A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos de reforma através do “Pensão na Hora”, mas só 14% foram deferidos automaticamente 24 horas depois.
A ferramenta digital “Pensão na Hora” está disponível há cerca de quatro meses e tem como intuito simplificar e acelerar o processo de atribuição da pensão de velhice. A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos, mas, segundo o Jornal de Notícias, só 14% foram deferidos automaticamente nas 24 horas seguintes à entrada do requerimento.
Os dados foram fornecidos ao diário pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).
O JN detalha que, dos dez mil pedidos, três mil já se encontram concluídos e, desses, em 1.400 casos, a aprovação ocorreu nas 24 horas seguintes à submissão. Há ainda mais 1.234 requerimentos por deferir, por se tratar de pedidos de reforma antecipada.
Os restantes foram recusados por não cumprirem os requisitos necessários. Quando tal acontece, o pedido é analisado pelos serviços da Segurança Social, sendo possível acompanhar a evolução do processo online.