Pílula para prevenir VIH vai ser testada em Portugal

Marcelo Camargo / ABr

-

O medicamento previne o risco de contágio e pode começar a ser testado já este ano, apesar de serem vários os especialistas que não veem com bons olhos este projeto. 

Portugal vai começar a usar medicamentos contra o VIH em pessoas que não têm a doença, para prevenir o aparecimento de novos casos, avança o Diário de Notícias.

O projeto-piloto, que consiste na toma de uma pílula diária, pretende testar este medicamento entre homens que tenham sexo com outros homens e que correm maiores riscos de infeção.

Um estudo recente mostrou que este tratamento pode reduzir em 86% o risco de infeção nestes tipo de grupos de risco.

Apesar dos vários estudos que comprovam o sucesso deste medicamento, há especialistas que ainda não veem com bons olhos este teste porque receiam que potencie ainda mais comportamentos de risco.

Em declarações ao jornal, o diretor do Programa Nacional para a Infeção VIH/sida, António Diniz, confirma que o projeto pode ter início já este ano na região de Lisboa, cidade na qual se registaram quase metade dos novos casos de 2015.

Caso se verifique que o projeto é viável, o tratamento preventivo pode ser alargado a outras regiões do país.

A forma como este tratamento vai ser aplicado ainda está a ser estudada mas o responsável garante que as “organizações não governamentais vão ser envolvidas neste trabalho”.

“São elas que podem aplicar os questionários de risco, encontrar as pessoas que podem ser envolvidas”, admite António Diniz.

As pessoas escolhidas para este projeto têm de tomar o medicamento sem falhas, até que deixe de se justificar, e vão ser testadas e seguidas periodicamente.

O tratamento tem de ser acompanhado de outras precauções como, por exemplo, o uso do preservativo, até porque não previnem outras doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia ou a sífilis.

A profilaxia pré-exposição (PrEP), nome designado para este tratamento, está a ser avaliada a nível internacional e já está a ser aplicado em países como França ou Estados Unidos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridade da Concorrência faz buscas em cinco empresas de vigilância privada

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta segunda-feira, que realizou diligências de busca e apreensão em cinco empresas do setor da vigilância privada, no distrito de Lisboa, "por suspeitas de práticas anticoncorrenciais lesivas do normal …

"Breaking Bad" da vida real. Dois professores de Química acusados de produzir metanfetamina

Dois professores universitários de Química do estado do Arkansas, nos Estados Unidos, foram detidos no domingo por suspeitas de produzirem metanfetaminas. O caso tem atraído atenção mediática por se parecer inspirar no enredo da série …

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …