96 anos de portas abertas. Chegou a hora de a pastelaria Suíça as fechar

A célebre pastelaria Suíça, no largo do Rossio, em Lisboa, vai fechar em breve. A notícia foi comunicada à Câmara Municipal de Lisboa na semana passada.

Fechar portas “num futuro próximo”. Fausto Roxo, dono da pastelaria Suíça, no Rossio, em Lisboa, comunicou isto mesmo à Câmara Municipal de Lisboa, na semana passada, através de uma carta enviada à autarquia. “Afigura-se necessário, num futuro próximo, o encerramento da Pastelaria Suíça, pelo menos no espaço que agora ocupa”, lê-se.

Na missiva, Fausto Roxo admite ter desistido do processo de classificação de Loja com História a que se tinha candidatado há cerca de um ano. “Desde o momento da aludida candidatura até à presente data, ocorreram várias vicissitudes, que tiveram e têm tido um impacto negativo na exploração comercial da Pastelaria Suíça, impossibilitando a sua viabilidade, subsistência e continuidade no futuro.”

Ao jornal Público, alguns funcionários da pastelaria lisboeta disseram que ainda não tinham qualquer informação oficial sobre o fecho do estabelecimento, mas há indícios de que esta notícia não é apenas uma brincadeira de mau gosto, como as obras que decorrem na porta ao lado e o facto de o edifício ter sido vendido no início do ano.

Além disso, Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, anunciou o encerramento da famosa pastelaria esta quarta-feira, numa reunião pública. Mas a pastelaria Suíça não será a única a dizer adeus ao frenesim da capital. Além da Suíça, Duarte Cordeiro referiu a Joalharia Correia e a loja de decoração Ana Salgueiro, na Rua do Ouro e na Rua do Alecrim, respetivamente.

Ainda assim, adianta o jornal, na Joalharia Correia não havia qualquer informação sobre o fecho ao final da tarde desta quarta-feira. Já o encerramento da loja de decoração Ana Salgueiro, aberta desde 1960, está confirmado.

“Quando nos informam que estão em negociação, automaticamente tiramos do processo de classificação como Lojas com História”, explicou Duarte Cordeiro. “O programa não pode ser usado para especular” nem para “ser uma arma de negociação com os senhorios“, continua.

Na reunião de quarta-feira foram indicados 47 estabelecimentos para classificação antes da consulta pública, mas perante a desistência destes três, serão agora classificadas 44 lojas que vão gozar de algumas proteções especiais, como “Lojas com História”.

Perante as desistências, Duarte Cordeiro disse que, embora gostasse de classificar 47 estabelecimentos, “há um limite”. “Ao classificarmos 44 estabelecimentos não devemos ficar pesarosos.”

O limite a que o vice se referia é a “vontade” de os comerciantes manterem os negócios, afirmou Fernando Medina. “O programa não pode resolver os problemas de vontade. Tem é de criar as condições para que as pessoas tenham vontade de continuar.”

Na mesma reunião foi aprovado o “reconhecimento de estabelecimentos com oficinas de manufatura” que ficam protegidos de despejo. São 9 espaços, entre eles a fábrica de gelados A Veneziana e as destilarias da Ginginha Sem Rival e da Ginginha Rubi.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A especulação imobiliária rende muito mais que os bolos e pasteis. E não ninguém põe cobro a isto, nem cá nem em lugar nenhum…infelizmente.

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …