Vice da câmara de Gaia detido. Buscas por esquema de 300 milhões em Gaia e Porto

18

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Em causa estará um esquema de corrupção no urbanismo no valor de 300 milhões de euros. Já foram detidas sete pessoas, incluindo o vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia.

De acordo com o Jornal de Notícias, a Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira de manhã, a realizar buscas na Câmara Municipal de Gaia devido a suspeitas de crimes de corrupção.

As buscas estão a decorrer nos Paços do Concelho e em diversos outros locais do município, de acordo com o JN, e envolvem cerca de 50 inspetores da PJ. A investigação já esta a decorrer há vários meses.

O Correio da Manhã avança ainda que as buscas também visam a Câmara Municipal do Porto, apesar de a investigação ser mais focada em Gaia. Na autarquia do Porto, a PJ apreendeu os telemóveis de Pedro Baganha, vereador do urbanismo da autarquia, e de Sandra Salazar, chefe de divisão de urbanismo.

A PJ avança que a investigação se centra na “viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanístico em favor de promotores associados a projetos de elevada densidade e magnitude” e que estão em causa “interesses imobiliários na ordem dos 300 milhões de euros“.

Já terão sido efetuadas 55 buscas domiciliárias e não domiciliárias e foram emitidos cerca de 10 mandados de detenção, mas ainda não foram encontrados todos os suspeitos. Foram constituídos 12 arguidos e já foram detidas sete pessoas.

O autarca socialista de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, não estará envolvido nas suspeitas, mas o seu vice-presidente, Patrocínio Azevedo, que também é líder da concelhia do PS desde 2013 e tem sido apontado como sucessor na Câmara, está entre os detidos. Já no Porto, foram detidos dois funcionários camarários, mas nenhum deles será membro do executivo municipal.

Num comunicado, a PJ adianta que os outros detidos são dois empresários e um profissional liberal, que estão indiciados pela “prática dos crimes de recebimento ou oferta indevidos de vantagem, corrupção ativa e passiva, prevaricação e abuso de poder praticados por e sobre funcionário ou titular de cargo político.”

O Correio da Manhã avança que estas três pessoas terão ligações a Patrocínio Avezedo e foi também detido um funcionário da Direção Regional de Cultura do Norte.

ZAP //

18 Comments

  1. Bem, uns só falam de Lisboa ser um antro… Infelizmente, quer no Porto, quer em qq outro sítio, não são diferentes. Corruptos, intrujas, bandalhos… Tudo do mesmo saco, mesmo que mts digam que não é assim. Tristeza de classe (ou falta dela)…

  2. Esta gente, são uns salvadores da pátria sem patriotismo. Desse fulano, só sei que em um processo para alargamento de determinado arruamento, convocou o proprietário (por sinal, funcionário do município) do terreno em causa, para uma reunião, na Câmara e, com o documento de cedência gratuita do terreno para alargamento da via devidamente preenchido, e esferográfica na mão, estendida ao dito, sem qualquer aviso prévio, disse: “(…)é bom que assine. Como funcionário deve colaborar com o município…”

  3. Seria interessante saber qual o presìdio onde o ps foi “contratar” alguns dos seus militantes a quem “ofereceram” empregos (???) Autárquicos e não só… Para porem em prática estratagemas que deixariam envergonhadas quaisquer mafias siciliana, russa ou chinesa:
    o que as pessoas de bem têm que aturar a governantes só porque as punições, de tão fracas, nunca ensinam ninguém a comportar-se…

  4. Mais um processo para ser investigado durante 20 anos e prescrever.
    Ele é do clube “certo” por isso é virtualmente imune..

  5. Deixa estar que o PSD entre outros, nomeou César de Paço para consul Português depois de alegadamente andar fugido durante anos por assalto à casa da própria companheira e a uma escola em Lagos onde trabalhava sem qualificação. Agora já não é consul mas patrocina o boxe dos super dragões e comprou a sad do clube do Macaco. Pouca mafia que por ali anda. PS e PSD são farinha do mesmo saco.

  6. Já aqui disse várias vezes. Não se ponham a investigar as autarquias sem primeiro lançar concursos públicos para a construção de vários novos estabelecimentos prisionais. Os que atualmente existem não dão para todos.

  7. Já começou a luta pelo poder, na sucessão das câmaras municipais de Gaia e do Porto…. E ainda querem mais um partamar para a corrupção, com as regiões administrativas…

  8. Altura de termos o tribunal de Nuremberga a funcionário para esta gente sem educação tipo bagunço. Algo tem ke mudar ASAP

  9. Infelizmente a corrupção grassa na nossa democracia.
    Já nos vão mentalizando que o processo do José Sócrates vai prescrever, para quando chegar a altura ninguém estranhar.
    Veja-se o que se está a passar na TAP e seu inquérito na AR. Por enquanto ainda se vai conhecendo as declarações dos inquiridos. A ver se o processo de inquérito não termina antes de serem ouvidos Galamba, Frederico Pinheiro e Pedro Nuno Santos. O ruído vai ser tal, que o povo já não tem disposição para ouvir. Começa a ser tudo muito normal.
    Quem retira partido disto é o André Ventura, que infelizmente a realidade lhe vai dando razão.

  10. Continuem a votar nos mesmos PS/PSD e vamos ver cada vez mais Portugal a se afundar e a vir dinheiro da Europa mas somente para Os Politicos , que para Empresas , agricultura, Educação pouco ou nada chega

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.