Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

Liam Quinn / Wikimedia

Pinguins-reis (Aptenodytes patagonicus)

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara.

Este raro pinguim amarelo foi descoberto por Yves Adams numa ilha remota da Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, mas o fotógrafo só agora divulgou as imagens, conta o site Live Science.

“Eu nunca tinha visto ou ouvido falar de um pinguim amarelo. Havia 120 mil pássaros naquela praia, e aquele era o único assim. Ficámos loucos quando percebemos. Largámos todos os equipamentos de segurança e pegámos logo nas nossas câmaras”, recorda Adams à Kennedy News and Media, empresa de media que possui os direitos das fotografias.



Segundo o mesmo site, os pinguins-reis (Aptenodytes patagonicus), assim como os pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri), têm geralmente uma pelagem preta e branca, com um toque amarelado na zona do pescoço.

Neste caso, o pinguim parece ter mantido as suas penas amarelas, mas perdeu as escuras, que são tipicamente coloridas pela melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele e dos pelos dos mamíferos.

De acordo com o Programa Antártico Australiano, os pinguins com plumagem incomum são relativamente raros e, por vezes, pode ser difícil identificar a causa por detrás dessas cores invulgares.

Algumas podem ser causadas por ferimentos, doenças ou pela alimentação do animal, mas muitos casos também acontecem devido a mutações nos genes. Essas mutações podem causar, por exemplo, pinguins “melanisticos”, cujas partes tipicamente brancas são pretas, e pinguins “albinos”, que não têm melanina e, portanto, são brancos.

Em declarações à mesma empresa, o fotógrafo explicou que o pinguim amarelo que fotografou tem uma condição genética conhecida como leucismo, na qual apenas é perdida uma parte da melanina.

Porém, há investigadores que não concordam com esta teoria, como é o caso de Kevin McGraw, investigador da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. “Não chamaria este pássaro de leucístico. Parece-me mais albino, do ponto de vista de não possuir toda a melanina” na sua plumagem, pés e olhos.

Ainda assim, o norte-americano admite que seriam precisas “amostras de penas do animal para fazer testes bioquímicos, se quiséssemos perceber de forma inequívoca se a melanina está presente”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …