A Ordem dos Médicos Veterinários alertou para uma nova burla que envolve MBWay e animais perdidos.
Procuram anúncios de animais perdidos na Internet e contactam os donos. Dizem que encontraram o animal, mas que este foi atropelado ou está com uma doença grave e precisa de cuidados urgentes, senão morre.
Os autores do crime fazem-se passar por veterinários, e garantem que, como o animal necessita de uma cirurgia, o pagamento tem de ser feito antecipadamente e os burlões fornecem, então, os dados para pagamento imediato via MBWay, conta o JN.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) pede “extrema cautela”: caso proceda ao pagamento, o mais provável é que fique sem o animal e sem dinheiro, diz. A OMV fornece ainda algumas para conferir se está a ser burlado num caso como este.
Para conferir se o profissional é mesmo especialista ou se está a ser enganado, peça o seu nome completo, número de cédula profissional e nome da clínica. Seguidamente, verifique no site da OMV: clique em “Pesquisa de Membros” e verifique se a pessoa em causa está devidamente inscrita e se exerce a atividade profissional.
Pesquise também na Internet o contacto do Centro de Atendimento Médico-Veterinário, confira se o número de telefone coincide e ligue para pedir mais informações sobre o se animal de estimação. Se possível, o melhor é mesmo dirigir-se até à clínica para averiguar a situação.
A OMV “apela a todos os detentores de animais de companhia para estarem atentos a este tipo de fraude e a denunciarem qualquer situação suspeita às autoridades competentes”.
Se tiver conhecimento de um caso deste tipo, a Ordem pede que registe o contacto telefónico e o apresente à policia, formalizando uma queixa, para que a burla possa ser travada.