Picada de carraça pode provocar alergia a carne

Com o início do verão, os médicos norte-americanos estão a observar cada vez mais casos de uma rara alergia a carne relacionada com uma picada do carraça estrela solitária- que provoca comichão, inchaço na pele e diarreia.

A carraça estrela solitária tem este nome devido a uma marca característica nas suas costas semelhante ao formato do estado do Texas, também chamado de Lone Star, ou estrela solitária.

Este animal vive na região do sudoeste dos EUA e no leste do México, mas já foi encontrado no norte da América do Sul. Conforme as temperaturas do planeta aumentam, a carraça tem vindo a espalhar-se cada vez mais pela América do Norte.

Quando esta carraça pica uma vaca ou outro mamífero e depois pica uma pessoa, é capaz de passar um açúcar chamado galactose-alpha-1, 3-galactose para a corrente sanguínea humana. Este açúcar, também conhecido como Alpha-Gal, pode causar uma reprogramação do sistema imunológico da pessoa, o que provoca alergia a carne.

Depois do contacto com o Alpha-Gal, o corpo pode criar anticorpos contra este açúcar, que está presente nas carnes e em algumas medicações que contêm gelatina como estabilizador.

“Há um atraso na reação. O Alpha-Gal tem que viajar pelo sistema digestivo da pessoa. Horas depois, o paciente acorda com falta de ar, vómitos, diarreia e comichão”, explica Cosby Stone, professor de alergia e imunologia da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Em alguns casos, os pacientes são reencaminhados para a unidade de cuidados intensivos. “Alguns pacientes precisam da UCI porque a pressão sanguínea é tão baixa que faz com que estejam em risco iminente de morte”, diz o especialista.

Por enquanto o tratamento para esta síndrome é o mesmo que as alergias convencionais, sem qualquer cura ou vacina preventiva.

Casos têm aumentado

Inicialmente, a doença só se propagava no sudoeste dos EUA, mas agora está a tornar-se cada vez mais comum em outras zonas do país, conforme as temperaturas do planeta ficam mais altas. Já foram registados vários casos da doença em Nova York e no Minnesota.

“Há cinco anos atrás, provavelmente tínhamos 50 pacientes com a síndrome Apha-Gal. Agora temos cerca de 200”, aponta o médico. A síndrome começou a ser estudada há apenas dez anos, por isso os cientistas ainda não têm muita base para comparação.

“O conhecimento sobre a Alpha-Gal tem aumentado. Também é possível que como as alergias em geral estão a aumentar, as reações ao açúcar também estejam a aumentar”, justifica Cosby Stone.

Para evitar picadas de carraças, as pessoas devem evitar áreas com relva alta, usar repelente de insetos e calças compridas.

PARTILHAR

RESPONDER

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …