Passageiros abandonam voo da American Airlines ao saber que os pilotos eram mulheres

O voo 909 da American Airlines atrasou mais de uma hora, depois de sete passageiros terem decidido abandonar o avião por descobrirem que a aeronave ia ser pilotada por mulheres.

Na semana passada, o Boeing 777-200 da American Airlines que saiu de Miami, nos Estados Unidos, com destino a Buenos Aires, na Argentina, atrasou quase 1h30 e nada teve que ver com falhas técnicas ou ameaças de bomba.

O atraso foi culpa de sete passageiros que, ao se aperceberem que a aeronave seria pilotada por mulheres, decidiram abandonar o avião que estava prestes a descolar.

Em declarações ao  jornal argentino La Nacion, o passageiro Marcos Martinez contou que mal entrou no avião, juntamente com os seus familiares, estranhou o facto do avião estar tão vazio.

De acordo com o argentino, quando o avião finalmente descolou, as comissárias de bordo acabaram por explicar a confusão aos restantes passageiros.

A companhia aérea emitiu um comunicado oficial, afirmando que apenas um passageiro teria deixado a aeronave antes da descolagem e que o atraso não teria sido mais do que 17 minutos.

Ainda segundo a American Airlines, o avião pousou apenas quatro minutos depois do previsto na capital argentina.

A nota vai contra os relatos dos passageiros, que revelaram a situação no Twitter.

A Sociedade Internacional de Mulheres Pilotos de Companhias Aérea aponta que, hoje em dia, das 130 mil pessoas que pilotam aeronaves em todo o mundo, apenas quatro mil são mulheres.

Além disso, pouco mais de 450 é que trabalham em grandes companhias, principalmente as norte-americanas.

ZAP / Revista Fórum

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. não gosto de viajar de avião mas vou passar a utilizar esse meio de transporte só para ter o prazer de ser conduzido por essas queridas até ao ceú e ver as estrelas.

  2. Não tarda aparece alguém a dizer que é machismo. Uma pessoa agora não pode decidir nas mãos de quem é que mete a vida. A mulher não é inferior ao homem nem vice-versa, mas toda a gente sabe que as mulheres têm os cérebros diferentes dos dos homens e uma das diferenças é a de que a mulher é menos apta do que o homem a visualizar a 3 dimensões.

    As mulheres têm menos acidentes de automóvel que os homens, mas não por uma questão de maior perícia… Mas sim por serem menos aceleras e correrem menos riscos idiotas. Na condução automóvel quotidiana, não é tanto a perícia que conta. Isso é mais na Fórmula 1 por exemplo, onde os homens são mais do que predominantes. Mas na condução de aviões, a perícia e a visualização a 3 dimensões é muito mais importante. As mulheres não têm normalmente tanto jeito para parqueamento, por exemplo.

    Eu nem estou a dizer que foi isto que os passageiros do avião, pensaram antes de sair. Provávelmente foi mesmo só preconceito… MAs se não foi, então poderá ter alguma razão de ser.

    • ó Mikungfu, que raio de história é essa da visão 3D e das mulheres, e dos acidentes de automóvel, e que os homens que apesar de terem mais perícia é que arriscam mais e por isso é que têm mais acidentes.
      Se as senhoras ou os senhores pilotos estão aptos a pilotar aviões, é porque têm a formação para tal, e se quiseres colocar as coisas nesses termos, não ouvi ainda notícias de acidentes na aviação comercial com mulheres piloto, o que não as faz melhores ou piores pilotos de aviação, são pilotos de aviação e ponto final. Os passageiros que abandonaram o voo é que são HIPÓCRITAS, pois deviam estar a pensar que era a primeira vez na história que a tripulação era feminina, e que eles eram algumas cobaias. Confio nas mulheres como confio nos homens, e se há perigos na estrada que são mulheres, também os há que são homens. Não tem diferença. A diferença está na formação de cada um e quanto a probabilidades, não as conheço, deixo isso para os matemáticos.
      Só espero que não tenham devolvido o dinheiro dos bilhetes aos passageiros que abandonaram o avião e acho que o abandono sem razão cabal, devia dar origem a indemenizar os outros passageiros pela espera que causaram.
      Fernando Valente

      • Esquece lá isso, mulheres a conduzir aviões não vai dar bom resultado, tal como na conducão se vê… simplesmente não têm tanta aptido. Obviamente que há excepções como em todo o lado, mas de uma maneira geral são tarefas que ficam melhor quando entregues a homens.

        • Santa Ignorância dê-lhe sorte. Porque inteligência é coisa que lhe não lhe assiste muito.

          Na condução dá tão “mau resultado” que as companhias de seguros em portugal queriam oferecer prémios mais baixos às mulheres em regra, e só não foram autorizadas porque o governo achou que era descriminação.

    • Pilotos femininas são tão boas como homens no cockpit. E quanto a essa história estereotipada do 3D, digo-lhe só um nome: Patty Wagstaff, uma das maiores pilotos de acrobacia aérea do mundo, desporto este que, como deve saber, consiste em elaborar complexas manobras 3D no céu com um avião.

  3. Ao ler estes comentários fico espantada! Será que o nosso País ainda é tão MACHISTA? Se as pessoas fazem os seus cursos, têm que fazer os exames, são aprovadas e lá porque são mulheres não prestam? Será que estes senhores não lêem que as grandes investigadoras mundiais e nacionais quase todas são mulheres as que ganham grandes prémios. Realmente as nossas investigadoras têm que ir para o estrangeiro para serem reconhecidas. Por favor abram as vossas mentes tão pequeninas e vejam a realidade

  4. wow rui esteves e mikungfu essa mentalidade retrodoga vossa em pleno 2016. Nunca vi tanto disparate junto em frases do genero as mulheres “é a de que a mulher é menos apta do que o homem a visualizar a 3 dimensões” Uma cadeia de pensamento que foi refutada a pouco tempo leia os seguintes estudos Clint, E.; Sober, E.; Garland, T Jr.; Rhodes, J. S. (2013). “Male superiority in spatial navigation: Adaptation or side-effect?”. The Quarterly Review of Biology 87 (1): 289–313. doi:10.1086/668168. “Playing Video Games Reduces Sex Differences In Spatial Skills”. ScienceDaily. 26 October 2007. Retrieved 2013-10-29. . Talvez um pouco de mais leitura e menos de mandar bitades em questoes. Eu adoro ver estes stereotipos “mulheres a conduzir aviões não vai dar bom resultado, tal como na conducão se vê… simplesmente não têm tanta aptido” E um pouco aquele pensamento de que as mulheres e que compram um monte de roupa e andam sempre na moda e que sao boas para ficar na cozinha. Mas o engracado e que os maiores cozinheiros e fascionistas sao homens . As mulheres e homens sao capazes de serem bons em qualquer area que se dediquem e estudem. Mulheres pilotos tem a mesma formacao que homens logo se estao la e poque sao aptas tal e qual como homens. Ha mts historias de companias de pilotos que bebem antes dos voos por esta cadeia de pensamento vossa prefiro ir com uma mulher que e mais consciente e naobebe e nao poe a vida dos passageiros em causa. nao e tao bom julgar por estereotipos? (ironia)

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …