Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

(cv)

Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden.

“Esse é o meu entendimento”, disse Mark Esper, numa entrevista na quarta-feira à Fox News, quando questinado se Hamza bin Laden estava de facto morto. “Não tenho os detalhes. E, se tivesse, não tenho certeza do quanto poderia compartilhar”, acrescentou à estação televisiva norte-americana, citada pela Raw Story esta quinta-feira.

No início de agosto, órgãos de comunicação divulgaram que Hamza bin Laden foi morto durante os últimos dois anos numa operação que envolveu os EUA, citando funcionários da inteligência dos EUA. Mas tanto o Presidente Donald Trump como outros altos funcionários do Estado recusaram-se a confirmar ou negar o assunto publicamente.

“Não quero comentar sobre isso”, disse na altura Donald Trump aos jornalistas.

Hamza bin Laden, o décimo quinto dos 20 filhos de Osama bin Laden, filho da sua terceira esposa, com cerca de 30 anos, estava a emergir como líder da Al-Qaeda.

Apelidado de “príncipe herdeiro do Jihad”, publicou mensagens de áudio e vídeo a pedir ataques contra os EUA e outros países, com o intuito de vingar o assassinato do pai pelas forças norte-americanas deslocadas no Paquistão em maio de 2011.

Isso atraiu uma nova geração de seguidores para o grupo extremista que realizou os ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA, causando quase três mil mortos.

Com a morte do seu pai, em 2011, e a ascensão do grupo Estado Islâmico, a Al-Qaeda perdeu alguma força junto dos jovens jihadistas, mas o grupo parece estar a tentar um retorno, com o líder Ayman al-Zawahiri, indicou ainda o Raw Story.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.