Partilhar a cama com o cão não prejudica o seu sono

Camilla Soares / Flickr

Já pode partilhar a cama com o seu cão

Boas notícias para quem gosta tanto do seu cão que nem à noite o consegue largar: um novo estudo conclui que dormir com o seu cão não afeta a sua noite de sono.

Uma equipa de investigadores da Mayo Clinic conduziu um estudo que pretendia analisar objetivamente se um cão, no quarto ou na cama, pode perturbar ou prejudicar o sono.

A conclusão do estudo vai agradar a muitos dos amantes de quatro patas que nem durante a noite conseguem largar o seu animal de estimação.

O estudo contou com 40 participantes que partilhavam a cama ou o quarto com o cão. Os voluntários foram avaliados durante quatro meses e os donos e os animais utilizaram dispositivos de rastreamento de movimentos durante sete noites.

Além disso, os donos tinham de responder a questões sobre a qualidade do sono da noite anterior e o local onde o cão tinha pernoitado.

Os investigadores descobriram então que ter o cão no quarto não comprometia – ao contrário do se pensava até então – a qualidade do sono. Em média as pessoas que dormiam com os cães nos quartos, mas não na cama, mantiveram cerca de 83% de eficiência no sono.

No entanto, dormir com o cão na própria cama estava ligado a uma menor eficiência de sono: uma média de cerca de 80%.

Embora seja considerada uma pontuação satisfatória, as pessoas que dormiam com os cães na cama acordavam mais vezes durante a noite comparativamente com os participantes cujos cães dormiam noutro lugar.

Além disso, a principal autora do estudo, especialista em medicina do sono, Lois Krahn, revelou, no lançamento do estudo, que muitas pessoas acreditam sentir-se mais seguras ao partilhar o espaço com o animal de quatro patas.

“Descobrimos que muitas pessoas consideram que é confortável e que dá uma sensação de segurança dormir com os seus animais de estimação. Hoje, muitos donos de animais de estão longe dos seus animais de estimação durante a maior parte do dia. Então eles querem maximizar o tempo que têm com eles quando estão em casa. Tê-los no quarto à noite é uma maneira fácil de o fazer. E, agora, podem sentir-se mais confortáveis sabendo que isso não afetará negativamente o seu sono”, concluiu.

Por isso, se tinha o hábito de expulsar o cão da cama com medo que dormir com ele lhe perturbasse o sono, já não precisa de o fazer.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E será que esses investigadores tenham investigado o quanto deve ser saudável dormir com um cão na cama ou no quarto? Já agora porque não dormirem com um porquinho e de manhã até já poderiam dispor do presunto do mesmo para o pequeno almoço!.

RESPONDER

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …

Conceição deu raspanete a Nakajima, mas admite que complicou o jogo

O FC Porto venceu o Portimonense por 2-3, num golo marcado no último lance do jogo. No apito final, havia motivos para festejos, mas os ânimos aqueceram entre Conceição e Nakajima. Depois de estar a vencer …

Águas passadas ainda movem moinhos. Rui Rio e Catarina Martins atacam com fantasmas da troika e do PREC

No debate deste domingo, não houve tema em que Rui Rio e Catarina Martins estivessem de acordo. Os líderes do PSD e do BE aproveitaram todos os temas para mostrar as diferenças que separam os …

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …