Pílula de insulina para diabéticos poderá estar mais perto

Uma equipa de investigadores administrou com sucesso insulina em forma de cápsula em cobaias. Esta investigação abre a possibilidade de criar um novo comprimido que poderia evitar que milhões de diabéticos se submetam diariamente a injeções de insulina.

Segundo o The Guardian, uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard administrou com sucesso em cobaias insulina por via oral. Esta pílula de insulina traz a esperança de que no futuro as injeções diárias sejam uma rotina do passado.

A diabetes do Tipo I é uma condição auto-imune, na qual o pâncreas de um indivíduo não é capaz de produzir insulina – uma hormona crucial para regular os níveis de açúcar no sangue. Os pacientes com esta condição têm que injetar insulina sob a pele cerca de duas a quatro vezes por dia.

No entanto, pessoas com diabetes do Tipo II – condição na qual a insulina produzida pelo corpo é insuficiente ou o corpo não reage à hormona como deveria – também precisam de injeções de insulina.

“As injeções são invasivas, dolorosas e, por causa disso, há um número significativo de pacientes que são inconformados com a sua condição”, disse Samir Mitragotri, professor e co-autor do estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, acrescentando que pacientes com diabetes Tipo II podem adiar o tratamento por ser necessária a aplicação de injeções.

Esta investigação não é a primeira tentativa de criar uma pílula de insulina. Outras equipas de investigação estão a fazer diferentes abordagens para o problema e algumas empresas têm conduzido testes clínicos nas suas próprias cápsulas de insulina. No entanto, até ao momento nenhum comprimido está disponível para ser comercializado.

No estudo publicado na segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, Mitragotri e os seus colegas explicam a forma como adotaram uma nova abordagem, dispensando insulina num líquido composto por dois componentes: um nutriente chamado colina e pinonaldeído, uma substância normalmente utilizada para aromatizar comida, encontrada naturalmente no cardamomo.

Durante a investigação, a equipa colocou a mistura dos componentes dentro de cápsulas capazes de suportar o ácido estomacal, injetando-as depois em seis cobaias. Os níveis de açúcar no sangue dos animais caíram rapidamente: cerca de 62% dos níveis iniciais nas 2 primeiras horas e 55% nas seguintes 10 horas.

Em sentido contrário, a insulina em solução salina – na qual há cápsulas com colina ou pinonaldeído, ou simplesmente se encontram vazias –  tiveram pouco efeito nos níveis de glicose do sangue.

Quando a equipa injetou apenas um quinto da dose de insulina em três cobaias, o nível de glicose caiu rapidamente para cerca de metade do seu nível inicial mas, quatro horas depois, os níveis tinham regressado quase para os níveis iniciais.

Mitragotri explicou que injetaram uma dose menor do que a dada através de cápsulas pois não há barreira à entrada de insulina na corrente sanguínea.

Outras pesquisas indicaram que o líquido no qual a insulina foi dispersada dentro da cápsula impede que a hormona seja decomposta por enzimas no sistema digestivo depois da cápsula já estar dissolvida, ajudando a insulina a passar através da camada de muco nos intestinos. Abre-se assim um espaço entre as células adjacentes que revestem os intestinos, conseguindo a insulina passar para os vasos sanguíneos.

“Por ser capaz de passar todas as três barreiras na administração oral de insulina, revela-se muito eficaz em aumentar a sua absorção”, disse Mitragotri ao The Guardian.

Os investigadores descobriram também que a insulina no líquido permanece estável à temperatura ambiente durante dois meses e, pelo menos quatro, se estiver refrigerada. Por outro lado, e de acordo com Mitragotri, as soluções de insulina para injeções têm de ser refrigeradas e duram apenas algumas semanas.

Manny Hernandez / Flickr

Infelizmente, a pílula de insulina não estará disponível em breve: as cápsulas só foram até agora testadas num pequeno número de animais não-diabéticos, podendo levar vários anos até que os ensaios clínicos possam começar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes

Portimão "revoltado" com atraso no desconfinamento. Autarca do PS encosta Governo à parede

Portimão é um dos municípios forçados a um retrocesso no desconfinamento devido ao número de novos casos de covid-19 e a presidente da Câmara local, a socialista Isilda Gomes, não se conforma, criticando a "falta …

Com o concentrado vindo da Rússia, fábrica de Sintra pode produzir 400 milhões de vacinas por ano

Portugal pode entrar na linha de produção de vacinas contra a covid-19. Carlos Carreiras diz que a fábrica de Sintra consegue produzir 400 milhões de doses por ano, mas, para isso, a Rússia tem de …

Nova imagem de marca da Madeira

Meio milhão de euros por imagem com "erros" e ilegível. Polémica da nova marca Madeira no Parlamento

A nova imagem da marca Madeira está a criar uma onda de espanto e indignação. Tudo porque o novo logotipo que pretende promover o turismo no arquipélago é considerado confuso e pouco original, apesar de …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: o telemóvel do Rúben bloqueia a baliza do São Garrido

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/farense-0-1-sporting-o-musical No primeiro dia de mais uma jornada do principal campeonato português de futebol, que em breve vai deixar de estar ligado a todos nós para passar a ter o nome só de quem ganha, houve …

Contar com Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz, é um "orgulho". Ventura deixa recado a Rio

Esta sexta-feira, na apresentação formal de vários candidatos às eleições autárquicas, o líder do Chega disse que acabou por concluir que Hugo Ernano é "uma escolha acertada e legítima". André Ventura confessou que pensou "muito antes …

Rússia responde aos Estados Unidos com expulsão de dez diplomatas

A Rússia anunciou que vai expulsar dez diplomatas norte-americanos em Moscovo, numa resposta à medida tomada pelos Estados Unidos no dia anterior. A Rússia anunciou, esta sexta-feira, que vai proibir a entrada no seu território aos …

Brasil recomenda adiar gravidez até a pandemia melhorar

O Brasil recomendou as mulheres do país a ponderarem o adiamento da gravidez durante a pandemia de covid-19. Em causa está a estirpe brasileira (P.1), que poderá ser mais agressiva em gestantes. O Governo brasileiro recomendou, …

Operação Marquês. Julgamentos de Salgado e Vara já têm juízes

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, vai ser julgado pelo coletivo presidido por Francisco Henriques, e Armando Vara, ex-ministro socialista, terá Rui Coelho como juiz. O juiz Ivo Rosa mandou esta sexta-feira para julgamento as acusações contra …

Arranca este sábado vacinação de quase 170 mil professores e não docentes

Este fim de semana, cerca de 170 mil professores e funcionários dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário, trabalhadores das chamadas “respostas sociais”, que incluem creches, centros de atividades ocupacionais e …

Com o PS fora e a esquerda a mexer-se, lei de ocultação de riqueza está nas mãos de Rio

A estratégia de combate à corrupção deixou de fora a criminalização do enriquecimento ilícito, mas há um caminho alternativo. A proposta da Associação Sindical dos Juízes deixa cair o "enriquecimento ilícito" e avança com a …