Pelo menos 29 mortos e 60 feridos em atentado suicida no Afeganistão

Jawad Jalali / EPA

-

Pelo menos 29 pessoas, na maioria civis, morreram e outras 60 ficaram feridas em consequência de um atentado suicida perpetrado com um carro carregado de explosivos à entrada de uma dependência bancária no sul do Afeganistão.

O governador da província afegã de Helmand atualizou para 29 o número de mortos resultantes de um atentado suicida perpetrado hoje com um carro armadilhado com explosivos à entrada de uma dependência bancária no sul do Afeganistão.

Hayatullah Hayat indicou ainda que o atentado ocorrido às 12h00, hora local, (08h30 em Lisboa) em Lashkar Gah, capital da província, feriu 60 pessoas. A maioria dos mortos e feridos são civis, segundo a mesma fonte, de acordo com a agência Associated Press.

A administração de saúde de Helmand publicou o mesmo balanço, “29 mortos e 60 feridos”, na sua página no Facebook, cerca de duas horas e meia depois do atentado e os mesmos números foram confirmados à agência AFP pelo diretor do hospital governamental local, Mullah Dad Tabidar, que alertou para a possibilidade do balanço crescer.

Muitos soldados das forças armadas afegãs e civis encontravam-se dentro da sucursal do Novo Banco de Cabul, na altura da explosão, para receber os seus salários antes do final do Ramadão. A autoria do atentado não foi reivindicada.

A província de Helmand tem sido palco de batalhas intensas entre as forças armadas afegãs, apoiadas por tropas da NATO, e os talibãs, que se estima controlarem cerca de 80% da província.

Os talibãs têm vindo a ganhar o controlo de vastas regiões no país desde o final da missão de combate da NATO em janeiro de 2015 e dominam já cerca de 45% do Afeganistão, de acordo com estimativas norte-americanas.

O porta-voz do governador de Helmand, Omar Zwak, explicou à agência EFE que o atacante suicida tentou aproximar o veículo armadilhado o mais perto possível da dependência bancária, mas, ao ser descoberto pelos seguranças, detonou os explosivos junto ao primeiro controlo da entrada do banco.

Esta mesma sucursal do banco, no centro de Lashkar Gah, já tinha sido atacada em fevereiro último, nas mesmas circunstâncias, no momento do levantamento de salários. Esse ataque, reivindicado pelos talibãs, fez seis mortos e duas dezenas de feridos.

No final de maio, vários talibãs executaram outro ataque contra outra sucursal do Novo Banco de Cabul na província oriental de Paktia, causando sete mortos e 31 feridos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …