Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

Liam Quinn / Wikimedia

Pinguins-reis (Aptenodytes patagonicus)

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara.

Este raro pinguim amarelo foi descoberto por Yves Adams numa ilha remota da Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, mas o fotógrafo só agora divulgou as imagens, conta o site Live Science.

“Eu nunca tinha visto ou ouvido falar de um pinguim amarelo. Havia 120 mil pássaros naquela praia, e aquele era o único assim. Ficámos loucos quando percebemos. Largámos todos os equipamentos de segurança e pegámos logo nas nossas câmaras”, recorda Adams à Kennedy News and Media, empresa de media que possui os direitos das fotografias.



Segundo o mesmo site, os pinguins-reis (Aptenodytes patagonicus), assim como os pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri), têm geralmente uma pelagem preta e branca, com um toque amarelado na zona do pescoço.

Neste caso, o pinguim parece ter mantido as suas penas amarelas, mas perdeu as escuras, que são tipicamente coloridas pela melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele e dos pelos dos mamíferos.

De acordo com o Programa Antártico Australiano, os pinguins com plumagem incomum são relativamente raros e, por vezes, pode ser difícil identificar a causa por detrás dessas cores invulgares.

Algumas podem ser causadas por ferimentos, doenças ou pela alimentação do animal, mas muitos casos também acontecem devido a mutações nos genes. Essas mutações podem causar, por exemplo, pinguins “melanisticos”, cujas partes tipicamente brancas são pretas, e pinguins “albinos”, que não têm melanina e, portanto, são brancos.

Em declarações à mesma empresa, o fotógrafo explicou que o pinguim amarelo que fotografou tem uma condição genética conhecida como leucismo, na qual apenas é perdida uma parte da melanina.

Porém, há investigadores que não concordam com esta teoria, como é o caso de Kevin McGraw, investigador da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. “Não chamaria este pássaro de leucístico. Parece-me mais albino, do ponto de vista de não possuir toda a melanina” na sua plumagem, pés e olhos.

Ainda assim, o norte-americano admite que seriam precisas “amostras de penas do animal para fazer testes bioquímicos, se quiséssemos perceber de forma inequívoca se a melanina está presente”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …

Para eliminar "veneração do Ocidente", China quer retirar livros de Bill Gates e Steve Jobs das listas de leitura

Este mês, as autoridades chinesas ordenaram que os livros "que veneram as ideias ocidentais" e "abraçam todas as coisas estrangeiras" fossem removidos das listas de leitura e das bibliotecas nas escolas primárias e secundárias.  De acordo …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Covid-19. Ensaio clínico promove reinfeção de adultos para estudar imunidade

Cientistas da Universidade de Oxford pretendem reinfetar dezenas de pacientes adultos com a covid-19, num estudo que visa perceber os limites da imunidade e os efeitos do novo coronavírus sobre o corpo a partir do …