Quase todo o património da UNESCO no Mediterrâneo ameaçado pela subida das águas

Ivan Ivankovic/Flickr

A cidade de Dubrovnik, na Croácia

O aumento da erosão costeira devido à subida do nível das águas está a pôr em risco quase todos os monumentos reconhecidos como Património da Humanidade que se localizam na zonas baixas da costa do Mediterrâneo.

De acordo com um estudo publicado na terça-feira na revista Nature Communications, 47 dos 49 monumentos estão em risco de estar afetados até 2100. Neste momento, 42 zonas já estão a ser efetadas pela erosão costeira, segundo o EurekAlert. Há ainda 37 regiões em risco de inundação.

Lena Reimann, do Departamento de Geografia da Universidade de Kiel, apercebeu-se do risco em que esses monumentos se encontravam utilizando a base de dados da UNESCO e as previsões para a subida das águas do mar.

Os países com mais património ameaçado são a Croácia, a Grécia, a Itália e a Tunísia. Entre os locais em risco, encontra-se a cidade de Dubrovnik, Butroto, Delos, Acre, Costa Amalfitana, Gruta de Gorham, Cartago, Rodes e a zona arqueólogica da Pompeia.

Até locais ainda praticamente desconhecidos podem estar em risco de se perder. A antiga cidade romana da Aquileia, no norte da Itália, ainda continua por descobrir, sendo que grande parte ainda está subterrada.

“Não podemos quantificar o valor daquilo que perderemos”, considera Lena Reimann, citada pelo Público. “É o nosso património – elementos que são marcas da nossa civilização”

Apenas 2 dos 49 monumentos não estão em risco: a medina de Tunes, na Tunísia, e o santuário de Letoon, na Turquia.

Para Joseph Manning, do departamento de História da Universidade de Yale, a subida do nível das águas do mar pode ser, no futuro, responsável pela destruição da cultura humana. “É alarmante e depressivo”, comenta ao The Washington Post.

A subida das águas tem acontecido de forma lenta nos últimos 3000 anos, mas acelerou no último século com o início das mudanças climáticas impulsionadas pelas ações humanas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.