Pence visita Japão na próxima semana para discutir Coreia do Norte

gageskidmore / Flickr

Mike Pence, vice-Presidente dos EUA

O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, vai encontrar-se com Shinzo Abe dias antes de uma reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático em Singapura.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, visita o Japão na próxima semana para discutir, entre outras questões, matérias relacionadas com a Coreia do Norte e outras questões do foro diplomático, informaram esta quinta-feira as autoridades nipónicas.

O secretário-chefe de gabinete do Japão, Yoshihide Suga, anunciou que Pence manterá conversações com o primeiro-ministro Shinzo Abe e outros funcionários de topo durante a sua visita agendada para segunda e terça-feira.

Suga disse que a vinda de Pence será uma “oportunidade ideal” para os dois lados discutirem a Coreia do Norte, a China e outras questões regionais, bem como para reafirmarem a sua cooperação, tendo garantido, porém, que o dossiê das relações comerciais não deverá ser abordado.

A visita ao Japão acontece antes de Mike Pence marcar presença numa reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático em Singapura e de uma cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico na Papua Nova Guiné, em representação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na terça-feira, o Presidente norte-americano afirmou estar “muito satisfeito” com as negociações sobre a desnuclearização da Coreia do Norte e que esperava voltar a reunir-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, no início de 2019.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.