Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo um cemitério.

Na Baía de Vatika, no sudeste do Peloponeso, na Grécia, está Pavlopetri, uma das cidades submersas mais antigas do mundo. Com cerca de 5.000 anos, os seus restos arqueológicos foram observados pela primeira vez em 1967 pelo investigador Nicholas Flemming. O sítio arqueológico encontra-se a 4 metros de profundidade e agora é considerado uma das cidades subaquáticas mais antigas do mundo.

Em 1968, uma equipa de arqueólogos da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, foi até ao local e iniciou diversos estudos para tentar descobrir mais detalhes e percebeu que a “cidade perdida” subaquática é a mais antiga já encontrada no Mar Mediterrâneo.

A cidade subaquática é a única no mundo a manter a sua estrutura intacta: as ruas, pátios, e edifícios estão à vista de quem observa o sítio arqueológico.

Nas últimas pesquisas realizadas em Pavlopetri descobriram-se pelo menos 15 grandes edifícios e foi também encontrado um cemitério que ainda tinha 60 sepulturas de pedra.

Além disso, foram encontrados vários fragmentos de artefactos antigos, tais como objetos, utensílios utilizados em mesas e grandes jarros, que oferecem aos arqueólogos uma visão mais clara sobre o quotidiano das pessoas que ali viveram, antes de ficar submersa.

“Existem cidades mais antigas submersas no mundo, mas nenhuma se encontra tão bem organizada como esta e, por isso, é única”, disse Jon Henderson, da equipa da Universidade de Nottingham, ao The Guardian.

Os investigadores sugerem que a cidade ficou submersa depois de vários terremotos atingirem o local. Ainda assim, o local manteve as estruturas arquitetónicas sem que houvesse qualquer intervenção humana durante milhares de anos.

Atualmente, o nome original da cidade ainda é desconhecido, assim como o seu papel exato no mundo antigo. “É um achado raro e significativo porque, como é um local submerso, nunca foi reocupado”, explicou Elias Spondylis do Ministério da Cultura da Grécia ao New Scientist.

Pavlopetri nos dias de hoje

O local é provavelmente a cidade subaquática mais investigada do mundo. Em 2011, a BBC produziu um documentário impressionante intitulado Pavlopetri – The City Beneath the Waves, que teve como foco a forma como a tecnologia foi usada pela equipa da Universidade de Nottingham para criar uma impressão realista do fundo do mar.

Em 2016, Pavlopetri foi incluída no World Monuments Watch, um programa global que trabalha para proteger locais históricos sob ameaça, apoiar os esforços de conservação e aumentar a consciencialização sobre estes.

Graças a estas ações, em agosto de 2016, a região foi demarcada por boias para a proteger de pequenos navios, e em 2018 o local tornou-se o primeiro, em águas gregas, a ser incluído nas cartas marítimas fornecidas aos navegantes pelo Serviço Hidrográfico da Marinha Grega, recorda o Ancient Origins.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …