Pelo menos 2 mortos e 120 feridos em sismo na ilha grega de Kos

Giannis Kiaris / EPA

Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas, na sequência de um sismo que destruiu edifícios antigos e causou danos num porto da ilha grega de Kos, informaram as autoridades gregas. Na Turquia, em Bodrum, mais de 80 pessoas foram hospitalizadas.

De acordo com as primeiras informações, os dois mortos no terramoto na ilha grega de Kos são um turista sueco de 27 anos e um cidadão turco de 39, informou a polícia local.

No momento do sismo, que aconteceu à 01h30 hora local (23h30 em Lisboa), ambos se encontravam no interior de um bar, cujo teto desmoronou.

De acordo com um novo balanço das autoridades gregas, 120 pessoas ficaram feridas. “Dois ou três feridos ficaram em estado grave e foram submetidos a intervenções cirúrgicas”, disse Giorgos Halkidios, funcionário do governo regional de Kos.

O mesmo responsável disse que os feridos encontravam-se num edifício que ruiu.

O sismo causou danos estruturais em edifícios antigos. Danos menores – fissuras em edifícios, janelas partidas e lojas destruídas – foram generalizados, de acordo com as autoridades da cidade.

“O resto da ilha não tem problema. É apenas a cidade principal que tem problemas“, disse o presidente da câmara de Kos, Giorgos Kyritsis, à imprensa grega.

“Os edifícios afetados eram principalmente antigos e foram construídos antes da introdução das regras de construção antissísmica”, acrescentou. Os serviços de ‘ferry’ foram suspensos devido a estragos no porto principal de Kos, onde um forte do século XIV também foi danificado.

O epicentro do sismo foi registado a dez quilómetros a sul de Bodrum, na Turquia, e a 16 quilómetros da ilha de Kos. O hipocentro situou-se a dez quilómetros de profundidade, indicou o instituto geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O USGS indicou que a magnitude do sismo foi de 6,7 na escala aberta de Richter. O Observatório de Atenas registou uma magnitude de 6.

O sismo foi fortemente sentido nas costas ocidentais turcas e sobretudo na localidade de Bodrum.

As autoridades turcas disseram que o sismo teve magnitude de 6,3, tendo sido registadas mais de 20 réplicas.

Esengul Civelek, governadora da província de Mugla, disse que não houve vítimas, segundo avaliações iniciais. A responsável disse que “houve lesões menores devido ao medo e ao pânico”.

Em Bitez, uma cidade turística a cerca de seis quilómetros a oeste de Bodrum, o sismo levou moradores assustados a correr pelas ruas. Os hóspedes de um hotel passaram a noite na rua, em camas improvisadas, de acordo com um jornalista de agência noticiosa Associated Press (AP) no local.

A Grécia e a Turquia estão situadas numa zona de grande atividade sísmica.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …