Lareiras provocam picos de poluição nas noites mais frias

A associação ambientalista Zero registou picos de poluição no ar nas noites mais frias, associados à combustão das lareiras, aconselhando os cidadãos a melhorar a eficiência energética das habitações.

“As concentrações de partículas inaláveis têm atingido valores muito elevados, verificando-se mesmo em alguns dias a ultrapassagem do limite legislado”, alerta a Zero, especificando que a qualidade do ar se apresenta boa em diversas áreas do país.

Desde terça-feira, o tempo frio em Portugal continental associado à ausência de vento ou a vento fraco, em particular durante a noite, tem levado “a picos de poluição” registados em diversas estações de monitorização da qualidade do ar entre o entardecer e as 03:00 – 04:00, afirma a Zero em comunicado.

As zonas centro e norte são as mais afetadas por esta situação, segundo a associação, que recomenda medidas para melhorar a eficiência energética das habitações.

Melhorar o isolamento térmico para evitar perdas de calor, substituir as lareiras abertas por fechadas com recuperação de calor e recorrer à queima de “pellets” (madeira prensada) em salamandras são alguns conselhos da associação.

Segundo a Zero, nas lareiras abertas a eficiência é de apenas 10%, com maior libertação de poluentes para o ar interior, enquanto nas fechadas, equipadas com porta frontal e um sistema de recuperação que permita a transição de calor por convexão natural, a eficiência é superior a 50% e com menores emissões para o interior.

Os ambientalistas recordam ainda que nunca devem ser queimados produtos com plástico, o que agrava “de forma muito significativa” a toxicidade dos gases e partículas emitidas.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Bem, analise e instrução de menino que adoptou a profissão há pouco tempo. Não sabe o que diz, como deve dizer, e ainda muito menos o que e como pode aconselhar. Mas o assunto vende e daí, merece o interesse do jornalista. Outro pobre palerma que quer vender e receber.
    Perante isso,…. búzios, búzios,… tá asno.

  2. Os comentários anteriores de alguns defensores da poluição deveriam ir todos para a China ou deviam de ser fechados dentro de uma casa que recebesse o fumo de 10 lareiras e ficarem lá até mudarem de cor.
    devem ser dos tais que a cultura e conhecimento é ZERO que só perdem tempo a ver o futebol e telenovelas (a escola da malandrice)

RESPONDER

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …