Pessoa mais velha do mundo celebra 119º aniversário

2

Wikimedia

Kane Tanaka em 1923

Kane Tanaka é a pessoa mais velha do mundo e, na celebração do seu 119º aniversário, disse estar determinada a prolongar o recorde por mais um ano.

Kane Tanaka é considerada pelo Livro de Recordes do Guinness, desde março de 2019, a pessoa mais velha do mundo e celebrou, este domingo, o seu 119º aniversário no lar de idosos onde vive em Fukuoka, no sudoeste do Japão, escreve o The Guardian.

A mulher, que adora bebidas gaseificadas e chocolate, alcançou também um recorde etário japonês, quando atingiu 117 anos e 261 dias, em setembro de 2020.

Nascida em 1903 – ano em que os irmãos Wright fizeram o seu primeiro voo motorizado e em que se realizou a primeira Volta a França -, Tanaka viveu cinco reinados imperiais japoneses e agora quer chegar ao 120º aniversário, revelou a agência noticiosa Kyodo, citando membros da família.

De acordo com o jornal britânico, Kane Tanaka faz parte de um grande e crescente número de centenários japoneses.

Numa estimativa divulgada em setembro, perto do Dia Anual do Respeito pelo Idoso, o ministério da saúde japonês revelou que existe um número recorde de 86.510 pessoas com 100 anos ou mais, um aumento de 6.060 em relação ao ano anterior.

As mulheres representam a grande maioria dos centenários, sendo os homens responsáveis por pouco mais de 10 mil, disse o ministério.

Quando o inquérito anual foi realizado pela primeira vez, em 1963, o Japão tinha apenas 153 centenários, mas o número subiu para mais de 10.000 em 1998.

A esperança de vida no Japão está também a um nível recorde: 87,74 anos para as mulheres e 81,64 para os homens.

No entanto, o número de jovens está a diminuir. Dados do governo japonês mostram que 1,2 milhões de pessoas entraram no novo ano como novos adultos – uma queda de 40.000 em relação ao ano anterior e o número mais baixo desde 1968.

Os jovens de 20 anos representaram menos de 1% da população do país nos últimos 12 anos, revela a NHK.

Quando Tanaka se tornou a pessoa mais velha do Japão, celebrou com uma garrafa de Coca-Cola – a sua bebida favorita – e fez um sinal de paz para os fotógrafos.

A mulher foi a sétima de nove irmãos, casou aos 19 anos e ajudou a gerir a loja de noodles da família depois do seu marido e filho mais velho terem ido lutar na segunda guerra sino-japonesa, que começou em 1937.

ZAP //

2 Comments

  1. A mesma notícia num jornal do país aqui ao lado (Espanha), refere que um dos segredos para atingir esta longevidade está nos puzzles e jogos de mesa (e não nos refrigerantes e nos chocolates, como é dito em Portugal). Vejam bem as diferenças entre os dois países, para darem exatamente a mesma notícia!! E depois não se lamentem….

    “119 años ha cumplido la persona más anciana del mundo. Se llama Kane Tanaka, vive en Japón y es aficionada a los juegos de mesa y a los puzles, un entretenimiento que mantiene activa su mente, a la vez que trabaja la memoria”

    • Bem te podes lamentar, já que tu não sabes ler/interpretar um texto básico!…
      Recomendo completares o Ensino Básico antes de comentar….
      A notícia (ou ‘em Portugal”); não refere qualquer “segredos da longevidade”!
      Tenta ler outra vez a ver se consegues chegar lá:
      “A mulher, que adora bebidas gaseificadas e chocolate…”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.