Pelo menos 2 mortos e 120 feridos em sismo na ilha grega de Kos

Giannis Kiaris / EPA

Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas, na sequência de um sismo que destruiu edifícios antigos e causou danos num porto da ilha grega de Kos, informaram as autoridades gregas. Na Turquia, em Bodrum, mais de 80 pessoas foram hospitalizadas.

De acordo com as primeiras informações, os dois mortos no terramoto na ilha grega de Kos são um turista sueco de 27 anos e um cidadão turco de 39, informou a polícia local.

No momento do sismo, que aconteceu à 01h30 hora local (23h30 em Lisboa), ambos se encontravam no interior de um bar, cujo teto desmoronou.

De acordo com um novo balanço das autoridades gregas, 120 pessoas ficaram feridas. “Dois ou três feridos ficaram em estado grave e foram submetidos a intervenções cirúrgicas”, disse Giorgos Halkidios, funcionário do governo regional de Kos.

O mesmo responsável disse que os feridos encontravam-se num edifício que ruiu.

O sismo causou danos estruturais em edifícios antigos. Danos menores – fissuras em edifícios, janelas partidas e lojas destruídas – foram generalizados, de acordo com as autoridades da cidade.

“O resto da ilha não tem problema. É apenas a cidade principal que tem problemas“, disse o presidente da câmara de Kos, Giorgos Kyritsis, à imprensa grega.

“Os edifícios afetados eram principalmente antigos e foram construídos antes da introdução das regras de construção antissísmica”, acrescentou. Os serviços de ‘ferry’ foram suspensos devido a estragos no porto principal de Kos, onde um forte do século XIV também foi danificado.

O epicentro do sismo foi registado a dez quilómetros a sul de Bodrum, na Turquia, e a 16 quilómetros da ilha de Kos. O hipocentro situou-se a dez quilómetros de profundidade, indicou o instituto geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O USGS indicou que a magnitude do sismo foi de 6,7 na escala aberta de Richter. O Observatório de Atenas registou uma magnitude de 6.

O sismo foi fortemente sentido nas costas ocidentais turcas e sobretudo na localidade de Bodrum.

As autoridades turcas disseram que o sismo teve magnitude de 6,3, tendo sido registadas mais de 20 réplicas.

Esengul Civelek, governadora da província de Mugla, disse que não houve vítimas, segundo avaliações iniciais. A responsável disse que “houve lesões menores devido ao medo e ao pânico”.

Em Bitez, uma cidade turística a cerca de seis quilómetros a oeste de Bodrum, o sismo levou moradores assustados a correr pelas ruas. Os hóspedes de um hotel passaram a noite na rua, em camas improvisadas, de acordo com um jornalista de agência noticiosa Associated Press (AP) no local.

A Grécia e a Turquia estão situadas numa zona de grande atividade sísmica.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.