/

Passos “não tinha um tostão” e parece que saiu o totoloto a Costa

21

Passos Coelho diz que tem a “obrigação moral” de continuar na política, para representar os que se “sentem ameaçados” pelo governo de António Costa e para se tornar uma “alternativa séria” como primeiro-ministro que faça o país retomar o bom caminho.

Palavras deixadas pelo líder do PSD numa entrevista à SIC, onde Passos Coelho diz acreditar que vai voltar a ser primeiro-ministro. “Não só há condições, como acho que é necessário para o país ter uma alternativa séria“, constata.

“Não governei a olhar para as sondagens e não estou na oposição a olhar para as sondagens, esse é o perfil do Governo, não é o meu”, considera também Passos, acusando o Executivo de António Costa de viver “para a espuma dos dias, para a popularidade fácil” e não “para preparar o futuro”.

“Para salvar a minha pele não ando a comprometer expectativas no país, é exactamente ao contrário”, afiança ainda o ex-governante.

“Governo está a empurrar despesa com a barriga”

Passos sustenta que Portugal está “a regredir” com as políticas do governo socialista e diz que vivemos “um tempo que está a ser desperdiçado”, com um modelo económico que “está a revelar o seu falhanço”.

Para o líder do PSD só falar de um segundo resgate é já “um susto” e motivo de preocupação. E os números do governo, nomeadamente sobre a redução da despesa pública, são uma farsa, salienta Passos.

Segundo o ex-primeiro-ministro, “o actual governo está a empurrar com a barriga a actividade normal do Estado” para “suster artificialmente a despesa e criar nas pessoas uma ideia de que está tudo bem”.

“Mas não está” tudo bem, frisa Passos, notando que se o governo “não gasta agora vai ter de gastar para a frente”.

“Parece que nos saiu o totoloto”

Na preparação do Orçamento de Estado para 2017, e nomeadamente depois de Costa já ter assumido que vai haver um aumento de impostos, Passos acusa o Executivo de estar “a aumentar impostos aflito para cumprir as metas do défice”.

E confrontado com o facto de o seu governo de coligação com o CDS ter também aumentado os impostos para garantir o equilíbrio das contas públicas, Pedro Passos Coelho destaca que a “diferença” é que o seu Executivo não tinha “um tostão”.

Mas, aponta o presidente do PSD, “agora parece que temos, só ouço falar em aumentos, restituições, parece que nos saiu o totoloto ou herdámos de um familiar abastado“.

Passos ainda refere que convidou António Costa para ser vice-primeiro ministro, no rescaldo das últimas legislativas, “para ver se não deitávamos pela janela todos os sacrifícios que tínhamos feito”. “Ele disse que tinha uma alternativa melhor, mas está tudo a falhar”, constata.

É dentro deste cenário que o líder social-democrata refere que sente que tem “moralmente a obrigação de representar os que votaram” nele e “não se sentem representados neste governo e até se sentem ameaçados” por ele.

Passos desvaloriza “provocação” do PSD-Lisboa

Em termos da vida interna do PSD, Passos desvaloriza o caso da concelhia de Lisboa que apostou em José Eduardo Martins, um crítico da actual liderança do partido, para preparar o programa para as eleições autárquicas. Uma iniciativa que foi vista como uma provocação a Passos, tanto mais que o PSD ainda não tem um candidato a Lisboa.

“Não tenho de ser consultado sobre essa matéria, Deus me livre de me estar a pronunciar sobre matérias como essas pelo país inteiro”, reage Passos, atirando o caso para a gaveta.

O líder social-democrata assegura que tem tido “todo o apoio do PSD” e que “no dia em que achar” que está a mais, deixará o comando do partido. “Dentro do PSD, as questões sobre a liderança ou sobre a estratégia, são muito discutidas sem qualquer problema”, garante também.

Finalmente, Passos deixa elogios a Marcelo Rebelo de Sousa de quem diz que “tem actuado bem” na Presidência da República e “procurado criar um clima de cooperação e apoio ao Governo”.

