Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

Liam Quinn / Wikimedia

Pinguins-reis (Aptenodytes patagonicus)

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara.

Este raro pinguim amarelo foi descoberto por Yves Adams numa ilha remota da Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, mas o fotógrafo só agora divulgou as imagens, conta o site Live Science.

“Eu nunca tinha visto ou ouvido falar de um pinguim amarelo. Havia 120 mil pássaros naquela praia, e aquele era o único assim. Ficámos loucos quando percebemos. Largámos todos os equipamentos de segurança e pegámos logo nas nossas câmaras”, recorda Adams à Kennedy News and Media, empresa de media que possui os direitos das fotografias.



Segundo o mesmo site, os pinguins-reis (Aptenodytes patagonicus), assim como os pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri), têm geralmente uma pelagem preta e branca, com um toque amarelado na zona do pescoço.

Neste caso, o pinguim parece ter mantido as suas penas amarelas, mas perdeu as escuras, que são tipicamente coloridas pela melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele e dos pelos dos mamíferos.

De acordo com o Programa Antártico Australiano, os pinguins com plumagem incomum são relativamente raros e, por vezes, pode ser difícil identificar a causa por detrás dessas cores invulgares.

Algumas podem ser causadas por ferimentos, doenças ou pela alimentação do animal, mas muitos casos também acontecem devido a mutações nos genes. Essas mutações podem causar, por exemplo, pinguins “melanisticos”, cujas partes tipicamente brancas são pretas, e pinguins “albinos”, que não têm melanina e, portanto, são brancos.

Em declarações à mesma empresa, o fotógrafo explicou que o pinguim amarelo que fotografou tem uma condição genética conhecida como leucismo, na qual apenas é perdida uma parte da melanina.

Porém, há investigadores que não concordam com esta teoria, como é o caso de Kevin McGraw, investigador da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. “Não chamaria este pássaro de leucístico. Parece-me mais albino, do ponto de vista de não possuir toda a melanina” na sua plumagem, pés e olhos.

Ainda assim, o norte-americano admite que seriam precisas “amostras de penas do animal para fazer testes bioquímicos, se quiséssemos perceber de forma inequívoca se a melanina está presente”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …