Encontrada pintura oculta sob uma obra de arte de Picasso

Instituto de Arte de Chicago

Um desenho oculto de Pablo Picasso foi encontrado por baixo de uma das pinturas abstratas do artista chamada “Natureza Morta”, que está exposta no Instituto de Arte de Chicago.

Uma equipa do Art Institute of Chicago quis olhar para a pintura mais de perto para ajudar a entender as suas complexas camadas de tinta e as áreas em que a pintura parece estar enrugada. Para isso, usaram imagens de raios-X e infravermelhas e, para sua surpresa, encontraram um desenho oculto de “uma jarra, uma caneca, um objeto retangular que pode ser um jornal” apoiado no que parece ser uma mesa ou assento de uma cadeira.

Segundo o LiveScience, não era incomum para Picasso pintar sobre obras de arte anteriores, mas geralmente pintava diretamente sobre elas e incorporava o trabalho anterior ao novo trabalho.

“Isto parece um tanto incomum na prática de Picasso, pois costumava pintar diretamente sobre composições anteriores, permitindo que as formas subjacentes aparecessem e influenciassem a pintura final”, escreveu a equipa no artigo publicado este mês na revista científica SN Applied Sciences.

No entanto, neste caso, a equipa de Allison Langley, Kimberley Muir e Ken Sutherland descobriu que Picasso escondeu o desenho recém-descoberto, usando uma “espessa camada branca” de tinta antes de pintar a peça abstrata. Como resultado, “nenhuma evidência da composição anterior” consegue ser vista da superfície da pintura abstrata.

A equipa não especulou sobre a razão que levou Picasso a encobrir o desenho, mas está certa de que a pintura é semelhante a um trabalho do artista que está agora no Museu de Arte de Gotemburgo, na Suécia.

Além de revelar o desenho oculto, a imagem revelou tentativas de conservação e restauração usando uma resina acrílica e uma tinta colocada em fendas na superfície. Isso ajudou nos esforços de conservação dos dias modernos, uma vez que os investigadores conseguiram remover a resina e pintar as fendas para revelar as cores originais da pintura.

A pintura “Natureza Morta” está data de 4 de fevereiro de 1922, sugerindo que foi pintada naquela época. Picasso entregou-a a Gertrude Stein, “amiga e colecionadora do artista e importante patrocinadora da arte moderna na Paris do início do século XX”. O artista pintou-a durante a sua chamada fase linear ou cubista do final de 1921 a 1922, na qual o artista retratava objetos 3D em diferentes planos geométricos e em diferentes pontos de vista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …