Não é engano: é melhor perder para ir ao Euro 2024

1

Donall Farmer / EPA

Irlanda-Grécia

Situação da Irlanda é invulgar, mas real: se ganhar, vai ajudar um adversário; se perder, ajuda… a Irlanda.

No dia 18 de Novembro vão ser disputados sete jogos de qualificação para a fase final do Europeu 2024.

Ainda falta um mês mas, nesse dia, os adeptos de futebol vão estar particularmente atentos ao duelo entre Países Baixos e Irlanda.

As duas selecções estão no Grupo B, onde a França lidera e já sabe que vai estar na Alemanha, no Europeu.

Os Países Baixos estão no segundo lugar com 12 pontos, tal como a Grécia; mas estão em vantagem porque ainda vão jogar duas vezes e os gregos só vão entrar em campo uma vez.

A Irlanda tem 6 pontos e está fora destas contas de apuramento no grupo. Já sabe que não vai ao Euro 2024… através do grupo.

E aqui começa a confusão.

Como se sabe, agora há outra forma de apuramento para a fase final de um Europeu: a Liga das Nações.

Haverá um play-off para fechar a lista das selecções apuradas. Serão eliminatórias que vão definir as três últimas equipas com “passaporte”.

Para a Irlanda chegar a esse play-off, lembra o Maisfutebol, só pode haver sete selecções mais bem classificadas na última Liga das Nações (selecções que já não estejam apuradas para o Europeu, obviamente).

Os Países Baixos, caso não se apurem no grupo, estão à frente da Irlanda. Estavam na Liga A, foram mesmo às meias-finais, enquanto a Irlanda está na Liga B. Por isso, os holandeses ganham vantagem.

Mas a Grécia esteve na Liga C, por isso a Irlanda tem vantagem sobre os gregos, não no grupo, mas no apuramento via Liga das Nações.

Ou seja, a Irlanda quer que os Países Baixos se apurem no grupo, para que a Grécia não se apure – os gregos ficam atrás dos irlandeses na outra via de apuramento.

Conclusão: para a Irlanda estar no Europeu 2024, é melhor perder contra os Países Baixos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.