Quase todo o património da UNESCO no Mediterrâneo ameaçado pela subida das águas

Ivan Ivankovic/Flickr

A cidade de Dubrovnik, na Croácia

O aumento da erosão costeira devido à subida do nível das águas está a pôr em risco quase todos os monumentos reconhecidos como Património da Humanidade que se localizam na zonas baixas da costa do Mediterrâneo.

De acordo com um estudo publicado na terça-feira na revista Nature Communications, 47 dos 49 monumentos estão em risco de estar afetados até 2100. Neste momento, 42 zonas já estão a ser efetadas pela erosão costeira, segundo o EurekAlert. Há ainda 37 regiões em risco de inundação.

Lena Reimann, do Departamento de Geografia da Universidade de Kiel, apercebeu-se do risco em que esses monumentos se encontravam utilizando a base de dados da UNESCO e as previsões para a subida das águas do mar.

Os países com mais património ameaçado são a Croácia, a Grécia, a Itália e a Tunísia. Entre os locais em risco, encontra-se a cidade de Dubrovnik, Butroto, Delos, Acre, Costa Amalfitana, Gruta de Gorham, Cartago, Rodes e a zona arqueólogica da Pompeia.

Até locais ainda praticamente desconhecidos podem estar em risco de se perder. A antiga cidade romana da Aquileia, no norte da Itália, ainda continua por descobrir, sendo que grande parte ainda está subterrada.

“Não podemos quantificar o valor daquilo que perderemos”, considera Lena Reimann, citada pelo Público. “É o nosso património – elementos que são marcas da nossa civilização”

Apenas 2 dos 49 monumentos não estão em risco: a medina de Tunes, na Tunísia, e o santuário de Letoon, na Turquia.

Para Joseph Manning, do departamento de História da Universidade de Yale, a subida do nível das águas do mar pode ser, no futuro, responsável pela destruição da cultura humana. “É alarmante e depressivo”, comenta ao The Washington Post.

A subida das águas tem acontecido de forma lenta nos últimos 3000 anos, mas acelerou no último século com o início das mudanças climáticas impulsionadas pelas ações humanas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …