Encontradas pegadas animais com 313 milhões de anos no Grand Canyon

Hostelworld.com

Grand Canyon, EUA

Uma equipa de paleontólogos norte-americanos descobriu rastos de animais que caminharam pelas dunas do Grande Canyon há 313 milhões de anos.

A investigação levada a cabo confirmou que os vestígios encontrados são pegadas fósseis de animais, as mais antigas deste tipo já encontradas no Parque Nacional do Grand Canyon, localizado no estado norte-americano do Arizona.

Estas pegadas “estão entre os rastos mais antigos na Terra de animais que põem ovos com casca, como é o caso dos répteis”, afirmou o o paleontólogo Stephen Rowland, envolvido na descoberta e cujos resultados foram esta semana publicados na revista PLOS.

A descoberta ocorreu depois de um penhasco do Grand Canyon ter desabado, nota o NPR.

Os vestígios foram encontrados em meados de 2016, quando o professor de geologia Allan Krill fazia uma caminhada com os seus alunos pela área e estes encontraram marcas incomuns numa rocha que caiu de um penhasco do formação rochosa.

Krill enviou uma fotografia do que viram a Rowland e foi aí que a investigação começou.

Stephen Rowland/ CC BY 4.0

As análises levadas a cabo concluíram que as pegadas em causa registaram a passagem de dois animais que caminharam separadamente pelas dunas de areia, oito milhões de anos antes do que se pensava até então.

Ao reconstruir a cena, os cientistas concluíram que os vestígios pertenciam a espécies ovíparas quadrúpedes: um par de pegadas consiste em 28 marcas de garras em cada impressão, enquanto o outro conjunto sugere que o animal em causa poderia ter uma perna direita ferida, uma vez que não havia marcas de garras desse lado.

Esta descoberta representa também “a primeira evidência de animais vertebrados a caminhar em dunas de areia” no local, acrescentou ainda Rowland.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …