Pesquisa sobre leucemia pode resultar em novo tratamento de cancro da mama

Tânia Rego / ABr

Uma equipa de especialistas escoceses, envolvida em pesquisas recentes sobre leucemia, afirma que uma falha no gene RUNX1, responsável pela leucemia, pode também estar por trás de outras formas de câncer, podendo dar origem a tratamentos para combater uma forma agressiva de cancro de mama.

Testes realizados pela equipa de investigadores, em 483 pacientes com uma forma agressiva de cancro da mama, mostraram que as que tinham um defeito no gene RUNX1 tinham quatro vezes maior probabilidade de morrer.

Os resultados da pesquisa foram publicados na PLoS One.

aicr.org.uk

Karen Blyth, investigadora da Universidade de Glasgow

Karen Blyth, investigadora da Universidade de Glasgow

Uma das investigadoras envolvidas no trabalho, Karen Blyth, diz que a descoberta abre a possibilidade de usar o gene defeituoso como novo alvo para os tratamentos.

“Em primeiro lugar, precisamos de provar que este gene é o causador do cancro e, se este for o caso, então precisamos de saber o que pode acontecer se o conseguirmos inibir”.

“Há alguns medicamentos em desenvolvimento nos Estados Unidos para atacar o gene RUNX1 em casos de leucemia. Se funcionarem, podemos também testá-los contra o cancro da mama“, acrescentou Blyth.

Exame de sangue

O gene, no entanto, tem uma função importante para o funcionamento do organismo. Ele pode ser vital para a produção de sangue, mas, dependendo das circunstâncias, pode também desencadear ou suprimir a formação de tumores.

Isto significa que o uso de medicamentos contra o gene pode causar efeitos colaterais.

Numa outra pesquisa conduzida também por britânicos, da University College London, os cientistas desenvolveram um simples exame de sangue que pode identificar as probabilidades de uma mulher ter cancro de mama mesmo que não tenha predisposição genética.

Mulheres que tenham uma mutação no gene BRCA1 têm mais probabilidade de desenvolver o tumor.

O novo exame foi capaz de apontar mudanças nas células sanguíneas que indicam risco de cancro em mulheres que não apresentavam a mutação genética.

Com isso, foi possível prever as probabilidades de desenvolveram o cancro, muitos anos antes de os sintomas se manifestarem.

Matthew Lam, investigador sénior da Breakthrough Breast Cancer, não tem dúvidas em afirmar: “os resultados são animadores e podem levar a mais descobertas sobre formas de prevenir o cancro”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sismo de magnitude 5 atinge a cidade de Atenas

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido e abre-lhe a porta da saída

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Tribunal de Contas deteta falta de controlo na gestão de donativos de Pedrógão Grande

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …

Presidente da TAP fala em "fake news" sobre os enjoos nos aviões A330neo

Apesar de ter admitido os relatos de enjoos, o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, disse que ainda não foi comprovada a correlação com os cheiros estranhos detetados. O presidente executivo da TAP falou esta quinta-feira por …

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …

Depois do veto de Marcelo, PSD chumba lei do lóbi

O grupo parlamentar do PSD vai votar conta as propostas de alteração do CDS e PS à lei do lóbi, fazendo cair o diploma. A 7 de junho, data da aprovação da lei do lóbi no …

Bloco defende fim das propinas na próxima legislatura

O Bloco de Esquerda vai propor o fim das propinas durante a próxima legislatura, anunciou esta quinta-feira, em Coimbra, a coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, que defendeu também o financiamento plurianual para as universidades. “O …