/

Todas as pessoas com olhos azuis descendem de um único humano

1

Todas as pessoas no mundo com olhos azuis podem de facto rastrear a sua linhagem até uma pessoa que viveu há milhares de anos.

A menos que toda a sua família tenha vivido numa caverna distante da civilização, então há uma boa hipótese de que em algum momento um dos seus antepassados tenha sido suficientemente importante para ter o seu próprio artigo no Wikipedia, relatou o Unilad.

Não importa de quem seja parente, ainda há traços que terá em comum com muitas pessoas em todo o mundo. Algumas pessoas são capazes de encontrar “cópias” bastante exatas de si próprias mas, para a maioria, não passa de uma semelhança.

Relativamente à cor dos olhos, todas as pessoas que têm os olhos azuis partilham um antepassado comum que viveu há cerca de 6.000 a 10.000 anos.

É uma janela de tempo bastante ampla para tentar fixar uma vida, mas, graças aos investigadores, tem-se verificado que essa pessoa é o antepassado comum de milhões de pessoas em todo o mundo.

E aqui está a parte científica: nos nossos olhos pode ser encontrado o gene OCA2, que determina o nível de pigmento castanho presente. As pessoas de olhos azuis têm um gene chamado HERC2 ,que desliga o OCA2 e faz com que uma pessoa fique com olhos azuis.

Todas as pessoas de olhos azuis do mundo têm o gene HERC2, sendo esta mesma mutação transmitida através de gerações e os cientistas concluíram que tudo isto veio de uma só pessoa.

O trabalho foi feito por uma equipa de investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, que identificou a mutação inicial e percebeu que estava presente em todas as pessoas com olhos azuis.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. A propósito sugiro o documentário baseado no experimento psicológico de Jane Elliot “Olhos azuis”. É sobre fingir ter olhos azuis por algum tempo diante dos demais treinados a discriminar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.