Passaporte português é um dos mais poderosos do mundo

O passaporte português é considerado como o quinto mais poderoso do mundo. Nos últimos anos serviu de porta de entrada para quase 185 países e é tão poderoso quanto um passaporte com o carimbo da Áustria ou da Holanda.

De acordo com a lista agora divulgada pela Henley & Partners – empresa que analisa a nível mundial este documento e que é considerada como a que atribui a classificação mais rigorosa -, Portugal mantém a mesma posição em que se encontrava em 2008 e 2009. Neste momento, quem tiver passaporte português precisa de visto antecipado para 41 países, como Angola, Cuba, Índia, Rússia, Arábia Saudita ou Azerbaijão.

Mas o passaporte mais poderoso é o japonês que dá acesso a 190 países. O mesmo acontece com o de Singapura. A Coreia do Sul, a Finlândia e a Alemanha estão no segundo lugar ao permitirem acesso a 188 países sem visto antecipado.

Há depois a Dinamarca, Itália e Luxemburgo que dão acesso a 187 e, em quarto lugar, estão França, Espanha e Suécia com 186 países.

Há cinco anos, os EUA e o Reino Unido encabeçavam esta lista, mas estão agora em sexto lugar, a posição mais baixa desde 2010. A maior subida é a dos Emirados Árabes Unidos, que galgou cinco lugares e está em 15º.

Em último lugar está o Afeganistão, cujo passaporte apenas dá para entrar em 25 países. Com o documento iraquiano pode aceder-se diretamente a 27 e com o da Síria a 29.

O ranking da Henley & Partners avalia a cada trimestre a liberdade de circulação de quase 200 passaportes, sendo que os cidadãos luxemburgueses podem entrar em 187 países sem visto, mais um país que no trimestre anterior.

O ranking baseia-se em dados exclusivos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) que, segundo a empresa de consultoria, mantém o maior e mais preciso banco de daods de informações de viagens do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …