Pelo menos 40 mortos em ataque suicida no Afeganistão

Hedayatullah Amid / EPA

Pelo menos 40 pessoas morreram, esta quinta-feira, em várias explosões contra um centro cultural xiita em Cabul, informou o Ministério do Interior do Afeganistão.

Pelo menos 40 pessoas morreram e 56 ficaram feridas num ataque suicida na zona ocidental de Cabul, capital do Afeganistão.

Nasrat Rahimi, porta-voz adjunto do Ministério do Interior,disse à AFP que “o alvo do ataque foi o centro cultural Tabayan. Uma cerimónia estava a ser realizada por ocasião do 38.º aniversário da invasão soviética do Afeganistão quando ocorreu uma primeira explosão”.

O ataque ocorreu pelas 10h30 da manhã, quando decorria uma conferência no centro cultural e muitas das vítimas são jovens estudantes que participavam no evento. Há também mulheres e crianças entre as vítimas que se encontravam na mesquita.

O centro cultural Tabayan alberga também uma mesquita e os escritórios da agência de notícias afegã Sada-e-Afghan, inicialmente considerada como possível alvo do ataque.

As primeiras notícias davam conta de quatro mortos e meia dúzia de feridos.

O Estado Islâmico já reivindicou o atentado. A informação é avançada pela agência de propaganda dos jihadistas Amaq. O Daesh disse ter recorrido a três bombas, cujas explosões foram seguidas de um ataque suicida.

O porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danish, disse que um número não determinado de suicidas provocou a explosão fora do centro antes de realizar o ataque no interior. Os atacantes colocaram explosivos na cave do prédio onde dezenas de pessoas estavam reunidas para assinalar a invasão do Afeganistão pela União Soviética, disse.

Este ano, Cabul tem sido alvo de graves atentados. No final de maio, a capital afegã registou o pior atentado no país desde 2001, quando um camião carregado de explosivos causou 150 mortos e mais de 300 feridos.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.