Peseiro diz que está no FC Porto “para vencer”

O novo treinador do FC Porto foi oficialmente apresentado esta quinta-feira no estádio do Dragão e afirmou estar “comprometido com todos os objetivos do clube desde o início da época“.

“Disse aos jogadores [no primeiro treino, de manhã] que queremos ser campeões, ganhar a Liga Europa e a Taça de Portugal, pois não faz sentido estar neste clube sem ser assim”, disse José Peseiro durante a sua apresentação oficial.

Primeiro com um discurso confiante, em dia de apresentação oficial no novo cargo, e a seguir em resposta às perguntas dos jornalistas, o ex-técnico dos egípcios do Al Ahli disse conhecer “a exigência e responsabilidade que é ser treinador do FC Porto, que nos últimos 30 anos tem dominado o futebol português e tem um estatuto internacional reconhecido”.

Peseiro anunciou “ideias próprias para um modelo de jogo”, dando a entender que não vai seguir o tipo de futebol da última época e meia: “Vamos passo a passo, pois venho com as minhas ideias e não vou pegar nas antigas”.

“Não digo que são melhores ou piores, são diferentes. Não vou refugiar-me no que não é meu, nem no que está feito”, assumiu o técnico, de 55 anos, que alertou para o facto de “em três dias, antes da receção ao Marítimo, não se poder mudar já tudo”.

Nas suas palavras, os portistas vão “mudar o que é substancial e que é importante”, sublinhando que a direção do clube “acredita nestas ideias para o sucesso da equipa”.

Num breve discurso, Pinto da Costa admitiu o “entusiasmo pela vontade” que o novo treinador demonstrou e sublinhou que o mesmo tem “confiança e unanimidade total, desde o momento da sua escolha”.

A este propósito, o técnico revelou ter sido abordado pelo presidente portista no dia seguinte ao empate ‘caseiro’ com o Rio Ave (1-1, da 16.ª jornada da I Liga) e que os detalhes para a sua contratação ocorreram na semana passada.

Estou aqui para ajudar a vencer e acredito nisso piamente e foi com isso que me comprometi, de forma a colocar o FC Porto, novamente, no lugar que esta instituição exige e que temos a responsabilidade de o fazer”, insistiu.

Ao reconhecer que há um certo ‘divórcio’ entre os adeptos e a equipa, lançou o desafio: “É o momento em que precisamos deles, da sua emoção, do seu envolvimento e de estar mais unidos do que nunca”.

“Há muita gente que não gosta que o FC Porto ganhe, temos muitos adversários e não queremos que os nossos adversários sejam os próprios portistas“, justificou.

Questionado sobre eventuais reforços ainda no período de inverno, Peseiro apenas referiu: “Importantes são os jogadores que cá estão e que, por serem bons, aprendem mais depressa”.

“Podem estar desconfiados sobre as suas competências, mas sabem o valor que têm e é momento de pensar nas coisas positivas, nas coisas boas, nos seus momentos efusivos e eloquentes para colocar o seu valor em campo”, terminou.

Peseiro foi anunciado na terça-feira como novo treinador do FC Porto, clube com o qual assinou um contrato válido até 30 de junho de 2017, sucedendo a Julen Lopetegui, que deixou o comando técnico dos azuis e brancos no início de janeiro.

O técnico natural de Coruche vai orientar o seu quarto clube do principal escalão nacional, depois das passagens pelo Nacional, Sporting e Sporting de Braga.

Após 18 jornadas, o FC Porto ocupa o terceiro lugar da I Liga, com 40 pontos, menos cinco do que o líder Sporting e a três do Benfica, segundo classificado.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …