Partilhar a cama com o cão não prejudica o seu sono

Camilla Soares / Flickr

Já pode partilhar a cama com o seu cão

Boas notícias para quem gosta tanto do seu cão que nem à noite o consegue largar: um novo estudo conclui que dormir com o seu cão não afeta a sua noite de sono.

Uma equipa de investigadores da Mayo Clinic conduziu um estudo que pretendia analisar objetivamente se um cão, no quarto ou na cama, pode perturbar ou prejudicar o sono.

A conclusão do estudo vai agradar a muitos dos amantes de quatro patas que nem durante a noite conseguem largar o seu animal de estimação.

O estudo contou com 40 participantes que partilhavam a cama ou o quarto com o cão. Os voluntários foram avaliados durante quatro meses e os donos e os animais utilizaram dispositivos de rastreamento de movimentos durante sete noites.

Além disso, os donos tinham de responder a questões sobre a qualidade do sono da noite anterior e o local onde o cão tinha pernoitado.

Os investigadores descobriram então que ter o cão no quarto não comprometia – ao contrário do se pensava até então – a qualidade do sono. Em média as pessoas que dormiam com os cães nos quartos, mas não na cama, mantiveram cerca de 83% de eficiência no sono.

No entanto, dormir com o cão na própria cama estava ligado a uma menor eficiência de sono: uma média de cerca de 80%.

Embora seja considerada uma pontuação satisfatória, as pessoas que dormiam com os cães na cama acordavam mais vezes durante a noite comparativamente com os participantes cujos cães dormiam noutro lugar.

Além disso, a principal autora do estudo, especialista em medicina do sono, Lois Krahn, revelou, no lançamento do estudo, que muitas pessoas acreditam sentir-se mais seguras ao partilhar o espaço com o animal de quatro patas.

“Descobrimos que muitas pessoas consideram que é confortável e que dá uma sensação de segurança dormir com os seus animais de estimação. Hoje, muitos donos de animais de estão longe dos seus animais de estimação durante a maior parte do dia. Então eles querem maximizar o tempo que têm com eles quando estão em casa. Tê-los no quarto à noite é uma maneira fácil de o fazer. E, agora, podem sentir-se mais confortáveis sabendo que isso não afetará negativamente o seu sono”, concluiu.

Por isso, se tinha o hábito de expulsar o cão da cama com medo que dormir com ele lhe perturbasse o sono, já não precisa de o fazer.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E será que esses investigadores tenham investigado o quanto deve ser saudável dormir com um cão na cama ou no quarto? Já agora porque não dormirem com um porquinho e de manhã até já poderiam dispor do presunto do mesmo para o pequeno almoço!.

RESPONDER

Tigre de um zoo de Nova Iorque testa positivo ao novo coronavírus

Um tigre do jardim zoológico do Bronx em Nova Iorque, nos Estados Unidos, testou positivo ao novo coronavírus, indicou no domingo a instituição. Em comunicado, o jardim zoológico detalha que o grande felino terá contraído o …

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já pediram apoio do Governo

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já se candidataram ao apoio extraordinário criado pelo Governo para fazer face à paragem total de atividade devido à pandemia de covid-19. Segundo o comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade …

“Voltaremos a encontrar-nos”. Isabel II relembra a 2.ª Guerra Mundial e fala de um desafio "diferente"

A rainha Isabel II salientou este domingo, numa mensagem televisiva, que a pandemia Covid-19 é um desafio "diferente" de outros enfrentados pelo Reino Unido e exortou os britânicos a respeitar o confinamento. "Embora já tenhamos enfrentado …

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …