Pesquisa sobre leucemia pode resultar em novo tratamento de cancro da mama

Tânia Rego / ABr

Uma equipa de especialistas escoceses, envolvida em pesquisas recentes sobre leucemia, afirma que uma falha no gene RUNX1, responsável pela leucemia, pode também estar por trás de outras formas de câncer, podendo dar origem a tratamentos para combater uma forma agressiva de cancro de mama.

Testes realizados pela equipa de investigadores, em 483 pacientes com uma forma agressiva de cancro da mama, mostraram que as que tinham um defeito no gene RUNX1 tinham quatro vezes maior probabilidade de morrer.

Os resultados da pesquisa foram publicados na PLoS One.

aicr.org.uk

Karen Blyth, investigadora da Universidade de Glasgow

Karen Blyth, investigadora da Universidade de Glasgow

Uma das investigadoras envolvidas no trabalho, Karen Blyth, diz que a descoberta abre a possibilidade de usar o gene defeituoso como novo alvo para os tratamentos.

“Em primeiro lugar, precisamos de provar que este gene é o causador do cancro e, se este for o caso, então precisamos de saber o que pode acontecer se o conseguirmos inibir”.

“Há alguns medicamentos em desenvolvimento nos Estados Unidos para atacar o gene RUNX1 em casos de leucemia. Se funcionarem, podemos também testá-los contra o cancro da mama“, acrescentou Blyth.

Exame de sangue

O gene, no entanto, tem uma função importante para o funcionamento do organismo. Ele pode ser vital para a produção de sangue, mas, dependendo das circunstâncias, pode também desencadear ou suprimir a formação de tumores.

Isto significa que o uso de medicamentos contra o gene pode causar efeitos colaterais.

Numa outra pesquisa conduzida também por britânicos, da University College London, os cientistas desenvolveram um simples exame de sangue que pode identificar as probabilidades de uma mulher ter cancro de mama mesmo que não tenha predisposição genética.

Mulheres que tenham uma mutação no gene BRCA1 têm mais probabilidade de desenvolver o tumor.

O novo exame foi capaz de apontar mudanças nas células sanguíneas que indicam risco de cancro em mulheres que não apresentavam a mutação genética.

Com isso, foi possível prever as probabilidades de desenvolveram o cancro, muitos anos antes de os sintomas se manifestarem.

Matthew Lam, investigador sénior da Breakthrough Breast Cancer, não tem dúvidas em afirmar: “os resultados são animadores e podem levar a mais descobertas sobre formas de prevenir o cancro”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …