Perdas do Novo Banco arrastam 5 maiores bancos portugueses para prejuízos agregados de 14,8 milhões

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

As perdas semestrais de 555,3 milhões de euros reportadas pelo Novo Banco levaram o agregado dos cinco maiores bancos portugueses para um prejuízo de 14,8 milhões de euros, pois as restantes instituições lucraram, em conjunto, 540,3 milhões de euros. Entretanto, o Montepio passou dos lucros aos prejuízos.

Apesar dos lucros de 249 milhões da Caixa Geral de Depósitos (CGD), de 172,9 milhões de euros do Santander Totta, de 76 milhões de euros do BCP e de 42,6 milhões de euros do BPI que, em conjunto, totalizam 540,5 milhões de euros, os prejuízos do Novo Banco ‘arrastaram’ o resultado líquido agregado dos cinco maiores bancos a operar em Portugal para os prejuízos.

As perdas de 555,3 milhões de euros do banco que sucedeu ao Banco Espírito Santo (BES) levam, assim, o resultado agregado da principal banca portuguesa para um prejuízo de 14,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2020, depois dos lucros agregados de 597,1 milhões de euros registados no mesmo período de 2019.

No primeiro semestre de 2019, o BCP tinha atingido 169,8 milhões de euros de lucro, o Santander Totta 275,9 milhões, o BPI 134,5 milhões e a CGD 417 milhões, sendo novamente o Novo Banco a parcela negativa no resultado líquido agregado.

Nos primeiros seis meses do ano passado, o Novo Banco registou 400,1 milhões de euros de prejuízos, um número menor face aos 555,3 registados no primeiro semestre deste ano.

Montepio passa de lucros a prejuízos de 51,3 milhões

O Banco Montepio teve prejuízos de 51,3 milhões de euros no primeiro semestre depois de ter apresentado lucros de 3,6 milhões de euros no mesmo período de 2019. Prejuízos que a instituição justifica com a pandemia de covid-19.

O Montepio refere que os prejuízos entre Janeiro e Junho resultam das imparidades que constituiu (109,4 milhões de euros) para fazer face a perdas de crédito decorrentes da crise relacionada com a covid-19.

“Os resultados líquidos do primeiro semestre de 2020 foram determinados pelo maior nível de imparidades e provisões constituídas na sequência da revisão em baixa do cenário macroeconómico devido ao impacto da covid-19 nos agentes económicos, quer nos particulares, quer nas empresas”, aponta o Banco em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

As imparidades de crédito, resultantes do aumento de risco motivado pela pandemia, aumentaram em 67,4 milhões de euros relativamente ao período homólogo do ano passado.

Outras imparidades e provisões associadas a outros activos financeiros foram de 12,8 milhões de euros “como resultado do aumento do risco de crédito, incluindo instrumentos de dívida, e em imóveis recebidos em dação”, explica o Banco.

No que concerne aos resultados operacionais, o Montepio refere que o produto bancário core diminuiu 2,2% para os 178,3 milhões de euros, enquanto a margem financeira recuou 4,5% para os 114,7 milhões de euros.

Estes dados reflectem “os efeitos desfavoráveis de factores exógenos associados à pandemia covid-19 e que determinaram menores níveis de actividade nos clientes particulares e nas empresas, e também das taxas de juro de mercado permanecerem em níveis muito baixos”, salienta o Banco.

O Banco também dá conta de uma quebra nas comissões líquidas que passaram de 57,7 milhões de euros no primeiro semestre de 2019 para os 56,1 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano.

Houve ainda uma subida no crédito a clientes da ordem dos 0,8% (mais 90 milhões de euros) e uma subida de 329 milhões de euros no crédito concedido às empresas, “concretizando a ambição de incrementar o volume de negócios junto das PME e das empresas do middle market“, como nota a instituição.

O Montepio reporta também uma quebra nos depósitos que passaram dos 12.680 milhões de euros para 12.422 milhões de euros no final de Junho deste ano.

O Banco concedeu, até final de Junho, 34 mil moratórias no pagamento de créditos. Estas moratórias correspondem a créditos no valor de 3.000 milhões de euros, sendo que 20.500 foram a famílias e 13.500 a empresas.

As moratórias de crédito (que suspendem pagamentos de capital e/ou juros) foram criadas como uma ajuda a famílias e empresas penalizadas pela crise económica desencadeada pela pandemia de covid-19.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E ninguém DESPEDE e pede responsabilidades a este gestor da barba por fazer?
    Ou seja, quanto PIOR, melhor?…
    Quem lucra com esta situação de compadrio?

    Portugal tem dos piores bancos e banqueiros do mundo!
    Cheira a corrupção por todo o lado!
    E os portugueses cão continuar a pagar para encher os bolsos dos muito ricos, à custa de patrocínios ilegais e das pensões de reforma dos mais pobre?

    ESTE GOVERNO NÃO É SOCIALISTA!
    É QUASE FASCISTA

  2. O que é que estão à espera para encerrar essa p*rra!
    Ainda há pouco receberam quase 1.9 mil milhões de euros. E estouraram tudo em prémios e ordenados milionários.

  3. Como já afirmei…. a Vigarice e a Corrupção generalizada em Portugal, deveria ser reconhecida como Património Mundial da Humanidade, nem que fosse para memoria futura !

  4. Certamente serei idiota, desinformado ou outra coisa qualquer que me queiram chamar, mas….
    Encontra-se previsto no contracto de venda do Novo Banco, não poderem ser efectuados negócios entre o Banco, o comprador e ou correlacionados.
    Desta feita foi efectuada uma venda a um fundo sediado num paraíso fiscal do qual não é possível saber quem são os donos.
    Será que o Novo Banco perante a dúvida razoável, não é obrigado a fazer prova de o fundo comprador não ter qualquer relação com a Lone Star ou os donos do fundo não se relacionem de alguma forma com a esta???
    Devo relembrar que relativamente ao estado, EU, CIDADÃO Português, tenho fazer prova de tudo.
    Estes senhores nada têm de provar.
    Sem dúvida, devo ser estúpido.

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …