Pesquisa sobre leucemia pode resultar em novo tratamento de cancro da mama

Tânia Rego / ABr

Uma equipa de especialistas escoceses, envolvida em pesquisas recentes sobre leucemia, afirma que uma falha no gene RUNX1, responsável pela leucemia, pode também estar por trás de outras formas de câncer, podendo dar origem a tratamentos para combater uma forma agressiva de cancro de mama.

Testes realizados pela equipa de investigadores, em 483 pacientes com uma forma agressiva de cancro da mama, mostraram que as que tinham um defeito no gene RUNX1 tinham quatro vezes maior probabilidade de morrer.

Os resultados da pesquisa foram publicados na PLoS One.

aicr.org.uk

Karen Blyth, investigadora da Universidade de Glasgow

Karen Blyth, investigadora da Universidade de Glasgow

Uma das investigadoras envolvidas no trabalho, Karen Blyth, diz que a descoberta abre a possibilidade de usar o gene defeituoso como novo alvo para os tratamentos.

“Em primeiro lugar, precisamos de provar que este gene é o causador do cancro e, se este for o caso, então precisamos de saber o que pode acontecer se o conseguirmos inibir”.

“Há alguns medicamentos em desenvolvimento nos Estados Unidos para atacar o gene RUNX1 em casos de leucemia. Se funcionarem, podemos também testá-los contra o cancro da mama“, acrescentou Blyth.

Exame de sangue

O gene, no entanto, tem uma função importante para o funcionamento do organismo. Ele pode ser vital para a produção de sangue, mas, dependendo das circunstâncias, pode também desencadear ou suprimir a formação de tumores.

Isto significa que o uso de medicamentos contra o gene pode causar efeitos colaterais.

Numa outra pesquisa conduzida também por britânicos, da University College London, os cientistas desenvolveram um simples exame de sangue que pode identificar as probabilidades de uma mulher ter cancro de mama mesmo que não tenha predisposição genética.

Mulheres que tenham uma mutação no gene BRCA1 têm mais probabilidade de desenvolver o tumor.

O novo exame foi capaz de apontar mudanças nas células sanguíneas que indicam risco de cancro em mulheres que não apresentavam a mutação genética.

Com isso, foi possível prever as probabilidades de desenvolveram o cancro, muitos anos antes de os sintomas se manifestarem.

Matthew Lam, investigador sénior da Breakthrough Breast Cancer, não tem dúvidas em afirmar: “os resultados são animadores e podem levar a mais descobertas sobre formas de prevenir o cancro”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …