Comer um peixe selvagem dos EUA é tão mau como beber água contaminada durante um mês

A presença de altos níveis de químicos eternos nos peixes selvagens apanhados nos lares e rios dos Estados Unidos torna-os tão periogos como beber água contaminada.

Comer um peixe de água doce pescado num rio ou lago nos Estados Unidos é tão mau para a saúde como beber água contaminada com “químicos eternos” durante um mês.

Esta é a conclusão de um novo estudo publicado na Environmental Research. Os “químicos eternos” PFAS foram criados pela primeira vez nos anos 40 para resistirem à água e ao calor e são agora usados em vários produtos, como panelas com teflon ou embalagens de comida.

Mas a indestruibilidade dos PFAS acabou por ser virar contra nós, estando estes químicos agora a contaminar o solo, o ar, a água e até os nossos corpos. Os PFAS estão associados a vários problemas de saúde, como colesterol alto, cancro ou problemas de fígado.

Uma equipa de investigadores analisou mais de 500 amostras de peixe de rios e lagos nos Estados Unidos entre 2013 e 2015. O nível médio de PFAS nos peixes era de 9500 nanogramas por quilo e quase tres quartos destes eram PFOS, um dos tipos mais comuns e mais perigosos de PFAS.

Come apenas um peixe destes é assim equivalente a beber água com PFOS em 48 partes por bilião durante um mês. Os níveis seguros de PFOS para a água ser considerada potável é de apenas 0,02 partes por bilião.

O nível total de PFAS no peixe de água doce era 278 vezes àquele que tem sido encontrado no peixe vendido comercialmente, cita o Phys.

O autor principal do estudo, David Andrews, considera as conclusões “particularmente preocupantes devido ao impacto nas comunidades desfavorecidas que consomem peixe como uma fonte de proteína ou por razões sociais ou culturais”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.