Pesquisa sobre leucemia pode resultar em novo tratamento de cancro da mama

Tânia Rego / ABr

Uma equipa de especialistas escoceses, envolvida em pesquisas recentes sobre leucemia, afirma que uma falha no gene RUNX1, responsável pela leucemia, pode também estar por trás de outras formas de câncer, podendo dar origem a tratamentos para combater uma forma agressiva de cancro de mama.

Testes realizados pela equipa de investigadores, em 483 pacientes com uma forma agressiva de cancro da mama, mostraram que as que tinham um defeito no gene RUNX1 tinham quatro vezes maior probabilidade de morrer.

Os resultados da pesquisa foram publicados na PLoS One.

aicr.org.uk

Karen Blyth, investigadora da Universidade de Glasgow

Karen Blyth, investigadora da Universidade de Glasgow

Uma das investigadoras envolvidas no trabalho, Karen Blyth, diz que a descoberta abre a possibilidade de usar o gene defeituoso como novo alvo para os tratamentos.

“Em primeiro lugar, precisamos de provar que este gene é o causador do cancro e, se este for o caso, então precisamos de saber o que pode acontecer se o conseguirmos inibir”.

“Há alguns medicamentos em desenvolvimento nos Estados Unidos para atacar o gene RUNX1 em casos de leucemia. Se funcionarem, podemos também testá-los contra o cancro da mama“, acrescentou Blyth.

Exame de sangue

O gene, no entanto, tem uma função importante para o funcionamento do organismo. Ele pode ser vital para a produção de sangue, mas, dependendo das circunstâncias, pode também desencadear ou suprimir a formação de tumores.

Isto significa que o uso de medicamentos contra o gene pode causar efeitos colaterais.

Numa outra pesquisa conduzida também por britânicos, da University College London, os cientistas desenvolveram um simples exame de sangue que pode identificar as probabilidades de uma mulher ter cancro de mama mesmo que não tenha predisposição genética.

Mulheres que tenham uma mutação no gene BRCA1 têm mais probabilidade de desenvolver o tumor.

O novo exame foi capaz de apontar mudanças nas células sanguíneas que indicam risco de cancro em mulheres que não apresentavam a mutação genética.

Com isso, foi possível prever as probabilidades de desenvolveram o cancro, muitos anos antes de os sintomas se manifestarem.

Matthew Lam, investigador sénior da Breakthrough Breast Cancer, não tem dúvidas em afirmar: “os resultados são animadores e podem levar a mais descobertas sobre formas de prevenir o cancro”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Perante o agravamento da situação de pandemia a nível nacional, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …