Carros: Peugeot e AdBlue lideram queixas

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Nos 10 primeiros meses deste ano, número de queixas no sector automóvel aumentou quase 50%.

Os portugueses estão a queixar-se (muito) mais no sector automóvel, comparando 2023 com 2022.

Um relatório do Portal da Queixa mostra que, nos primeiros 10 meses deste ano, o número de reclamações aumentou 48,3% em relação a Janeiro-Outubro do ano passado e 44% em relação ao mesmo período de 2021.

A marca que regista mais queixas é a Peugeot. A França domina nas queixas: seguem-se Renault, Dacia e Citroën. As quatro marcas, juntas, reúnem quase metade (45.3%) das queixas.

Voltando às comparações, a Dacia foi a marca que viu um maior aumento de reclamações, à frente de BMW, Renault, Hyundai e Peugeot.

Já os modelos que originaram mais protestos foram: Dacia Sandero, Peugeot 2008, Peugeot 308, Mazda CX-3, Dacia Duster e Peugeot 5008.

Os portugueses queixam-se sobretudo do AdBlue. O AdBlue é um sistema de anti-poluição, um produto composto por ureia e água desmineralizada para a redução das emissões de azoto.

Também neste tópico a Peugeot concentra as queixas: 49% das reclamações relacionadas com o AdBlue. Sobretudo nos Peugeot 308, Peugeot 3008, Peugeot 5008 e Peugeot 2008.

Nos outros motivos, há queixas sobre falta de peças (11.7%), garantia (10.4%), travão (9.4%), motor (6.4%), óleo (5.3%), Air bag (4.5%), falhas na entrega (3.2%), bateria (2.8%) e revisão (2.8%).

Como há mais pessoas a comprarem mais carros eléctricos e híbridos, as queixas também aumentam nesse contexto: subida de 84% entre Janeiro e Outubro deste ano, com Renault, Peugeot e Hyundai a serem os três alvos principais.

Por fim, os homens (70%) são quem apresentam mais queixas e a média geral de idade é de 47.3 anos.

Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos onde se registam mais queixas no sector automóvel.

ZAP //

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