Pelé está deprimido e não quer sair de casa, revela o seu filho

O antigo futebolista brasileiro Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido por Pelé, enfrenta grandes dificuldades de mobilidade, situação que o tem deixado deprimido e com pouca vontade de sair de casa. 

Foi Edinho, um dos seus filhos, que revelou o seu estado de saúde de Pelé numa entrevista ao portal Globo Esporte, que será divulgada na íntegra na próxima quinta-feira.

Está muito frágil relativamente à sua mobilidade. Fez um transplante de quadril e não fez uma reabitação adequada, ideal. Por isso, enfrenta este problema de mobilidade que acaba por lhe causar uma certa depressão”, começou por explicar Edinho.

“Imaginem, [Pelé] é o rei, sempre foi uma figura tão imponente, e atualmente não consegue andar bem, senten-se muito constrangido e acanhado (…) Mas está bem, tirando esta situação e natureza da idade”.

Na mesma entrevista ao portal brasileiro, o filho do antigo jogador dos Santos revela que Pelé, de 79 anos, só consegue andar com a ajuda de um andarilho.

“Não consegue andar normalmente. Só com o andarilho. Até melhorou um pouco recentemente [quando surgiu em cadeira de rodas], mas ainda tem muitas dificuldades em andar (…) Fica constrangido, não quer sair, expor-se, estar na rua, fazer praticamente nada que envolva sair de casa. Está muito acanhado, recluso”, disse.

Pelé, que é considerado por muitos como o melhor jogador da história do futebol, sofreu uma série de problemas de saúde depois de várias cirurgias ao quadril, tendo também algumas doenças relacionadas com o trato urinário.

Numa entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, em finais do ano passado, Pelé abordou os seus problemas de saúde, dizendo que tem de agradecer a Deus, uma vez que estes só surgiram depois de ter deixado os relvados.

“Graças a Deus, já estou bem melhor. Digo sempre aos meus amigos, aos fãs, que tenho muito a agradecer a Deus, porque só tive os problemas de contusão, de fratura, depois de deixar de jogar futebol. Deus só mandou a conta depois de ter parado“, disse.

“Graças a Deus, agora já estou a recuperar, porque tive um problema na coluna, no quadril, no menisco, no tornozelo, mas agora já estou a começar a andar. Mais ainda não dá para jogar”, brincou, na altura.

O antigo futebolista fez 92 jogos pela seleção brasileira, tendo somado 77 golos. Pelé venceu três Mundiais de Futebol: Suécia (1958), Chile (1962) e México (1970).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …