Pílula para prevenir VIH vai ser testada em Portugal

Marcelo Camargo / ABr

-

O medicamento previne o risco de contágio e pode começar a ser testado já este ano, apesar de serem vários os especialistas que não veem com bons olhos este projeto. 

Portugal vai começar a usar medicamentos contra o VIH em pessoas que não têm a doença, para prevenir o aparecimento de novos casos, avança o Diário de Notícias.

O projeto-piloto, que consiste na toma de uma pílula diária, pretende testar este medicamento entre homens que tenham sexo com outros homens e que correm maiores riscos de infeção.

Um estudo recente mostrou que este tratamento pode reduzir em 86% o risco de infeção nestes tipo de grupos de risco.

Apesar dos vários estudos que comprovam o sucesso deste medicamento, há especialistas que ainda não veem com bons olhos este teste porque receiam que potencie ainda mais comportamentos de risco.

Em declarações ao jornal, o diretor do Programa Nacional para a Infeção VIH/sida, António Diniz, confirma que o projeto pode ter início já este ano na região de Lisboa, cidade na qual se registaram quase metade dos novos casos de 2015.

Caso se verifique que o projeto é viável, o tratamento preventivo pode ser alargado a outras regiões do país.

A forma como este tratamento vai ser aplicado ainda está a ser estudada mas o responsável garante que as “organizações não governamentais vão ser envolvidas neste trabalho”.

“São elas que podem aplicar os questionários de risco, encontrar as pessoas que podem ser envolvidas”, admite António Diniz.

As pessoas escolhidas para este projeto têm de tomar o medicamento sem falhas, até que deixe de se justificar, e vão ser testadas e seguidas periodicamente.

O tratamento tem de ser acompanhado de outras precauções como, por exemplo, o uso do preservativo, até porque não previnem outras doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia ou a sífilis.

A profilaxia pré-exposição (PrEP), nome designado para este tratamento, está a ser avaliada a nível internacional e já está a ser aplicado em países como França ou Estados Unidos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …