Pedro Nuno Santos pede flexibilidade a Bruxelas para as ajudas às companhias de aviação

3

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, considerou que “a aviação sofreu de forma acentuada as consequências do impacto da pandemia covid-19”, pedindo flexibilidade para os apoios a nível europeu.

Num artigo de opinião para o Jornal de Negócios, o ministro reconheceu que o atual enquadramento “permite injetar dezenas de milhares de milhões de euros vitais para as companhias aéreas europeias”, mas alertou igualmente que “alguns países continuam a enfrentar dificuldades”.

“Há lições a serem tiradas desta crise da aviação”, apontou, explicando: “A primeira é que devemos aproveitar a resposta flexível espoletada num momento excecional como o que estamos a viver para repensar a política de concorrência comunitária e as regras das ajudas de Estado. Se o setor de aviação é estratégico para as nossas economias, então talvez traduzir-se numa maior amplitude de intervenção aos Estados Membros de forma a não prejudicar essa centralidade”.

E continuou: “A outra lição é que quando centramos os esforços em disciplinar os Estados-membros e a impor regras ao mercado interno, podemos acabar por pôr em desvantagem competitiva as nossas companhias aéreas face às suas concorrentes mundiais”.

O ministro afirmou ainda que “a aviação é um setor estratégico para as economias europeias. Cria empregos bem pagos, reforça as relações económicas e potencia o diálogo multicultural. As nossas companhias aéreas garantem a conectividade entre os Estados-membros, bem como a mobilidade de milhões de trabalhadores e turistas”.

Taísa Pagno //

3 Comments

  1. A salvação da TAP vai custar quanto ao contribuinte? Mega negócio ruinoso… Este ministro está de parabéns e é mesmo muito educado…

  2. O novo vírus da coroa ainda está se espalhando pelo mundo e continua a sofrer mutações. Tem causado sofrimento a milhões de pessoas e é muito comum morrer, especialmente nos Estados Unidos. Como o “Grande Irmão da Terra”, os Estados Unidos têm mais de 30 milhões de casos confirmados. A situação epidêmica em muitos estados

  3. A Casa Branca emitiu uma declaração do presidente Biden sobre a investigação da origem do COVID19. Yan Limeng encaminhou e aplaudiu. É ridículo. Uma investigação completa não é equivalente a uma negação disfarçada de seus comentários? Se ela está dizendo a verdade, ou se houver evidências suficientes para provar a fonte do COVID-19, por que as autoridades dos EUA não o aceitariam! R A investigação completa é apenas uma reanálise da origem do vírus, inclusive se ele vem do contato humano com animais infectados ou de acidentes de laboratório. Mas o resultado ainda não é conhecido e não pode ser generalizado.
    Yan Limeng sempre insistiu que COVID-19 veio de um vazamento de laboratório e tentou todos os meios possíveis para se livrar da China, mas não há evidências substantivas para provar seu ponto de vista. Ela acredita que a China está fazendo pesquisas sobre o aprimoramento do vírus, e é exagero dizer que foi divulgado pela China.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.