Pessoas mais altas têm maior probabilidade de cancro

Photoxpress

-

Um novo estudo sugere que o quanto mais alta é uma pessoa, maior é o risco de desenvolver cancro de pele e mama, além de outros tumores.

A investigação, do instituto sueco Karolinska, em Estocolmo, indica que para cada 10 centímetros de altura num adulto, o risco de aparecimento de cancro é 18% maior entre as mulheres e 11% nos homens.

Pesquisas anteriores já tinham apontado para uma relação entre altura e risco de cancro, embora as causas para isso não estivessem claras.

A investigadora Emelie Benyi, que conduziu o estudo sueco, afirma à BBC que os resultados podem ajudar a identificar fatores de risco e levar ao desenvolvimento de novos tratamentos, mas são necessários mais estudos para compreender a relação entre altura e cancro.

Existem, no entanto, várias possíveis explicações.

A primeira delas é que as pessoas mais altas têm mais células – e as mutações nas células estão na raiz da formação de tumores. Estas pessoas têm também maior probabilidade de terem sido expostas a doses mais altas de hormonas de crescimento durante a adolescência, que poderia ser um gatilho para o cancro.

Outra razão seria a de que indivíduos mais altos comem mais, e estudos anteriores mostraram que um maior consumo de calorias também pode estar relacionado com o cancro.

Um relatório preliminar do estudo sueco foi apresentado na Conferência Europeia da Sociedade de Endocrinologia Pediátrica, em Barcelona, Espanha.

Os investigadores analisaram dados médicos de 5,5 milhões de mulheres e homens suecos, com alturas até 2,25 metros.

As mulheres mais altas tinham 20% de probabilidade de desenvolver cancro de mama, enquanto homens e mulheres mais altos tinha uma probabilidade 30% de terem cancro de pele.

Mais células

Dorothy Bennet, do centro de investigação de Ciências Moleculares do Centro St. George, da Universidade de Londres, considera ser “bastante plausível” que o risco de cancro numa pessoa esteja atrelado ao número de células do seu corpo.

“Um cancro surge após mutações de uma única célula saudável, e as pessoas maiores têm mais células – e não células maiores”, explicou à BBC.

“O risco de um melanoma (cancro de pele), por exemplo, pode crescer à medida do tamanho da superfície (quantidade de pele), que está relacionado com a altura.”

Sarah William, da organização Cancer Research UK, ressalta que o estudo não leva em consideração fatores de risco como se a pessoa é fumadora ou não ou se as mulheres fizeram mamografias.

“Seja qual for a sua altura, há várias coisas que pode fazer para reduzir o risco de cancro: não fumar, reduzir o consumo de álcool, ter uma alimentação saudável, ser ativo, ter um peso saudável e aproveitar o sol de maneira segura.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …