Passos e Guterres à frente na corrida a Belém. Ventura já espreita, Marques Mendes trepa

1

PSD

Os antigos primeiros-ministros, António Guterres e Pedro Passos Coelho

Sondagem coloca o social-democrata Passos Coelho na liderança à sucessão de Marcelo. António Costa derrapa, Santana Lopes desilude.

Pedro Passos Coelho segue na liderança das preferências dos portugueses para ser o próximo Presidente da República, de acordo com nova sondagem da Intercampus para o CM, CMTV e Jornal de Negócios.

O ex-primeiro-ministro foi, com 15,8% das intenções de voto, o preferido entre 15 possíveis nomes para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa.

Atrás do social-democrata ficou o atual secretário-geral da ONU, António Guterres. Com 14,8% dos votos dos inquiridos, o também ex-primeiro-ministro português — entre 1995 e 2002 — perde o primeiro lugar face à sondagem realizada em julho após uma ligeira descida.

André Ventura é quem fecha, desta vez, o pódio das preferências, com 9%. O líder do Chega sobe um lugar, mas desce 2,4 pontos percentuais.

António Costa foi o mais castigado na sondagem. Se em julho disputava o lugar com Guterres, caiu agora para o quarto lugar com 8,8% de preferências de voto.

O quinto preferido dos portugueses liderou a lista durante vários meses no decorrer de 2022. Falamos do atual chefe do Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, que mantém a posição sem grande oscilação nas preferências — 7,8% dos votos.

Luís Marques Mendes, que já anunciou a sua eventual candidatura a Belém, aparece em sexto, registando uma das subidas mais acentuadas. Com mais três pontos percentuais do que em julho, escalou do décimo para o sexto lugar, com 6% das intenções de voto.

A morder os calcanhares ao social-democrata, com 5,5%, encontra-se Catarina Martins, após deixar a liderança do partido e abandonar o Parlamento. Paulo Portas e o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, seguem a bloquista, com 3,9%.

Ana Gomes — que foi a segunda candidata mais votada nas últimas presidenciais —, João Cotrim Figueiredo e Durão Barroso surgem muito próximos com valores a rondar os 3% das intenções de voto dos eleitores portugueses.

Em penúltimo lugar ficou alguém que também já admitiu candidatar-se à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa: Pedro Santana Lopes, que surge acompanhado do comunista Paulo Raimundo e do socialista Augusto Santos Silva. O presidente da autarquia da Figueira da Foz e o secretário-geral do PCP contam com 2% das respostas; já o presidente da Assembleia da República não vai além dos 1,5%.

ZAP //

1 Comment

  1. A única pessoa com percurso profissional, político, e perfil para liderar a Presidência da República de Portugal, é o Presidente Rui Rio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.