/

Pessoas mais altas têm maior probabilidade de cancro

Photoxpress

-

Um novo estudo sugere que o quanto mais alta é uma pessoa, maior é o risco de desenvolver cancro de pele e mama, além de outros tumores.

A investigação, do instituto sueco Karolinska, em Estocolmo, indica que para cada 10 centímetros de altura num adulto, o risco de aparecimento de cancro é 18% maior entre as mulheres e 11% nos homens.

Pesquisas anteriores já tinham apontado para uma relação entre altura e risco de cancro, embora as causas para isso não estivessem claras.

A investigadora Emelie Benyi, que conduziu o estudo sueco, afirma à BBC que os resultados podem ajudar a identificar fatores de risco e levar ao desenvolvimento de novos tratamentos, mas são necessários mais estudos para compreender a relação entre altura e cancro.

Existem, no entanto, várias possíveis explicações.

A primeira delas é que as pessoas mais altas têm mais células – e as mutações nas células estão na raiz da formação de tumores. Estas pessoas têm também maior probabilidade de terem sido expostas a doses mais altas de hormonas de crescimento durante a adolescência, que poderia ser um gatilho para o cancro.

Outra razão seria a de que indivíduos mais altos comem mais, e estudos anteriores mostraram que um maior consumo de calorias também pode estar relacionado com o cancro.

Um relatório preliminar do estudo sueco foi apresentado na Conferência Europeia da Sociedade de Endocrinologia Pediátrica, em Barcelona, Espanha.

Os investigadores analisaram dados médicos de 5,5 milhões de mulheres e homens suecos, com alturas até 2,25 metros.

As mulheres mais altas tinham 20% de probabilidade de desenvolver cancro de mama, enquanto homens e mulheres mais altos tinha uma probabilidade 30% de terem cancro de pele.

Mais células

Dorothy Bennet, do centro de investigação de Ciências Moleculares do Centro St. George, da Universidade de Londres, considera ser “bastante plausível” que o risco de cancro numa pessoa esteja atrelado ao número de células do seu corpo.

“Um cancro surge após mutações de uma única célula saudável, e as pessoas maiores têm mais células – e não células maiores”, explicou à BBC.

“O risco de um melanoma (cancro de pele), por exemplo, pode crescer à medida do tamanho da superfície (quantidade de pele), que está relacionado com a altura.”

Sarah William, da organização Cancer Research UK, ressalta que o estudo não leva em consideração fatores de risco como se a pessoa é fumadora ou não ou se as mulheres fizeram mamografias.

“Seja qual for a sua altura, há várias coisas que pode fazer para reduzir o risco de cancro: não fumar, reduzir o consumo de álcool, ter uma alimentação saudável, ser ativo, ter um peso saudável e aproveitar o sol de maneira segura.”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.