/

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo um cemitério.

Na Baía de Vatika, no sudeste do Peloponeso, na Grécia, está Pavlopetri, uma das cidades submersas mais antigas do mundo. Com cerca de 5.000 anos, os seus restos arqueológicos foram observados pela primeira vez em 1967 pelo investigador Nicholas Flemming. O sítio arqueológico encontra-se a 4 metros de profundidade e agora é considerado uma das cidades subaquáticas mais antigas do mundo.

Em 1968, uma equipa de arqueólogos da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, foi até ao local e iniciou diversos estudos para tentar descobrir mais detalhes e percebeu que a “cidade perdida” subaquática é a mais antiga já encontrada no Mar Mediterrâneo.

A cidade subaquática é a única no mundo a manter a sua estrutura intacta: as ruas, pátios, e edifícios estão à vista de quem observa o sítio arqueológico.

Nas últimas pesquisas realizadas em Pavlopetri descobriram-se pelo menos 15 grandes edifícios e foi também encontrado um cemitério que ainda tinha 60 sepulturas de pedra.

Além disso, foram encontrados vários fragmentos de artefactos antigos, tais como objetos, utensílios utilizados em mesas e grandes jarros, que oferecem aos arqueólogos uma visão mais clara sobre o quotidiano das pessoas que ali viveram, antes de ficar submersa.

“Existem cidades mais antigas submersas no mundo, mas nenhuma se encontra tão bem organizada como esta e, por isso, é única”, disse Jon Henderson, da equipa da Universidade de Nottingham, ao The Guardian.

Os investigadores sugerem que a cidade ficou submersa depois de vários terremotos atingirem o local. Ainda assim, o local manteve as estruturas arquitetónicas sem que houvesse qualquer intervenção humana durante milhares de anos.

Atualmente, o nome original da cidade ainda é desconhecido, assim como o seu papel exato no mundo antigo. “É um achado raro e significativo porque, como é um local submerso, nunca foi reocupado”, explicou Elias Spondylis do Ministério da Cultura da Grécia ao New Scientist.

Pavlopetri nos dias de hoje

O local é provavelmente a cidade subaquática mais investigada do mundo. Em 2011, a BBC produziu um documentário impressionante intitulado Pavlopetri – The City Beneath the Waves, que teve como foco a forma como a tecnologia foi usada pela equipa da Universidade de Nottingham para criar uma impressão realista do fundo do mar.

Em 2016, Pavlopetri foi incluída no World Monuments Watch, um programa global que trabalha para proteger locais históricos sob ameaça, apoiar os esforços de conservação e aumentar a consciencialização sobre estes.

Graças a estas ações, em agosto de 2016, a região foi demarcada por boias para a proteger de pequenos navios, e em 2018 o local tornou-se o primeiro, em águas gregas, a ser incluído nas cartas marítimas fornecidas aos navegantes pelo Serviço Hidrográfico da Marinha Grega, recorda o Ancient Origins.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.