Uma tela de Picasso, considerada um raro auto-retrato do pintor, numa época em que temia ser deportado pelas tropas nazis, será leiloada em Nova Iorque, pela Christie’s, que estima chegar a 70 milhões de dólares  – cerca de 56 milhões de euros.

Este óleo sobre tela de 130 por 81 centímetros, intitulado “Le Marin“, “O Marinheiro“, apresenta um homem com um olhar triste, vestindo uma camisa às riscas e sentado numa cadeira, descreve a agência noticiosa France Presse.

A tela está exposta em Hong Kong até 03 de abril, antes de partir para Nova Iorque, onde será leiloada no dia 15 de maio. A obra pertenceu à famosa coleção de arte de Victor e Sally Ganz. Foi comprado por 11 mil dólares em 1952 ao editor Harry Adams, refere a leiloeira.

“A imagem está num ambiente bastante escuro, nervosa, tensa e sombria“, descreveu Conor Jordan, vice-presidente da secção de Arte Moderna e Impressionista da Christie’s. A personagem no quadro está com a cabeça sobre a mão direita, “um símbolo tradicional de melancolia”, acrescentou Jordan.

Art Market Monitor

"O Marinheiro", óleo em tela de Pablo Picasso, 1943

“O Marinheiro”, óleo em tela de Pablo Picasso, 1943

A tela foi pintada em 1943, quando Pablo Picasso vivia em Paris, cidade então ocupada por tropas alemãs. O pintor espanhol tinha medo de ser preso pela Gestapo, a polícia secreta nazi, e ser deportado para um campo de concentração.

Em 2015, a pintura “A mulher de Argel (versão O)”, de Picasso, foi arrematada na Christie’s, em Nova Iorque, por 179,4 milhões de dólares – cerca de 146 milhões de euros, tornando-se a pintura mais cara já vendida em leilão.

Se for arrematado pelo valor esperado, “O Marinheiro”, obra prima da Segunda Guerra Mundial, deverá ficar no Top 5 dos quadros de Picasso levados a leilão.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …