Pinto da Costa vai apresentar recandidatura à presidência do FC Porto

fcporto / Instagram

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

Pinto da Costa deverá apresentar a recandidatura à presidência do FC Porto até ao fim deste mês. O dirigente “azul e branco” está no cargo desde 1982.

Jorge Nuno Pinto da Costa é um nome icónico da história do FC Porto e foi sobre sua alçada que o clube conquistou dezenas de títulos. Apesar do seu mandato presidencial só terminar em abril de 2020, o presidente portista já terá decidido que se vai recandidatar.

A notícia avançada esta sexta-feira pelo jornal Record dá conta que, até ao final deste mês, Pinto da Costa deverá apresentar formalmente a sua recandidatura à presidência do FC Porto. No cargo desde 1982, o atual presidente dos “dragões” não parece querer largar mão da gestão do clube, pelo menos durante mais quatro anos, até 2024.

As eleições estão agendadas para abril de 2020 e, conforme ditam os estatutos do clube, dois meses antes terão de ser apresentados os nomes dos três presidentes (direção, assembleia geral e conselho fiscal) das listas concorrentes.

Como bandeira da sua recandidatura, Pinto da Costa pretende construir a academia do clube, ao estilo de Alcochete e do Seixal. O presidente de 81 anos foi responsável pela construção do centro de treinos do Olival e do Museu FC Porto.

Além disso, como é óbvio, pretende manter a competitividade das suas equipas, tanto no futebol, como nas outras modalidades. O FC Porto apostou recentemente no voleibol feminino, começando a competir já na época que se segue.

O Record realça ainda que a sua eventual candidatura já reúne o apoio de várias personagens do universo portista, nomeadamente o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

André Villas-Boas, atual treinador do Marselha, também falou do seu sonho em um dia tornar-se presidente do Porto. “Tenho grandes ideias para o meu clube, o FC Porto. Tenho o pequeno sonho de vir a ser presidente do meu clube. Nasci adepto do FC Porto por influência da minha família”, disse, em entrevista à RMC Sport.

As suas declarações entoaram alto entre os adeptos portistas, mas o treinador só deverá apresentar candidatura quando Pinto da Costa sair do cargo. O técnico português garantiu que vai deixar de treinar aos 45 anos, altura na qual deverá acabar o novo mandato de Pinto da Costa, caso este seja reeleito.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O homem vai fazer 82 anos! Que dizer? Serão os mais de 500 mil euros por época que o motivam a continuar? Será um problema identitário, uma vez que Jorge Nuno Pinto da Costa e Presidente do FC Porto se confundem? Será o cargo uma salvaguarda contra a ação da justiça, como ditam as más línguas? Por aquilo que Pinto da Costa fez pelo FC Porto merecia o cargo de presidente honorário e respeito eterno dos sócios e adeptos do clube. Contudo, o FC Porto tem de renovar o seu quadro dirigente, sob pena, de um destes dias padecer de um qualquer trauma de orfandade e consequente desorientação estratégica que, segundo alguns, já terá começado há alguns anos. Cada mandato que prolonga Pinto da Costa na presidência é uma oportunidade perdida para a necessária renovação e revitalização do clube. Seja como for, tantos anos à frente de um clube é obra!

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …