África do Sul já recebeu pedido de extradição de João Rendeiro

Luís Miguel Fonseca / Lusa

O ex-banqueiro João Rendeiro no Tribunal de Verulam

O ex-banqueiro João Rendeiro no Tribunal de Verulam

O pedido formal de extradição de João Rendeiro foi recebido esta quarta-feira pelas autoridades sul-africanas, anunciou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“O referido pedido, formulado no prazo de 40 dias previsto no artigo 16º. da Convenção Europeia de Extradição, foi instruído em português com toda a documentação relevante e legalmente exigida e acompanhado de tradução”, disse a PGR.

Para evitar a libertação do ex-banqueiro, as autoridades portuguesas tinham 11 dias para enviar toda a documentação traduzida, escreve a CNN Portugal.

Rendeiro está em prisão preventiva desde 17 de dezembro (depois de ter sido detido a 11 de dezembro, após três meses foragido à polícia portuguesa), face à recusa do juiz em aceitar os argumentos da sua equipa de advogados para uma libertação sob fiança.

A defesa recorreu desta decisão, alegando que o antigo banqueiro não tem intenções de fugir de África do Sul — e acusando o juiz de ter sido influenciado e pressionado pela opinião pública e comunicação social portuguesa.

O antigo homem-forte do BPP foi condenado em três processos relativos precisamente à queda do banco. Numa das três decisões (que já transitou em julgado e não é passível de recurso), João Rendeiro terá de cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.