Rixa em concerto de Anselmo Ralph em Cascais faz pelo menos 3 feridos

RTP

-

Anselmo Ralph mandou parar a música e chamou a polícia

O concerto de Anselmo Ralph, que esta noite encerrou as Festas do Mar na Praia dos Pescadores, em Cascais, teve de ser interrompido durante cerca de 15 minutos na sequência de incidentes que resultaram em pelo menos três feridos, mas “não há registo de agressões”.

O concerto estava já na última música, quando Anselmo Ralph pediu à banda para parar e chamou a polícia ao local, recusando-se a cantar enquanto a polícia não chegasse.

Uma fonte policial disse à Lusa não poder adiantar as causas dos ferimentos registados em “pelo menos três pessoas”, afirmando apenas que houve “uma grande enchente, com quase cem mil pessoas”.

Anselmo Ralph tinha apelado no início do concerto a que tudo acontecesse dentro da normalidade, depois de ter sido avisado de que um meet teria sido convocado para o evento. Os comerciantes da zona terão igualmente sido alertados para “um meet em Cascais às 22h”.

A PSP, que fez chegar ao local uma Unidade Especial de Polícia, terá “levado muito a sério a ocorrência do meet” – um encontro de centenas de jovens marcados através das redes sociais como o que teve lugar com 600 jovens no Parque das Nações na passada quarta-feira.

Três detidos foram levados para a esquadra, quando o dispositivo policial já procedia à dispersão das pessoas que ainda se mantinham no local após o final da festa. “Ele foi apanhado no meio da confusão e levado”, lamentava, à porta da esquadra, o amigo de um dos detidos, que não se quis identificar e disse apenas ser da zona de Lisboa.

Segundo uma fonte policial, para além das detenções, a PSP procedeu à identificação de outros cinco indivíduos, na sequência dos distúrbios, e recebeu inúmeras queixas por roubos, nomeadamente de telemóveis.

Houve pelo menos três feridos, dois dos quais terão sido transportados de ambulância para o hospital de Cascais. Segundo fonte da PSP, citando testemunhas no local, entre as pessoas com ferimentos, o “mais preocupante”, parece ter sido provocado por uma arma branca, e até às 11h desta segunda-feira permanecia internado.

 

Incidentes foram “situação pontual”

O presidente da Câmara Municipal de Cascais disse que os incidentes que marcaram o concerto de Anselmo Ralph na vila foram “uma situação pontual”, originada por uma rixa entre dois indivíduos.

De acordo com Carlos Carreiras, dos incidentes resultaram dois feridos, transportados para o Hospital de Cascais.

“Foi uma situação pontual ao fim de dez dias de muita animação e alegria”, explicou o presidente da autarquia, em declarações aos jornalistas após os incidentes que marcaram o encerramento das Festas do Mar.

“Gostaria de agradecer ao Anselmo [Ralph] a postura que teve em palco e que foi determinante para que a situação não atingisse outras proporções”, afirmou.

O autarca de Cascais precisou que a confusão teve origem numa rixa entre dois indivíduos e recusou que se tenha tratado de uma situação de grupos organizados.

Carlos Carreiras considerou que os distúrbios resultaram de “uma situação empolada” pelas notícias dos últimos dias, que davam conta da preparação de grupos através das redes sociais para assistir ao concerto de Anselmo Ralph.

O autarca notou que a zona onde decorreram os espetáculos, entre a praia e o Hotel Baía, tem uma capacidade para cerca de 50 mil pessoas e que as medidas de segurança foram as consideradas adequadas pelas autoridades policiais.

O cantor Anselmo Ralph também minimizou os incidentes: “Vi muita gente a curtir, a festejar”, afirmou aos jornalistas.

No entanto, o cantor disse que se apercebeu de “brigas” junto ao palco e que tentou acalmar as pessoas porque se encontravam a assistir ao espetáculo muitas crianças, justificando o pedido de interrupção e o apelo à intervenção da polícia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …