Pinto da Costa vai apresentar recandidatura à presidência do FC Porto

fcporto / Instagram

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

Pinto da Costa deverá apresentar a recandidatura à presidência do FC Porto até ao fim deste mês. O dirigente “azul e branco” está no cargo desde 1982.

Jorge Nuno Pinto da Costa é um nome icónico da história do FC Porto e foi sobre sua alçada que o clube conquistou dezenas de títulos. Apesar do seu mandato presidencial só terminar em abril de 2020, o presidente portista já terá decidido que se vai recandidatar.

A notícia avançada esta sexta-feira pelo jornal Record dá conta que, até ao final deste mês, Pinto da Costa deverá apresentar formalmente a sua recandidatura à presidência do FC Porto. No cargo desde 1982, o atual presidente dos “dragões” não parece querer largar mão da gestão do clube, pelo menos durante mais quatro anos, até 2024.

As eleições estão agendadas para abril de 2020 e, conforme ditam os estatutos do clube, dois meses antes terão de ser apresentados os nomes dos três presidentes (direção, assembleia geral e conselho fiscal) das listas concorrentes.

Como bandeira da sua recandidatura, Pinto da Costa pretende construir a academia do clube, ao estilo de Alcochete e do Seixal. O presidente de 81 anos foi responsável pela construção do centro de treinos do Olival e do Museu FC Porto.

Além disso, como é óbvio, pretende manter a competitividade das suas equipas, tanto no futebol, como nas outras modalidades. O FC Porto apostou recentemente no voleibol feminino, começando a competir já na época que se segue.

O Record realça ainda que a sua eventual candidatura já reúne o apoio de várias personagens do universo portista, nomeadamente o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

André Villas-Boas, atual treinador do Marselha, também falou do seu sonho em um dia tornar-se presidente do Porto. “Tenho grandes ideias para o meu clube, o FC Porto. Tenho o pequeno sonho de vir a ser presidente do meu clube. Nasci adepto do FC Porto por influência da minha família”, disse, em entrevista à RMC Sport.

As suas declarações entoaram alto entre os adeptos portistas, mas o treinador só deverá apresentar candidatura quando Pinto da Costa sair do cargo. O técnico português garantiu que vai deixar de treinar aos 45 anos, altura na qual deverá acabar o novo mandato de Pinto da Costa, caso este seja reeleito.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O homem vai fazer 82 anos! Que dizer? Serão os mais de 500 mil euros por época que o motivam a continuar? Será um problema identitário, uma vez que Jorge Nuno Pinto da Costa e Presidente do FC Porto se confundem? Será o cargo uma salvaguarda contra a ação da justiça, como ditam as más línguas? Por aquilo que Pinto da Costa fez pelo FC Porto merecia o cargo de presidente honorário e respeito eterno dos sócios e adeptos do clube. Contudo, o FC Porto tem de renovar o seu quadro dirigente, sob pena, de um destes dias padecer de um qualquer trauma de orfandade e consequente desorientação estratégica que, segundo alguns, já terá começado há alguns anos. Cada mandato que prolonga Pinto da Costa na presidência é uma oportunidade perdida para a necessária renovação e revitalização do clube. Seja como for, tantos anos à frente de um clube é obra!

RESPONDER

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …