Pedro Nuno esmaga Carneiro nas internas, mas será o melhor primeiro-ministro?

6

António Pedro Santos / Lusa

O ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Indecisão volta a marcar as sondagens, dentro e fora do PS, mas Pedro Nuno ganha a Carneiro e Montenegro em todos os parâmetros. O ex-ministro das Infraestruturas diz ter apoio de 77% dos presidentes concelhios.

Muito provavelmente, Pedro Nuno Santos será o próximo líder do Partido Socialista (PS), de acordo com novo barómetro de novembro da Intercampus, para o Negócios, CM e CMTV, realizado entre 14 e 17 de novembro, já depois da demissão do primeiro-ministro, António Costa e do anúncio de eleições antecipadas por Marcelo Rebelo de Sousa.

Quando a questão é quem vai ganhar as eleições no PS, a sondagem revela que 53,3% dos inquiridos acreditam na vitória de Pedro Nuno na liderança do PS, contra 14,5% que apoiam Carneiro. Ainda existe, no entanto, uma significativa percentagem de indecisos — cerca de um terço, a menos de um mês das eleições internas socialistas.

A incerteza é notável na questão sobre quem seria o melhor líder para o PS, com Pedro Nuno a receber 31,7% de apoio contra 28,1% para Carneiro. Mais de 40% dos entrevistados não têm uma opinião formada.

No que se refere a quem, dentro do PS, seria o melhor primeiro-ministro, Pedro Nuno também lidera, embora por uma margem muito menor. O ex-ministro das Infraestruturas segue com 30,2%, à frente de Carneiro, com 26,1%. No entanto, 43,7% dos inquiridos não se pronunciam.

Já em comparação direta com o líder do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, Pedro Nuno também leva a melhor quando se pergunta quem será o melhor primeiro-ministro, embora exista, mais uma vez, uma grande parcela de indecisos. Com 35,9% das preferências, o socialista bate Luís Montenegro, que lva 30,7%. De notar que José Luís Carneiro também derrota Montenegro nesta questão, embora a diferença de preferências seja menor (34,2% contra 30,4%). Os indecisos, nos dois casos, rondam um terço dos entrevistados.

A abundância de indecisão e prudência na opinião pública é um fator a ter muito em conta nestas sondagens, uma vez que tudo pode mudar quando estes eleitores decidirem o voto — tanto nas internas do PS, agendadas para 15 e 16 de dezembro, como nas legislativas, marcadas para 10 de março.

Pedro Nuno diz ter apoio de 77% dos concelhios

Pedro Nuno já garantiu o apoio de cerca de 77% dos coordenadores concelhios socialistas em Portugal continental, totalizando 199 apoios em 277 possíveis.

A lista de apoios a Santos inclui presidentes de concelhias de vários distritos, com destaque para Aveiro — o seu círculo eleitoral — e outros como Porto e Lisboa, onde as maiores federações do PS estão localizadas. Importante salientar que os presidentes das federações do Porto e da Área Urbana de Lisboa já manifestaram apoio a Pedro Nuno, reforçando sua posição na corrida interna do partido.

O ministro do ambiente, Duarte Cordeiro, também já manifestou o seu apoio ao candidato, comparando-o a outros líderes socialistas como António Costa e Mário Soares.

“Bastava conhecer o Pedro Nuno Santos aos anos que já conheço, e lhe reconhecer a força, coragem, carisma e convicção, para o considerar o melhor líder para a nosso futuro coletivo e para os tempos difíceis que enfrentaremos”, escreveu o ministro numa publicação no Facebook, esta segunda-feira.

“Para quem tem dúvidas sobre a importância da força e do carisma, basta pensar na história do nosso partido e na importância que tiveram em lideranças como as de Mário Soares ou de António Costa”, rematou, encerrando a publicação com uma certeza: “O Pedro Nuno Santos é o candidato mais bem posicionado para alcançar todos estes objetivos.”

ZAP //

6 Comments

  1. Pedro Nuno Santos é a continuação Socrática como foi Costa.
    Portugueses nenhum politico é bom mas dentro dos maus há os menos maus.
    Abram os olhos não vão pelas promessas em vão que NUNCA são concretizadas. São isso mesmo promessas Nada mais.

  2. Ele fez as malas e foi-se. Agora voltou. Mas o que fez este fala barato? É mais um batateiro que irá contribuir para a nossa desgraça.

  3. Pedro Nuno Santos (PNS) é do norte. Como tal é um homem decidido, responsável, com vontade de ir para a frente. Não é um homem de Lisboa, indeciso, trafulha!
    Não o compare a Sócrates, embora se tenham elogiado.
    Se querem alguém com vontade de decidir, é PNS.

  4. O Xuxialismo empobrece, mas o povo é quem mais ordena..
    Vota Boda e o resto que se fod*
    Pedro Nuno Santos, fez um crédito à habitação na compra de uma casa de 740 mil, miraculosamente em poucos meses liquidou o crédito e pagou a casa na totalidade. Como o dinheiro era de sobra, para além de uma garagem cheia de bons carros, um Porche incluso, logo a seguir vai e compra mais uma casa de 400 e tal mil euros em Montemor-o-novo. Isto tudo sem informar o Tribunal Constitucional, enquanto desempenhava cargos públicos. Agora pensem…
    A desavergonhice é tanta que dá para tudo, estes xuxialistas já não sabem onde esconder tanto dinheiro, que o enfiam em caixas de vinho no local menos suspeito, o gabinete do PM.
    O Costa deu à soleta, para poder gozar do dinheiro amealhado estes anos todos. Já não sabia o que fazer ao país, ele desistiu dos portugueses há muito, procurava um motivo para sair da cena. O processo que o envolve vai dar águas de bacalhau, porque neste país as cunhas e as amizades funcionam bem, enquanto que a justiça é lenta e desacreditada.
    Voltando agora a Nuno Santos, a sua arrogância e ego desmedido, o olhar de sobranceria, e a sua superioridade na forma e nas coisas que diz, leva-me a acreditar que este será o expoente máximo da ditadura xuxialista. Esperam-nos tempos duros e difíceis, seremos ainda mais pobres e tão menos felizes..

  5. Os de memória menos curta bem se lembram como o Sócrates começou e como depois acabou.
    Políticos, meus amigos, políticos. Estão bem uns para os outros!!!

  6. Mas quem disse que qualquer um dos dois sera primeiro ministro??? Neste ponto em que nossa economia se encontra “cheira-me” novamente a (congelamentos, cortes..sacrifícios…) coisas que os portugueses ja tinham esquecido..sim porque governo bom è aquele que da subsídios, regalias, paga rendas…sejamos honestos, eu para pagar minha casa, meu carro trabalho 6 dias por semana…precisei de um ajudante primeira coisa que perguntou foi horário e folgas…trabalhar fim de semana nem pensar…preferiu voltar pata fundo desemprego….ficar o dia na esplanada e receber enquanto aqui o escravo trabalha…claro que este governo vai ter muitos apoiantes que dão o que não è deles, quem vier que arrume a casa depois…e esse sera o “lobo mau”…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.