Partilhar a cama com o cão não prejudica o seu sono

Camilla Soares / Flickr

Já pode partilhar a cama com o seu cão

Boas notícias para quem gosta tanto do seu cão que nem à noite o consegue largar: um novo estudo conclui que dormir com o seu cão não afeta a sua noite de sono.

Uma equipa de investigadores da Mayo Clinic conduziu um estudo que pretendia analisar objetivamente se um cão, no quarto ou na cama, pode perturbar ou prejudicar o sono.

A conclusão do estudo vai agradar a muitos dos amantes de quatro patas que nem durante a noite conseguem largar o seu animal de estimação.

O estudo contou com 40 participantes que partilhavam a cama ou o quarto com o cão. Os voluntários foram avaliados durante quatro meses e os donos e os animais utilizaram dispositivos de rastreamento de movimentos durante sete noites.

Além disso, os donos tinham de responder a questões sobre a qualidade do sono da noite anterior e o local onde o cão tinha pernoitado.

Os investigadores descobriram então que ter o cão no quarto não comprometia – ao contrário do se pensava até então – a qualidade do sono. Em média as pessoas que dormiam com os cães nos quartos, mas não na cama, mantiveram cerca de 83% de eficiência no sono.

No entanto, dormir com o cão na própria cama estava ligado a uma menor eficiência de sono: uma média de cerca de 80%.

Embora seja considerada uma pontuação satisfatória, as pessoas que dormiam com os cães na cama acordavam mais vezes durante a noite comparativamente com os participantes cujos cães dormiam noutro lugar.

Além disso, a principal autora do estudo, especialista em medicina do sono, Lois Krahn, revelou, no lançamento do estudo, que muitas pessoas acreditam sentir-se mais seguras ao partilhar o espaço com o animal de quatro patas.

“Descobrimos que muitas pessoas consideram que é confortável e que dá uma sensação de segurança dormir com os seus animais de estimação. Hoje, muitos donos de animais de estão longe dos seus animais de estimação durante a maior parte do dia. Então eles querem maximizar o tempo que têm com eles quando estão em casa. Tê-los no quarto à noite é uma maneira fácil de o fazer. E, agora, podem sentir-se mais confortáveis sabendo que isso não afetará negativamente o seu sono”, concluiu.

Por isso, se tinha o hábito de expulsar o cão da cama com medo que dormir com ele lhe perturbasse o sono, já não precisa de o fazer.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E será que esses investigadores tenham investigado o quanto deve ser saudável dormir com um cão na cama ou no quarto? Já agora porque não dormirem com um porquinho e de manhã até já poderiam dispor do presunto do mesmo para o pequeno almoço!.

RESPONDER

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …