Piloto desmaiou e passageiro (sem qualquer experiência) salvou o voo

Rachel Claire / Pexels

Aeronave Cessna 208

Momento invulgar aconteceu nos Estados Unidos da América e terminou bem. Passageiro nunca tinha controlado um avião.

Não é só em filmes.

Um voo nos Estados Unidos da América poderia ter originado uma tragédia. Mas um salvador inesperado, com ajuda, evitou o pior.

Na aeronave Cessna 208, que fazia a ligação entre Bahamas e Flórida, o piloto comentou com dois passageiros, que não estava a sentir-se bem.

Logo a seguir desmaiou. Caiu por cima do painel de controlo do avião e colocou a aeronave em queda livre.

E, de repente, a aeronave ficou sem piloto. Mas aí apareceu Darren Harrison, um dos passageiros, relata a BBC.

Darren avisou imediatamente o controlo de tráfego aéreo o que estava a acontecer: “É uma situação séria. E eu não faço ideia de como se pilota um avião!”.

De facto, Darren Harrison nunca tinha pilotado um avião, não sabia mesmo o que fazer.

Darren iniciou assim uma conversa com Robert Morgan (que até estava de folga mas foi chamado para tentar resolver a situação), controlador de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Palm Beach.

Robert também orienta novos pilotos e, através de indicações técnicas, começou a ajudar o passageiro inexperiente: “Mantenha as asas niveladas e apenas tente seguir a costa, seja para norte ou para sul. Estamos a tentar localizá-lo.”

“Agora empurre os controlos do avião e comece a descer a uma velocidade muito lenta”. As frases ficaram gravadas nos registos oficiais, enquanto a aeronave se aproximava do aeroporto.

E aterrou. Sem problemas. Nenhum passageiro ficou ferido. Mais tarde, Darren e Robert conheceram-se mais tarde, na pista do aeroporto.

A agência de aviação local está a investigar o caso.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.