Encontrada pintura oculta sob uma obra de arte de Picasso

Instituto de Arte de Chicago

Um desenho oculto de Pablo Picasso foi encontrado por baixo de uma das pinturas abstratas do artista chamada “Natureza Morta”, que está exposta no Instituto de Arte de Chicago.

Uma equipa do Art Institute of Chicago quis olhar para a pintura mais de perto para ajudar a entender as suas complexas camadas de tinta e as áreas em que a pintura parece estar enrugada. Para isso, usaram imagens de raios-X e infravermelhas e, para sua surpresa, encontraram um desenho oculto de “uma jarra, uma caneca, um objeto retangular que pode ser um jornal” apoiado no que parece ser uma mesa ou assento de uma cadeira.

Segundo o LiveScience, não era incomum para Picasso pintar sobre obras de arte anteriores, mas geralmente pintava diretamente sobre elas e incorporava o trabalho anterior ao novo trabalho.

“Isto parece um tanto incomum na prática de Picasso, pois costumava pintar diretamente sobre composições anteriores, permitindo que as formas subjacentes aparecessem e influenciassem a pintura final”, escreveu a equipa no artigo publicado este mês na revista científica SN Applied Sciences.

No entanto, neste caso, a equipa de Allison Langley, Kimberley Muir e Ken Sutherland descobriu que Picasso escondeu o desenho recém-descoberto, usando uma “espessa camada branca” de tinta antes de pintar a peça abstrata. Como resultado, “nenhuma evidência da composição anterior” consegue ser vista da superfície da pintura abstrata.

A equipa não especulou sobre a razão que levou Picasso a encobrir o desenho, mas está certa de que a pintura é semelhante a um trabalho do artista que está agora no Museu de Arte de Gotemburgo, na Suécia.

Além de revelar o desenho oculto, a imagem revelou tentativas de conservação e restauração usando uma resina acrílica e uma tinta colocada em fendas na superfície. Isso ajudou nos esforços de conservação dos dias modernos, uma vez que os investigadores conseguiram remover a resina e pintar as fendas para revelar as cores originais da pintura.

A pintura “Natureza Morta” está data de 4 de fevereiro de 1922, sugerindo que foi pintada naquela época. Picasso entregou-a a Gertrude Stein, “amiga e colecionadora do artista e importante patrocinadora da arte moderna na Paris do início do século XX”. O artista pintou-a durante a sua chamada fase linear ou cubista do final de 1921 a 1922, na qual o artista retratava objetos 3D em diferentes planos geométricos e em diferentes pontos de vista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump obriga grupo chinês a vender operações do TikTok nos EUA

O Presidente norte-americano deu, na sexta-feira, 90 dias ao grupo chinês ByteDance para vender as suas operações do TikTok nos Estados Unidos, segundo um decreto presidencial assinado por Donald Trump. Trump tem acusado nos últimos meses, …

Pandemia fez com que quase metade dos portugueses poupe menos

Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo …

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …