PGR dá razão ao Governo na polémica dos contratos de associação com colégios

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

O Ministério da Educação anunciou hoje ter sido notificado de um parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) que lhe dá razão na redução do financiamento a colégios privados com contrato de associação.

“Segundo este parecer, os contratos assinados comportam a totalidade dos ciclos (de ensino) iniciados em 2015-2016, não permitindo a abertura de novas turmas de início de ciclo todos os anos”, afirma o ministério em comunicado.

A tutela de Tiago Brandão Rodrigues considera que o documento reafirma que a celebração destes contratos tem de ter em conta “as necessidades existentes” de estabelecimentos públicos.

O ministério afirma que vê assim confirmada a interpretação de “não ser devido o financiamento de novas turmas de início de ciclo no próximo ano letivo em zonas onde exista resposta” da rede de estabelecimentos públicos de ensino.

Desta forma, os cortes recentemente anunciados pelo Governo na abertura de novas turmas em início de ciclo, que em 2015 eram cerca de 650, vão reduzir para 273 no próximo ano letivo.

“O Ministério da Educação cumprirá escrupulosamente os contratos celebrados pelo anterior governo em final de legislatura, na exata latitude da medida com que a PGR os interpreta”, afirma a nota divulgada hoje.

O parecer da PGR será publicado em Diário da República, “depois de devidamente homologado”, “vinculando a atuação da Administração Pública sobre esta matéria”.

Este domingo está agendada, em frente à Assembleia da República, em Lisboa, uma manifestação de pais, alunos e docentes dos estabelecimentos do ensino privado.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Conselho consultivo da PGR é como o nome indica “consultivo”. Todo orgao consultivo, NAO É DELIBERATIVO. É a visao de quem é consultado! Mas será que a boyada carneirada de votantes nos xuxabandalhos que JA LEVARAM PORTUGAL POR 3 VEZES À BANCARROTA xuxalista, nos apátridas russófilos e afins, e nos badamerdas-de-esterco (b.e.), sabem diferenca entre consultivo e deliberativo ?? E ja foi mudada a constituiçao da PGR e do TC, como é costume após eleicoes para equilibrar forças ? Claro que não, e a geringonça do putch pú-lítico de novº 2015 estásse a kagar para o eleitorado e só pensa nas suas carteiras e nos seus lobbies de lobos oportunistas, … até à 4ª BANCARROTA xuxalista e dos badamerdas-de-esterco + russofilos !

  2. Os anteriores governantes deram estas facilidades aos colegios… acordos de amigos que estão agora a ser retirados.

RESPONDER

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …