilhetes ao Rocha Andrade, então perdeu uma óptima oportunidade de melhorar as finanças do clube. Nunca disse que o benfca aproveitou ou não essa oportunidade…

    • E os lagartos não? E os gatinhos… também não? Não se lembra do penta? Não se lembra daquele Sporting que ganhou o campeonato… O Jardel ganhou o campeonato!… Com uma porrada de penaltis (record) numa época? “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”! Deixem-se de tretas! Ora agora roubo eu, ora agora roubas tu, ora agora rouba ele… É assim o “futebol”. Quem diz que não é assim é porque anda a ver golfe a pensar que é… basquetbol!

      • Mas que desculpa tão esfarrapada essa mas mesmo assim indo pela lógica que você apresenta já verificou que os lampiões seriam muito mais ladrões que todos os outros em conjunto, contra factos é de facto difícil apresentar argumentos!.

        • “já verificou que os lampiões seriam muito mais ladrões”. Sim? Como chegou a essa brilhante conclusão? Contra factos? Quais? O diz que disse? A gente ouviu na televisão alguns excertos das escutas (ilegais) do Bimbo… Os emails? Onde estão? Viu-os? É… “é de facto difícil apresentar argumentos”.

  2. “O FC Porto já garantiu que enviou para a PJ todos os dados de que disponibiliza, no âmbito deste caso dos emails.
    Num comunicado divulgado no seu site, o clube “informa que, através do seu Director de Informação e Comunicação, satisfez o pedido da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária e entregou-lhe toda a documentação disponível em suportes originais do denominado dossiê emails de e para o Benfica”.” Como é? A PJ investiga emails (que não existem) do Benfica mas não prende o fornecedor (FCP) de dados obtidos ilegalmente? Mas está tudo doido? O FCP nada entregou porque não tem nada, mas se tivesse, estaria a assumir que cometeu várias ilegalidades (penso que passíveis de prisão) e estaria a “safar” o Benfica. Provas conseguidas de forma ilegal não podem ser usadas em Tribunal (lembram-se do apito dourado e das escutas ilegais?). Isto não faz qualquer sentido. Esta palhaçada toda só serve para por os adeptos em pé de guerra. E depois espantam-se quando há mortes. Esta gente provocadora é responsável directa pelas mortas ligadas aos adeptos de clubes (em geral!)! Pena é que não se pode provar. O crime compensa.

    • E os criminosos são sempre da mesma cor e as vítimas também, devem os primeiros ser vacinados contra a raiva porque deve ser esse o problema!.

      • “E os criminosos são sempre da mesma cor”. São? Já sei que é anti benfica (o nome já o indica) mas parece que sofre de outras doenças. Memória, cegueira, problemas de audição (minisom… experimente!).
        Mas é verdade! Quando o FCP foi penta, os criminosos eram… vermelhos! Tem toda a razão! Toda a gente sabe o Benfica subornou os árbitros para que o FCP ganhasse cinco campeonatos seguidos! Faz todo o sentido!
        Mas digo-lhe uma coisa. Não sou como você. Eu até gosto do FCP (o Porto é a minha cidade). Só não gosto é do Bimbo e aquilo que ele fez ao futebol nacional. Faça uma coisa. Fique com a sua que eu fico com a minha. Não vale mesmo a pena.
        Ah! Para o ano, os criminosos vão ser vermelhos também! Tenha uma boa vida (na medida do possível)!

  3. A PJ deveria investigar os crimes violentos que as autoridades cometeram nos incêndios de Pedrogão. Notícias de futebol é só para desviar a atenção do país para os “contos de fadas”.

    • Então as ‘autoridades’ é que cometeram crimes??
      Como se comprova com o teu comentário, a estupidez é mesmo infinita!!!

  4. O Menino querido foi molestado e a enorme maquina Vermelha começou logo a funcionar para proteger o seu queridinho, faz sentir que voltamos aos tempos da ditadura.
    Já enjoa tanta subserviência ao club do estado!
    Viva o Norte !!!

RESPONDER

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …