/

Peritos da CE encontram falhas graves de segurança no aeroporto de Frankfurt

Investigadores da Comissão Europeia (CE) encontraram graves falhas de segurança no aeroporto de Frankfurt, o maior em tráfego na Alemanha, que já começou a reforçar os seus controlos, divulgou este domingo o jornal Bild am Sonntag.

Segundo um relatório da CE, citado pelo diário alemão, os investigadores enviados a Frankfurt conseguiram passar pelo controlo de passageiros uma em cada duas armas ou objectos perigosos que levavam camuflados.

A principal causa desta quebra de segurança está na formação dos funcionários da segurança que trabalha no aeroporto, segundo o relatório, que tem dificuldades em interpretar imagens das bagagens que passam pelos scanners.

Um porta-voz da polícia assegurou ao jornal alemão que já foram adoptadas “medidas imediatas” para garantir a segurança dos passageiros e que o aeroporto de Frankfurt tem tomado as recomendações “muito a sério”.

Neste momento, 2.500 trabalhadores do aeroporto estão a realizar novos cursos de formação para evitar que objectos perigosos possam passar pelos controlos sem serem detectados.

Se não melhorarem as medidas de segurança, indicou o jornal, a CE advertiu que Frankfurt poderia deixar de ser considerado um “aeroporto Schengen”, para que o aeroporto possa estabelecer novos e maiores controlos sobre os passageiros.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.