SV, ZAP

21 Comments

  1. “Governo está a empurrar a despesa com a barriga”, pois, mas não é como tu, que empurraste os maus resultados e trafulhices da tua governação pra debaixo do tapete, pra depois dizeres que tivemos uma “saída limpa”. Grande aldrabão!

  2. E este foi buscar o dele ONDE ? Será que o ganhou ? Onde todos os portugueses sabem. Como, se fosse um desgraçado todos sabiam, assim KKKKKKKKKK

  3. E é c/ este tipo de portugueses q fazem este género de comentários que o n/ país NUNCA vai sair da MISERIA que a gentalha politica nos colocou. Não adianta andar c/ a culpa é deste ou daquele, estamos na M—- e ponto final.
    Agora convém é ver dentro dos maus (ja que todos os politicos o são). Temos é de escolher, eleger os menos MAUS p/ a economia, crescimento do país e tentar por algum tempo esquecer somente as regalias. Para um dia recebermos temos inicialmente de semear para colher. Ora estamos a receber á muito tempo e não estamos a semear praticamente nada, estamos a viver á custa do que nos é emprestado pela UE, mais NADA. Em casa que não há pão todos berram e ninguém tem razão, já diz o velho ditado.

    • Caro FCMM, compreendo e, parcialmente concordo, consigo.
      Este país tem estado infestado de politicos incompetentes, interesseiros no dominio pessoal (oportunistas), independentemente da cor partidária, mas gostaria de referir uma sua frase que é “estamos a receber há muito e não estamos a semear praticamente nada”. Pegando nesta frase sinto-me “transportado” para os tempos de Cavaco Silva como 1°ministro. Ninguém como ele recebeu tanta quantidade de fundos comunitários, cujos objectivos se centravam no desenvolvimento estrutural deste País. Quanto ao “semear” pergunto-lhe o que “semeou” Cavaco? Os fundos foram desvirtuados e serviram para tudo menos “semear”, isto é, reformar estruturalmente, este País. Serviram para acabar com as pescas ( uma autentica estupidez tendo em conta a nossa situação geografica e zona economica exclusiva, que é a 4° maior zona maritima do Mundo ), deu dinheiro “ás cegas” para “agricultores” latifundiários, cujo controlo de verbas foi zero, e acabaram por direccionar esses fundos para tudo menos para o desenvolvimento agrícola, no desenvolvimento industrial foi zero, etc, etc. Foi um governo de abutres, cuja criação do BPN também é exemplo (o meu amigo vá ler a história da criação do BPN, banco criado por ministros, ex ministros e secretários de estado dos governos de Cavaco e tudo gentinha ligada ao PSD, que andam aí livres que nem passarinhos ).
      Como vê, uns são mais culpados que outros e nisto do desenvolvimento que poderiamos ter tido, para mim, Cavaco Silva é o responsável numero um do subdesenvolvimento estrutural que temos. O país “ganhou” umas pontes e umas estradas para portugues ver, o resto, Dias Loureiros, Duartes Limas, Oliveiras Costas, Coimbras e Arlindo, etc, isso foi tudo malta para quem os fundos foram um “jackpot”, e ainda safaram Cavaco com as acções.
      Por tudo isto digo-lhe, qualquer governo seguinte, seja PS, seja PSD sem o jorro de fundos que Cavaco usufruiu, não tinha dinheiro para implementar reformas estruturais sérias, a menos que se endividasse. Houve quem tentasse isso mas, foi logo queimado. Foi pena.

  4. Continuo a achar que Passos tem razão e o caminho certo era aquele que ele queria seguir e a geringonça não o permitiu. Só é pena que quem irá “pagar as favas” serão, mais uma vez, os Portugueses e, sobretudo, os mais pobres e desfavorecidos. Costa apenas durará enquanto for levado ao colo pela comunicação social e por mais de cinco milhões de pensionistas e subsidiados do Estado, como insiste, a propósito e despropósito, Medina Carreira que teima em continuar a pregar no deserto. É essa a transparência e a verdade de que todos falam mas que muito poucos praticam verdadeiramente.

    • triste que tú és, isso é de viveres no deserto e só ouvires o merdinha carreira. aí no planeta dos macacos andam com o costa ó colo aqui no planeta real se não fossem os jornalistas o teu amado nem teria sido conhecido.em relação á transparência e verdade fala com o outro teu amado cuja reforma não dava pra comer, de tal forma era a pobreza que teve que vender as açõizinhas fruto duma vida de trabalho por meia dúzia de patacos não bastando isso e à semelhança do teu outro ainda nos roubou não pagando o IMI como era dever desse Werdas.

    • “levado ao colo pela comunicação social”? O quê!? Em que mundo vive? No país das maravilhas onde vive o Passos? Só pode! A comunicação social (e incluo o ZAP) não tem feito outra coisa se não propaganda (descarada e camuflada) contra o Governo. Algo que não fez quando lá estava o Passos/Portas. Quem acha que domina a comunicação social? Os grandes interesses económicos. O que é que querem esses mesmos interesses? Que a direita regresse ao poder para que a “mama” regresse.
      Como é possivel dizer “levado ao colo pela comunicação social”… Nem sequer vou chamá-lo de ignorante, porque não o é… Mas também não sei o que chamar. É mau demais…

    • O Sr. José Tavares é o cromo da semana! Dizer que o Costa anda ao colo da comunicação social é o maior bambúrrio que podia escrever. Olhamos para os pasquins e são todos da direita fascista. Olhamos para as TV´s e só vemos comentadeiros direitalhos ( e são sempre os mesmos) a dizer mal do governo. Chegam a confessar que não esperavam que o governo durasse tanto tempo. Tal como Passos Coelho, que continua amargurado e ressabiado por ter sido apeado por alguém muito mais inteligente do que ele. Quanto ao Medina, nem é bom falar! Faz na TVI, o papel que o direitalho Gomes Ferreira faz na SIC. Metem nojo.

  5. Só vem confirmar o que já se sabia, o País está depauperado (herança que este zombie nos deixou) e o psd está de pau parado e a prova disso é que está à espera (tudo fazendo para que isso aconteça) que o governo caia para se apresentar como “alternativa séria” a primeiro-ministro. pobre psd que não tem mais ninguém além desta nulidade, estão a passar pelos tuneis abaixo das ruas da amargura.

  6. O Estado é e sempre foi insaciável.
    Isto só acontece porque o BURRO do PAROLO do POVO deixa.
    Enquanto mantiverem o POVO calmo e sem qualquer reacção, a brincadeira continua.
    Viva Portugal.

  7. Passos, ” porque non te Callas “. Ainda não percebeste que já ninguém te dá importância, e te escuta, pela péssima governação que tiveste em Portugal. Uma sugestão,porque não vais para Moçambique, e deixas os Portugueses em paz. Puxa que tipo teimoso!!!!!!/

  8. Estes comentários estão cheios de comunas com azia.

    A Irlanda estava na mesma como nós, mas já estão lá em cima, porque? Porque têm governo de direita.
    Agora olhem para a Venezuela, governo de esquerda com as maiores reservas de petróleo do mundo… Povo a morrer a fome.

    Só há dois tipos de pessoas de esquerda.
    Ignorantes facilmente enganados com papas e bolos.
    Chupistas de merda que passam a vida toda a ver como podem roubar do trabalho dos outros.
    Vejam bem só as centrais sindicais, aqueles porcos de merda não mexem uma palha e vivem vida de réis há conta dos idiotas que dizem representar, NUNCA vi um comuna a trabalhar, só se mexem para exigir tudo e mais alguma coisa, são uma corja nojenta que ainda se acham alguma coisa.

    • D. Cláudia Monteiro, o seu comentário mete nojo. não só pela linguagem utilizada, mas também pelo azedume e ressabiamento que demonstra. Afinal a aziada aqui é a srª.
      Depois diz que a esquerda só tem dois tipos de pessoas!! Está cheia de sorte porque na minha opinião a direita só tem um tipo de pessoas: os fascistas ressabiados, reacionários, trauliteiros e salazarentos.

  9. O sadismo é mais forte que ele. O mal conquistou-lhe a moleirinha e não pensa noutra coisa, favorecer os ricos e escravizar os mais fracos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.