“Pés de café” ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter “pés” firmes.

Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveu novos “pés” para robôs com pernas. Segundo o New Atlas, cada pé consiste numa esfera de látex flexível, cheia de grãos de café, e uma estrutura de suporte interna inspirada na raiz das plantas.

Quando se movem pelo ar, os pés dos robôs permanecem macios. No entanto, assim que encontram o solo, enrijecem em conformidade com os contornos irregulares da superfície em questão. Isto acontece graças a um fenómeno conhecido como “obstrução granular“, no qual os grãos de café ficam temporariamente fixos quando colocados sob pressão.

Como consequência, cada pé consegue atingir uma aderência rígida e personalizada contra terrenos irregulares. Este fenómeno pode acontecer passivamente, à medida que o peso do robô congestiona os grãos, ou ativamente, com a ajuda de uma bomba de vácuo que os congestiona.

Em testes laboratoriais, os cientistas equiparam um robô hexápode com estes novos pés e observaram que conseguiu mover-se 40% mais rapidamente sobre lascas de madeira ou pedras, do que quando era equipado com pés rígidos e regulares. A equipa explicou que os “pés de café” reduziram 62% a profundidade em que os apêndices afundavam nos chips e reduziram em 98% a força necessária para os retirar.

Os investigadores querem agora adicionar sensores na parte inferior dos pés, para verificar as características do solo antes que os pés toquem o chão. Os cientistas vão apresentar as suas descobertas na conferência RoboSoft, que decorre virtualmente entre 15 de maio e 15 de julho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …