Passageiros esperam há meses por reembolso de voos cancelados. TAP tem maioria das queixas

Jetstar / Flickr

De acordo com a lei, a devolução do valor dos bilhetes deve ser feita em sete dias, mas isso não está a acontecer. A maioria das queixas visa a TAP, ainda assim quase todas as companhias escondem informações aos clientes.

O prazo legal para a devolução do dinheiro gasto em compra de viagens que depois foram canceladas devido à pandemia é de sete dias. No entanto, milhares de passageiros esperam há meses pelo reembolso do dinheiro, avança o JN.

A Deco já recebeu quase 6700 queixas, e acusa as companhias aéreas de imporem aos clientes vouchers de substituição. Também a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) confirma “um elevado número de reclamações”.

A TAP é a companhia aérea que tem tido mais reclamações, sobretudo nas redes sociais onde são divulgados vários relatos. A transportadora portuguesa justifica os atrasos com “um número extraordinariamente elevado de pedidos de reembolso”.

Na linha de apoio ao consumidor que criou em 4 de março, a Deco recebeu, até 30 de setembro, 6694 queixas relativamente ao reembolso de viagens canceladas e a problemas com alojamento.

“Os passageiros são canalizados para o reagendamento da viagem ou para a atribuição de um voucher. É sonegada informação sobre o direito ao reembolso, o que é uma prática comercial desleal. Aos que não aceitam, a transportadora promete o reembolso, mas ele não é efetivado. Alguns esperam há um, dois, três meses”, refere Ana Sofia Ferreira, advogada da Deco.

Em declarações ao JN, a ANAC frisa que, “no âmbito da pandemia, recebeu um elevado número de reclamações relativas a reembolsos de voos cancelados“. “Em todos os casos, as transportadoras aéreas foram notificadas para proceder ao reembolso dos voos. De uma forma geral, as transportadoras aéreas têm vindo a proceder ao reembolso dos passageiros, embora com prazos de resposta dilatados”, admite o organismo.

Já a TAP alega que “o processamento dos pagamentos continua com algum atraso, sobretudo devido ao elevado número de pedidos e à necessidade de analisar individualmente cada pedido”, sustentando que está a “envidar todos os esforços para resolver os pedidos com a maior brevidade possível”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho cinco viagens que foram canceladas pela TAP. Fui obrigada a aceitar Vouchers que não posso usar. Já solicitei à TAP o reembolso, mas não obtive qualquer resposta.

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …