Pinto da Costa vai apresentar recandidatura à presidência do FC Porto

fcporto / Instagram

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

Pinto da Costa deverá apresentar a recandidatura à presidência do FC Porto até ao fim deste mês. O dirigente “azul e branco” está no cargo desde 1982.

Jorge Nuno Pinto da Costa é um nome icónico da história do FC Porto e foi sobre sua alçada que o clube conquistou dezenas de títulos. Apesar do seu mandato presidencial só terminar em abril de 2020, o presidente portista já terá decidido que se vai recandidatar.

A notícia avançada esta sexta-feira pelo jornal Record dá conta que, até ao final deste mês, Pinto da Costa deverá apresentar formalmente a sua recandidatura à presidência do FC Porto. No cargo desde 1982, o atual presidente dos “dragões” não parece querer largar mão da gestão do clube, pelo menos durante mais quatro anos, até 2024.

As eleições estão agendadas para abril de 2020 e, conforme ditam os estatutos do clube, dois meses antes terão de ser apresentados os nomes dos três presidentes (direção, assembleia geral e conselho fiscal) das listas concorrentes.

Como bandeira da sua recandidatura, Pinto da Costa pretende construir a academia do clube, ao estilo de Alcochete e do Seixal. O presidente de 81 anos foi responsável pela construção do centro de treinos do Olival e do Museu FC Porto.

Além disso, como é óbvio, pretende manter a competitividade das suas equipas, tanto no futebol, como nas outras modalidades. O FC Porto apostou recentemente no voleibol feminino, começando a competir já na época que se segue.

O Record realça ainda que a sua eventual candidatura já reúne o apoio de várias personagens do universo portista, nomeadamente o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

André Villas-Boas, atual treinador do Marselha, também falou do seu sonho em um dia tornar-se presidente do Porto. “Tenho grandes ideias para o meu clube, o FC Porto. Tenho o pequeno sonho de vir a ser presidente do meu clube. Nasci adepto do FC Porto por influência da minha família”, disse, em entrevista à RMC Sport.

As suas declarações entoaram alto entre os adeptos portistas, mas o treinador só deverá apresentar candidatura quando Pinto da Costa sair do cargo. O técnico português garantiu que vai deixar de treinar aos 45 anos, altura na qual deverá acabar o novo mandato de Pinto da Costa, caso este seja reeleito.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O homem vai fazer 82 anos! Que dizer? Serão os mais de 500 mil euros por época que o motivam a continuar? Será um problema identitário, uma vez que Jorge Nuno Pinto da Costa e Presidente do FC Porto se confundem? Será o cargo uma salvaguarda contra a ação da justiça, como ditam as más línguas? Por aquilo que Pinto da Costa fez pelo FC Porto merecia o cargo de presidente honorário e respeito eterno dos sócios e adeptos do clube. Contudo, o FC Porto tem de renovar o seu quadro dirigente, sob pena, de um destes dias padecer de um qualquer trauma de orfandade e consequente desorientação estratégica que, segundo alguns, já terá começado há alguns anos. Cada mandato que prolonga Pinto da Costa na presidência é uma oportunidade perdida para a necessária renovação e revitalização do clube. Seja como for, tantos anos à frente de um clube é obra!

RESPONDER

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …