Peixe vegetariano pode ser a nova carne branca na nossa alimentação

Cientistas descobriram um peixe vegetariano e, através da análise do seu genoma, perceberam que pode ser uma nova solução alimentar à medida que a  criação de gado se torna menos sustentável.

Com o agravamento do aquecimento global, os seres humanos podem ver-se obrigados a mudar os seus hábitos alimentares para se habituarem a uma nova realidade. Uma equipa de investigadores descobriu um raro peixe que pode ser a solução para uma possível fonte de proteína: o Cebidichthys violaceus.

A viver nas águas profundas da costa oeste dos Estados Unidos, tem um estômago ácido e um intestino delgado e grosso, possuindo um sistema digestivo semelhante ao dos humanos. Esta espécie está apenas entre os 5% das 30 mil espécies de peixes que são vegetarianos, alimentando-se apenas de algas.

Foi esta particularidade que, de acordo com o Phys, captou a atenção da equipa de investigadores que publicou um estudo, esta semana, na revista científica Proceedings of the Royal Society B.

Analisando o genoma desta espécie, os biólogos procuraram perceber como é que o peixe conseguia sobreviver através de uma fonte de alimento com baixo nível de lípidos — que são essenciais para todos os seres vivos.

“Como prevíamos, o sistema digestivo do Cebidichthys violaceus é excelente para desconstruir o amido”, explicou o coautor Donovan German. “Mas também aprendemos que ele se adaptou para ser muito eficiente na desconstrução de lípidos, apesar de representarem apenas 5% da composição das algas. É um exemplo convincente do que chamamos de ‘especialização digestiva’ no genoma”.

As alterações climáticas estão a tornar a criação de gado menos sustentável, razão pela qual a descoberta do potencial desta espécie de peixe pode oferecer perspetivas promissoras para a nossa alimentação no futuro.

“O uso de ingredientes alimentares à base de plantas reduz a poluição e custa menos“, disse o autor do estudo, Joseph Heras. “No entanto, a maioria dos peixes de aquicultura são carnívoros e não conseguem lidar com lípidos vegetais. Sequenciar este genoma proporcionou-nos uma melhor compreensão de que tipos de genes são necessários para decompor o material vegetal”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

50 COMENTÁRIOS

  1. Esqueçam a carne animal. Esqueçam fonte de proteína. Os vegetais nós dão todos os nutrientes que precisamos. A própria ciência prova isso.
    O mundo não precisa se alimentar de animais.

        • Fica claro no seu comentário como essas ideologias são totalitaristas. Vai se tratar.
          Cada um come o q quer.
          E pode ver que é um desses que dizem “ain a democracia está em perigo com Bozo…”.

          • O canibalista também tem o direito de comer o que quer, se ele quiser devorar-te está no direito dele afinal carne é carne. Quando começa teu tratamento no manicómio, é urgente que o faças.

    • E espaço para os animais viverem e podermos plantar todo o tipo de vegetais, não só para consumo humano, mas também animal?! Vocês não pensam nisso, pois não?
      E os ecossistemas que são destruídos, para conseguir plantar extensivamente? Sabem quantos animais sofrem com isso?
      Se tivermos respeito pelo animal e o tratarmos bem e o honrarmos na hora da morte, já em um passo para ultrapassarmos a crueldade que existe para com os animais que são criados para consumo em massa.
      Não consumam carne criada em massa. Prefiram pequenos produtores e que honram o animal e que se preocupam com o seu bem estar. E diminuam o seu consumo para 1x por semana, se tanto!
      Espiritualmente, os animais sabem porque encarnaram, são para nos servir, mas com honra! E cabe a nós humanos racionais, dar-lhes essa honra, para que a sua vida não tenha sido em vão.

    • Comendo de forma MUITO balanceada neh, maluco.
      E olhe lá…
      Olha criança morrendo aí por conta de pais Vegans neuróticos. Não é só comer vegetais não….e não é fácil para os mais pobres ter acesso à todos os nutrientes em vegetais.
      Vai comer seu alface e deixa os outros comerem oq quiserem! Kkkk

    • Pois é. Kkkkk
      Que diferença faz se o peixe como só vegetais, ou peixes menores??
      Mas acho q oq a materia lixo quis dizer, é q estudando o genoma deste bicho, vão entender melhor quais genes são responsáveis pela digestão. Será q vão querer implantar esses genes no homem, para virarmos vegetarianos?? Quem escreveu essa matéria é um doente mental.

  2. Já está cientificamente provado que as dietas vegan e vegetarianas são prejudiciais para a saúde física e mental dos seres humanos. Quem disser o contrário é porque está a defender alguma ideologia.
    A falta de sustentabilidade não está em comer carne animal, mas na quantidade que se come e na forma como os animais são criados. Se fossem agora substituir a produção de animais por plantas, iria ser necessário destruir enormes quantidades de florestas e áreas naturais, e, consequentemente, extinguir centenas de espécies. É o que está a acontecer com a dita energia verde. Estão-se a destruir centenas de habitats para partir as milhares de toneladas de pedra necessária para extrair o lítio e o cobalto que são utilizados na produção das baterias dos carros elétricos (para não falar ainda de outros minerais). Não esquecendo que as reservas destes minerais na natureza são limitadas e não vão chegar para suprir as necessidades humanas. Atualmente é 30% mais poluente produzir um carro eléctrico do que um carro a combustão. Mas porque as pessoas não vêem o fumo a sair do cano de escape, julgam que é mais ecológico. Com a proteína animal passa-se a mesma coisa. Só porque não se vê no prato julga-se que é sustentável. Resumindo, o maior de todos os os problemas está no número de seres humanos que existe actualmente e na forma como vivem; sobretudo as sociedades ocidentais.

    • Sugiro procurar melhor suas fontes. Tem uma quantidade interessante de equívocos em seu texto. 1 – levo alimentação vegana a anos e meus índices e resultados de exames estão ótimos. 2 – a produção animal destrói muito mais que a vegetal, o mesmo terreno hoje utilizado para gado sustentaria o aumento da população até 2050 sem precisar desmatar nada, e a produção animal teria que destruir 10 vezes mais. 3 – você pode até não concordar com o veganismo, mas apontar erros em argumentos tendenciosos não é interessante. Procure o formações concretas e não artigos simples que leu ou amigos que falaram tendenciosamente.

  3. Veganos são pessoas conscientes e adaptados para a nova forma à qual o mundo irá funcionar num breve futuro. Outros são apenas condicionados à sua caixinha egoísta que não conseguem reconhecer o valor de uma vida. E eles são e serão os que mais terão dificuldades em se adaptar. A enorme empatia das pessoas ao modo de vida sem crueldade só aumenta principalmente pelas novas gerações. As opções também só aumentam.

    Em diante, só irá se alimentar da carne e sangue inocente àqueles que ainda precisam do reposito da energia negativa da dor e morte, criado pelo ciclo destrutivo do horror.

    Quem realmente for de bem, e altruísta, só há de desejar o bem para si e todos os seres. Não há de compartir da tortura e terror de terceiros. Ele negará e transformará o mundo com suas escolhas individuais, sem precisar ser uma pessoa boçal que ri do escárnio alheio.

  4. Comunidades inteiras de cebolinhas, nhâmes, batatinhas, cenouras, vagens, choram e não podem nem correr para se defenderem desses monstros veganos sem coração! Lembre-se , batatinha, quando nasce, espalha a rama pelo chão!

    • ainda bem que tratas bem todos os legumes e até os acaricias e regas todos os dias e os animais idem idem aspas aspas por certo tua lancheira está cheia de ar e polen para a proxima refeição.

  5. Gente proteína? Pega proteína das plantas! Nossa, nesses casos até parece que esses cientistas e biólogos são burros, mas não, é só outra forma de explorar animais e arrancar muito dinheiro de várias pessoas que acham que precisam viver disso.

  6. A maior doidera é falar que o peixe é vegetariano e “possuindo um sistema digestivo semelhante ao dos humanos”. Então os humanos são vegetarianos também cambada de idiotas.

    Como falar que o animal é vegano pq parece como nosso sistema digestivo e falar que nós não somos veganos?

    Para os desinformados dos comentários, as plantas não são seres de sentimentos como os animais. Logo esse mínimo de que planta x vai chorar não tem fundamento.

    Conseguimos tirar toda alimentação de plantas sim, mas a indústria manipula vocês para que continuem se enganando… Come um churrasco e bebe cerveja de milho, depois toma remedinho pra má digestão e dor de cabeça, e sustente a indústria….

    E finalizando, é b comer animais né? Maya seu gatinho e cachorro e come. Isso vc não tem coragem, mas os outros animais que chegam no mercado você tem… Falta um pouco mais de estudo para entenderem. Não os culpo. Já diz até em livros religiosos “pei, perdoem-nos, eles não sabem o que fazem”

    A ignorância nos argumentos são as piores partes. Um pouco Quinho de pesquisa e já chegam nas respostas.

    • Raramente vai encontrar alguém por aqui que saiba ainda raciocinar bem.
      Escreveu e muito bem que a cambada de idiotas não consegue pensar. Deve ser da doença das vacas loucas que atingiu as vítimas dos devoradores de cadáveres. As leis da natureza nunca falham, já o Homem falha a toda a hora.
      E não espere nem um pouquinho que os irracionais consigam entender porque acham muito mal devorar gatos mas já acham bem devorar bezerros ou vacas.

  7. Vocês sâo todos uns analfabetos,sô dizem disparates,resumindo,cada um come aquilo que entende e o que pode e parem de criticar e a dizerem coisas sem fundamento a ciencia tem a sua razâo!

  8. Farto me de rir com os comentários que este tipo de noticias gera. É genial ver a quantidade de argumentos absurdos incoerentes e baseados na pseudo-ciênca que aqui surgem. O próprio titulo do artigo é tendencioso mas surte o efeito pretendido que é chamar a atenção e levar as pessoas a ler e a comentar. Mas a sério continuem a dizer idiotices sem base na realidade e a passar as mesmas como verdades absolutas. Há e só um detalhe para conseguir colocar uma espécie de peixe num sistema de aquacultura com sucesso, ou seja dominar o ciclo de vida e conseguir os reproduzir, fazer passar as fases larvais para adultos e engorda-los de forma rentável para depois os matarem e processarem leva dezenas de anos. A Aquacultura é um processo complexo e não é A SOLUÇÃO final para alimentar a humanidade, é uma parte da solução mas nada mais do que isso. Era bom que estas noticias tivessem um pouco mais de substância.

  9. Plantas não tem sistema nervoso, aqui quem vos fala é uma biologa molecular e botanica que estuda exclusivamente o comportamento de plantas e afirmo elas não sentem dor nem são conscientes ao nível sensciente animal. Apoio vegetarianos apesar de eu não ser por pura cara de pau e ignorancia minha, afinal, ciencia não é tudo.

RESPONDER

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …