Passageiros abandonam voo da American Airlines ao saber que os pilotos eram mulheres

O voo 909 da American Airlines atrasou mais de uma hora, depois de sete passageiros terem decidido abandonar o avião por descobrirem que a aeronave ia ser pilotada por mulheres.

Na semana passada, o Boeing 777-200 da American Airlines que saiu de Miami, nos Estados Unidos, com destino a Buenos Aires, na Argentina, atrasou quase 1h30 e nada teve que ver com falhas técnicas ou ameaças de bomba.

O atraso foi culpa de sete passageiros que, ao se aperceberem que a aeronave seria pilotada por mulheres, decidiram abandonar o avião que estava prestes a descolar.

Em declarações ao  jornal argentino La Nacion, o passageiro Marcos Martinez contou que mal entrou no avião, juntamente com os seus familiares, estranhou o facto do avião estar tão vazio.

De acordo com o argentino, quando o avião finalmente descolou, as comissárias de bordo acabaram por explicar a confusão aos restantes passageiros.

A companhia aérea emitiu um comunicado oficial, afirmando que apenas um passageiro teria deixado a aeronave antes da descolagem e que o atraso não teria sido mais do que 17 minutos.

Ainda segundo a American Airlines, o avião pousou apenas quatro minutos depois do previsto na capital argentina.

A nota vai contra os relatos dos passageiros, que revelaram a situação no Twitter.

A Sociedade Internacional de Mulheres Pilotos de Companhias Aérea aponta que, hoje em dia, das 130 mil pessoas que pilotam aeronaves em todo o mundo, apenas quatro mil são mulheres.

Além disso, pouco mais de 450 é que trabalham em grandes companhias, principalmente as norte-americanas.

ZAP / Revista Fórum

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. não gosto de viajar de avião mas vou passar a utilizar esse meio de transporte só para ter o prazer de ser conduzido por essas queridas até ao ceú e ver as estrelas.

  2. Não tarda aparece alguém a dizer que é machismo. Uma pessoa agora não pode decidir nas mãos de quem é que mete a vida. A mulher não é inferior ao homem nem vice-versa, mas toda a gente sabe que as mulheres têm os cérebros diferentes dos dos homens e uma das diferenças é a de que a mulher é menos apta do que o homem a visualizar a 3 dimensões.

    As mulheres têm menos acidentes de automóvel que os homens, mas não por uma questão de maior perícia… Mas sim por serem menos aceleras e correrem menos riscos idiotas. Na condução automóvel quotidiana, não é tanto a perícia que conta. Isso é mais na Fórmula 1 por exemplo, onde os homens são mais do que predominantes. Mas na condução de aviões, a perícia e a visualização a 3 dimensões é muito mais importante. As mulheres não têm normalmente tanto jeito para parqueamento, por exemplo.

    Eu nem estou a dizer que foi isto que os passageiros do avião, pensaram antes de sair. Provávelmente foi mesmo só preconceito… MAs se não foi, então poderá ter alguma razão de ser.

    • ó Mikungfu, que raio de história é essa da visão 3D e das mulheres, e dos acidentes de automóvel, e que os homens que apesar de terem mais perícia é que arriscam mais e por isso é que têm mais acidentes.
      Se as senhoras ou os senhores pilotos estão aptos a pilotar aviões, é porque têm a formação para tal, e se quiseres colocar as coisas nesses termos, não ouvi ainda notícias de acidentes na aviação comercial com mulheres piloto, o que não as faz melhores ou piores pilotos de aviação, são pilotos de aviação e ponto final. Os passageiros que abandonaram o voo é que são HIPÓCRITAS, pois deviam estar a pensar que era a primeira vez na história que a tripulação era feminina, e que eles eram algumas cobaias. Confio nas mulheres como confio nos homens, e se há perigos na estrada que são mulheres, também os há que são homens. Não tem diferença. A diferença está na formação de cada um e quanto a probabilidades, não as conheço, deixo isso para os matemáticos.
      Só espero que não tenham devolvido o dinheiro dos bilhetes aos passageiros que abandonaram o avião e acho que o abandono sem razão cabal, devia dar origem a indemenizar os outros passageiros pela espera que causaram.
      Fernando Valente

      • Esquece lá isso, mulheres a conduzir aviões não vai dar bom resultado, tal como na conducão se vê… simplesmente não têm tanta aptido. Obviamente que há excepções como em todo o lado, mas de uma maneira geral são tarefas que ficam melhor quando entregues a homens.

        • Santa Ignorância dê-lhe sorte. Porque inteligência é coisa que lhe não lhe assiste muito.

          Na condução dá tão “mau resultado” que as companhias de seguros em portugal queriam oferecer prémios mais baixos às mulheres em regra, e só não foram autorizadas porque o governo achou que era descriminação.

    • Pilotos femininas são tão boas como homens no cockpit. E quanto a essa história estereotipada do 3D, digo-lhe só um nome: Patty Wagstaff, uma das maiores pilotos de acrobacia aérea do mundo, desporto este que, como deve saber, consiste em elaborar complexas manobras 3D no céu com um avião.

  3. Ao ler estes comentários fico espantada! Será que o nosso País ainda é tão MACHISTA? Se as pessoas fazem os seus cursos, têm que fazer os exames, são aprovadas e lá porque são mulheres não prestam? Será que estes senhores não lêem que as grandes investigadoras mundiais e nacionais quase todas são mulheres as que ganham grandes prémios. Realmente as nossas investigadoras têm que ir para o estrangeiro para serem reconhecidas. Por favor abram as vossas mentes tão pequeninas e vejam a realidade

  4. wow rui esteves e mikungfu essa mentalidade retrodoga vossa em pleno 2016. Nunca vi tanto disparate junto em frases do genero as mulheres “é a de que a mulher é menos apta do que o homem a visualizar a 3 dimensões” Uma cadeia de pensamento que foi refutada a pouco tempo leia os seguintes estudos Clint, E.; Sober, E.; Garland, T Jr.; Rhodes, J. S. (2013). “Male superiority in spatial navigation: Adaptation or side-effect?”. The Quarterly Review of Biology 87 (1): 289–313. doi:10.1086/668168. “Playing Video Games Reduces Sex Differences In Spatial Skills”. ScienceDaily. 26 October 2007. Retrieved 2013-10-29. . Talvez um pouco de mais leitura e menos de mandar bitades em questoes. Eu adoro ver estes stereotipos “mulheres a conduzir aviões não vai dar bom resultado, tal como na conducão se vê… simplesmente não têm tanta aptido” E um pouco aquele pensamento de que as mulheres e que compram um monte de roupa e andam sempre na moda e que sao boas para ficar na cozinha. Mas o engracado e que os maiores cozinheiros e fascionistas sao homens . As mulheres e homens sao capazes de serem bons em qualquer area que se dediquem e estudem. Mulheres pilotos tem a mesma formacao que homens logo se estao la e poque sao aptas tal e qual como homens. Ha mts historias de companias de pilotos que bebem antes dos voos por esta cadeia de pensamento vossa prefiro ir com uma mulher que e mais consciente e naobebe e nao poe a vida dos passageiros em causa. nao e tao bom julgar por estereotipos? (ironia)

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …